quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Invasão Secreta Especial 2: As Armas de Avalon

* Artigo escrito por nosso colaborador, Diogo Luque

Em 1982, um certo escritor inglês sacudiu o mundo dos quadrinhos ao reformular por completo o herói Capitão Britânia. Esse autor, como todos sabem, foi ninguém menos que Alan Moore. Vinte e sete anos depois, um outro escritor inglês, Paul Cornell, decide retomar esse herói e reformula-lo, criando o que é possivelmente o melhor spin-off da saga Invasão Secreta: Capitão Britânia & o MI: 13, ao lado do excelente desenhista Leonard Kirk.

Cap Bretanha e o MI13

Como é fato público e notório na Marvel, os skrulls invadiram a Terra. E, logicamente, a Inglaterra se tornou um alvo. Eis então que entra em cena Pete Wisdom, unificando todos os super-heróis britânicos sob seu comando em sua unidade, o MI: 13.

Cap Bretanha e o MI13

A unidade possui rostos conhecidos. Spitfire, a velocista que lutou na Segunda Guerra Mundial, exibindo caninos salientes que relembram sua origem (ter sido mordida pelo Barão Sangue). John, o Skrull, da série Wisdom, agindo contra os fundamentalistas skrulls e tomando o partido de seu país adotivo. Dane Withman, o eterno cavaleiro Negro. E uma nova personagem, a Dra. Faiza Hussain, uma médica muçulmana fã de super-heróis britânicos.

Cap Bretanha e o MI13

Após estabelecer as responsabilidades do MI: 13, Wisdom, Braddock e John partem para o Portal do destino, porque descobrem o real objetivo de um ataque skrull tão pesado à Inglaterra: controlar toda a magia britânica. E, para isso, os skrulls resolvem invadir o Extramundo.

Cap Bretanha e o MI13

Durante a jornada, Brian revela a Wisdom sua insatisfação em matar tantos skrulls e, que assim que a invasão terminasse, pretende retornar a ser um herói que inspira o povo inglês e representa um ideal. A essa afirmação, Wisdom apenas responde que ele nunca deixou de inspira-los e de ser esse herói e também revela que vem ouvindo vozes sobre trazer um “herói” de volta. Brian responde que Wisdom deve seguir essa visão. Logo em seguida, o avião deles é destruído por skrulls, que almejam destruir o Portal do Destino, controlando assim a única passagem para o Extramundo. Os skrulls lançam um míssil e Brian se sacrifica o interceptando, morrendo, assim, o Capitão Britânia.

Cap Bretanha e o MI13

Paralelamente, em Londres, o Cavaleiro Negro luta contra os skrulls, enquanto a Dra. Faiza Hussain presta assistência aos feridos. Atingida por uma arma skrull, ela desenvolve superpoderes, interferindo com a biologia das pessoas, “desmontando-as” anatomicamente e detectando possivelmente anomalias, curando-as. O que se torna ruim para metamorfos como os skrulls, já que ela manipula sua matéria biológica.

Cap Bretanha e o MI13

A morte do Capitão Britânia não passa desapercebida. Para ninguém! Diferente dos americanos, que souberam da morte do Capitão América pela televisão, os britânicos sentiram em seus peitos a morte de Brian Braddock, num dos momentos mais emocionantes da série.

Para que o sacrifício de Brian não tenha sido em vão, Wisdom arranja um meio alternativo de ir a Avalon. Ele cita o tratado que convoca Sinete, sua ex-esposa fada. Relutante, ela os transporta para uma zona de guerra, na qual os skrulls estão ganhando, impondo uma guerra tecnológica aos seres místicos de Avalon. Pete tenta obter a Excalibur para virar a maré contra os skrulls, mas o único ser suficientemente digno de empunha-la está morto. Os skrulls ampliam sua vantagem, assassinando seres místicos importantes, como a Dama do Lago e o Cavaleiro Verde. Apreendem diversos artefatos místicos importantes, como o Amuleto do Direito, a Espada do poder e até o Graal, criando um totem de magia apropriado ao uso skrull.

Cap Bretanha e o MI13

Usando sua última carta na manga, Wisdom faz uma retirada estratégica e passa a obedecer à voz que estava ouvindo. A mesma pede que ele o liberte, mas para isso, Wisdom também é forçado a libertar todas as trevas e toda a magia negra aprisionada em Avalon, incluindo demônios conhecidos, como Lilith e Satannish. Após todos eles saírem, eis que surge o dono da voz que guiava Wisdom: Merlin.

Cap Bretanha e o MI13

Merlin põe em prática de salvar seu campeão e trazer de volta o Capitão, renascido num símbolo, não mais com as dúvidas que ele tinha antes. Para traze-lo de volta, ele usa um fragmento da Fúria, o mesmo que o havia ferido anteriormente. Como a Fúria era o assassino de heróis, ele usa seu poder para trazer Brian de volta, novamente exibindo no corpo a bandeira da Grã-Bretanha. E, em grande estilo, o Capitão Britânia retorna, empunhando a Excalibur, pronto para destruir o skrull místico energizado pelo poder de Avalon, numa batalha decisiva para o povo inglês.

Cap Bretanha e o MI13

Não em grande estilo encontram-se os outros heróis, presos pelos skrulls em Avalon, aguardando fuzilamento caso não jurem fidelidade à causa skrull. Por seu deboche, John é o primeiro a ser assassinado.

A batalha de Brian é dura e sua derrota pode causar a morte do Cavaleiro Negro, ferido gravemente pelo skrull místico e mantido vivo pela Dra. Hussain. Num golpe final, Brian espatifa a cabeça do mago skrull, retornando a magia aos seres de Avalon.

Cap Bretanha e o MI13

Imediatamente, as forças das trevas libertadas por Wisdom, lideradas por Satannish, destroem os skrulls em Avalon, salvando Wisdom e seus colegas. Por ter sido libertado por Wisdom, Satannish o concede um desejo. Triste por não poder usar esse desejo para trazer entes queridos de volta, Wisdom sussurra: “Chega de Skrulls” (num momento Feiticeira Escarlate), fazendo que todos os skrulls presentes na Inglaterra (ou que tentem entrar nela) sejam incinerados.

Cap Bretanha e o MI13

Assim termina a Invasão skrull na Inglaterra. Não termina sem conseqüências, pelo contrário. Há baixas, surgimento de novos heróis, renascimento e novas ameaças circulando pela Inglaterra, na forma de pura magia negra. Assim os heróis presentes assumem o compromisso de se juntarem para combater essas ameaças, não como agentes secretos, mas como super-heróis. Que não matam. E com a adição, além dos heróis conhecidos, da Dra. Faiza Hussain, nova super-heroína britânica e, de quebra, portadora da Excalibur.

Cap Bretanha e o MI13

Diogo Luque

comments powered by Disqus