segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Wolverine: Morte no Deserto


Wolverine 65

Vimos na edição passada de Wolverine que, depois de muito fugir do X-Man que é melhor naquilo que faz, Mística acabou desistindo de se esconder, e resolveu encarar frente a frente o homem que foi enviado para lhe assassinar. Uma revelação do passado comum entre os dois, e um desfecho inusitado, por Jason Aaron e Ron Garney é o que temos em Wolverine 56, na conclusão do arco Procura-se Mística.

Essa última parte volta ao malfadado plano de roubo de um banco articulado por Mística na década de 20 em Kansas City, do qual o bando de ladrões que ela liderava e Wolverine participavam. E não é nada bonito o que acontece. Depois do sumiço da mentora do assalto, Pete Seis Dedos é a primeira vítima, já que os policiais que o abordam no cofre demonstram logo que estão lá para assassinar todos os ladrões.

Logan, muito irritado com o sumiço de Raven, adentra o banco para ver outros do bando caírem, não da forma covarde como Pete, mas com luta. Porém, sem muito tempo para reagir, ele acaba sendo abordado pelos policiais.

Wolverine

Voltando ao presente, no deserto iraquiano, Wolverine se aproxima sorrateiramente do local onde Mística se refugiou, mas claramente não mais se escondia. O X-Man sofre um bocado, com tiros, bombas e todos os tipos de explosivos à mão de seu alvo, e só consegue chegar nela graças ao seu fator de cura. E começa o confronto corpo-a-corpo.

Perguntada se não vai usar seus poderes metamórficos para manipulá-lo e distraí-lo, Mística prefere as palavras. Depois de muito sangue derramado dos dois, ela afirma que já matou oponentes com fator de cura, garantindo que isso não o salvaria dela.

Wolverine

Indo adiante, ela ironiza a crença e milhares de chances que os X-Men deram a ela. Desdenha da ingenuidade do grupo ao achar que ela poderia mudar, já que a traição estaria em sua natureza. E diz isso porque fala que Logan a odeia não porque os traiu mais uma vez, mas porque ela não se amansou como ele. Mas ela sabe que os X-Men não são sua família, e nem a dele. E mais cedo ou mais tarde, mesmo que não queira, Wolverine fará o mesmo. E afirma isso com a certeza de que ele já fez isso antes.

É o estopim para que ele entre em fúria, e, em um ataque rápido, Raven acabe perfurada de forma letal no tórax, mas não sem antes dar um tiro certeiro e à queima roupa no rosto de Wolverine, fazendo com que a bala chegasse a seu cérebro, caindo inconsciente. Vomitando em reação à dor do golpe sofrido, ela também cai. Mas por que aquilo enfureceu tanto o X-Man? Voltemos a 1921.

Wolverine

Logan não sofre um arranhão da polícia, porque eles estavam lá graças as informações que ele forneceu. ELE era o traidor! E mesmo com todos mortos, Logan lamenta que Raven tenha escapado. O policial, apesar de bruto, reconhece o trabalho do dedo-duro, e oferece ajuda caso ela volte para se vingar. Com um rolo de dinheiro nas mãos pelos serviços, Logan deixa o local com um ar de frustração e sujeira.

Wolverine

E logo busca se afastar da cidade, embarcando de forma clandestina em um trem em um dia de nevasca. Porém, logo percebe um cheiro conhecido, e Raven aparece à sua frente. Mas a mutante não quer problemas, com vimos no presente, traição não é algo moralmente errado para ela. Ao contrário, elogia a esperteza dele.

Ainda assim, irritado com as mentiras dela, inclusive quando ela falou que os dois fariam o assalto e viveriam sozinhos de forma tranqüila. A irritação aumenta, e ele percebe que se não a passasse para trás antes, seria tapeado muito em breve. Ela não nega.

E Raven tenta não fazer disso um grande problema. Diz saber que o caminho dos dois ainda se cruzaria, e que espera que o acontecido não fosse um problema quando isso ocorresse. Ele aceita a “trégua”, mas mal tem tempo de responder. Pois é chutado para fora do trem.

Wolverine

De volta ao deserto, Wolverine se recupera e pensa em como um disparo no cérebro é algo intrigante, pois é apenas uma ausência. A única coisa de que ele se lembra, milésimos de segundo antes de tomar o tiro, e que vem à sua mente assim que volta a funcionar, é: “matar a Mística”.

Ele a encontra alguns metros a frente. Ensanguentada e se arrastando, ela ouve do X-Men, já íntegro, que acabou. Chamado de hipócrita por ela, Logan tem outra idéia. Sabe que já matou muita gente e fez muita coisa errada, mas isso não faz dos dois pessoas iguais. Por mais contraditório que seja esse discurso, Wolverine diz que diferença é que ele se arrepende de muito do que já fez, e é constantemente atormentado por isso, além de tentar não repetir tais atos todos os dias de sua via. Mas não Mística. Ela faz e se orgulha disso. Mantendo o mesmo comportamento por décadas.

Wolverine

Por isso Logan deixa uma arma ao seu lado. Diz que vai embora, deixando-a sozinha para morrer sangrando. Sem amigos, família ou ninguém que se importe com ela. Ou então, vai usar a arma da única forma que seria útil nessa situação, encurtando seu sofrimento.

Wolverine

E sob os gritos enfurecidos de Mística, que promete um encontro no inferno, Wolverine se afasta no pôr do sol do deserto. Ao fim desse arco, Jason Aaron dá lugar momentaneamente ao “Velho Logan”, de Mark Millar e Steve McNiven. Não perca de jeito nenhum.


João

comments powered by Disqus