segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Capitão América Vive!


Captain America #41

Desde a última vez que falei de Capitão América aqui, acompanhávamos a ascensão da ampla e perigosa agenda do Caveira Vermelha, que envolvia muito mais do que a morte do sentinela da liberdade, mas algo muito mais grandioso, como a eleição de sua marionete, o senador Wright, para presidente dos EUA, usando para isso o esquizofrênico Grande Diretor como um falso Capitão América. Nos últimos meses vimos a aproximação entre o novo Capitão, Bucky Barnes, com o Falcão e a luta de Sharon Carter, a Agente 13, para salvar a si mesma, seu bebê e se vingar do Caveira e do dr. Faustus. O confronto violento entre os dois capitães, e o passado de Bucky como Soldado Invernal o assombrando mais um pouco; a tensão entre o Caveira, Arnim Zola e Faustus pela falha do Grande Diretor e pelo atraso no uso da máquina dada pelo Dr. Destino; e, por fim, Sharon à beira da morte graças à violenta Pecado. Agora, em Novos Vingadores 67 estamos às portas da conclusão da saga da Morte do Sonho, na penúltima parte de seu terceiro ato, e cabe principalmente ao novo Capitão América salvar o legado que tão recentemente assumiu.

No que parece um momento raro de descontração, Bucky lembra de forma irônica a Sam o que os pensamentos que uniforme usado por ele agora representam. Porém, eles não estão em um hotel barato de beira de estrada a toa, mas sim monitorando os movimentos do Grande Diretor. E o falcão de Sam, Asa vermelha, detecta soldados da IMA se aproximando do seu alvo. Bucky logo se sente culpado por não ajudá-lo, mas usá-lo para chegar até o Caveira.

Sam lamenta, mas argumenta que o homem já era louco antes de ser manipulado por Faustus, e é a única forma que os dois têm de chegar até o vilão.

Capitão América

Com ele capturado, Zola se gaba de ser superior a Faustus. Mas o Caveira não deixa de reconhecer o papel decisivo do doutor, principalmente no assassinato de Steve e controle sobre Sharon, que parece ainda ser peça fundamental para tudo acontecer conforme o obscuro plano, que permanece na dependência da construção de uma tal “plataforma”.

De repente, a luta entre o Caveira e seu hospedeiro Aleksander Lukin é momentaneamente vencida pelo russo, que volta a assumir o controle do corpo. A conversa que tem com Zola nos permite perceber que o próximo passo tem algo a ver com o uso do mecanismo para a separação das duas mentes, já que a fusão está deixando os dois mais insanos do que já são. O que nos faz pensar se já há um corpo para que o Caveira ocupe.

Capitão América

Logo sabemos que Sharon sobreviveu, mas, novamente sob controle de Faustus, perdeu o filho dela e de Steve que esperava. Curiosamente, o doutor não estranha a tentativa desesperada dela em se livrar, especialmente menosprezando os homens com que trabalha, e admirando a mulher à sua frente. Revela que precisam dela viva por ser a “constante”, o que é que isso signifique.

De forma surpreendente, Faustus deixa meios pelos quais ela poderá escapar em breve, e a faz esquecer a própria gravidez. Partindo, Faustus parece desejar a falha de tudo que aparentemente conspirava para que se realizasse.

Capitão América

Mesmo a contragosto de Bucky, a Viúva Negra e a SHIELD voltam à busca pela localização do Caveira e seus associados, trazendo informações reveladas pelo próprio Faustus e a novidade da reativação do GPS da Agente 13. Dirigindo-se para a cidade de Albany, eles vão impedir que parte do grande plano se concretize. Ao mesmo tempo, Faustus deixa o senador Wright desorientado, muda de aparência, e desaparece, não sem antes lhe dar as últimas instruções para o debate daquela noite de forma enigmática.

Capitão América

Enquanto isso, o Caveira recebe a notícia da captura do Grande Diretor, e descobre que Zola parece ter finalizado a montagem de seus equipamentos. Porém, a tal plataforma do Dr. Destino nada tem a ver com a separação entre o nazista e Lukin. Para que serve, então? Ao que parece, algo que o Caveira sempre desejou, e Sharon é indispensável para isso.

Capitão América

Logo a ausência de Faustus é descoberta. Mas é tarde demais. A Viúva Negra, o Falcão e a SHIELD invadem o local. No debate, no qual o senador Wright deveria ser ferido e tornado um mártir, Bucky aparece para frustrar essa manipulação midiática e salvar o dia, para a fúria de Pecado. O Capitão América está de volta, e agora o mundo inteiro saberá disso!

Capitão América

Em setembro a conclusão da mega saga que conta a morte e renascimento do sonho do sentinela da liberdade.


João

comments powered by Disqus