sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Invasão Secreta: A Terra Contra-ataca


Secret Invasion #5

Invasão Secreta chega na sua segunda metade, e é hora dos heróis (e não só eles) contra-atacarem. Depois de uma ofensiva inicial impressionante, e de alguns reveses inesperados, os skrulls perdem o elemento da surpresa e podem ver uma vitória dada como certa ser revertida pelos terráqueos. Ainda assim, neuróticos com a desconfiança plantada, e destroçados por revelações assustadoras, os heróis da Terra aos poucos se recompõem para salvar a tudo e todos. E para isso contarão com uma ajuda imprescindível. Uma ajuda Fantástica.

Enquanto Ms. Marvel luta sozinha em Nova York, depois de ser abandonada por Nick Fury na última edição, o número 5 de Invasão Secreta se inicia com uma dica do teor da conversa entre Norman Osborn e o Mar-Vell Skrull, cujo início pôde ser visto na última Universo Marvel. O que vemos é Osborn usar de toda sua inteligência e experiência como um esquizofrênico para impedir o ataque que provavelmente seria mortal, fazendo com que o Capitão Marvel deixasse o local em disparada e que, a partir dali, os Thunderbolts e todo seu contingente militar entrasse em guerra contra os skrulls.

Invasão Secreta

Em um dos esconderijos de Fury, os heróis resgatados na última edição ainda estão muito confusos, e tentam entender rapidamente o que está acontecendo. Irritado, Nick manda todos se calarem e verem algo surpreendente. Transmitida em rede nacional, uma mensagem skrull muda o tom do que parecia apenas uma invasão de conquista e destruição.

Utilizando réplicas de figuras populares (desde vilões e heróis, passando por astros de Hollywood, políticos e mesmo “celebridades” questionáveis) os skrulls, por meio de sinais internacionais de televisão, despejam seu discurso sobre a Terra. E não é um discurso de destruição, mas sim afirmando que vieram salvar a humanidade de si mesma. Percebendo uma atitude auto-destrutiva, e apontando sua própria cultura como algo superior e melhor, os alienígenas apresentam sua invasão, a anexação do planeta ao império, como algo benéfico aos seres humanos. A mudança deve ser abraçada, pois ele ama a todos. A ironia de Brian Michael Bendis, roteirista da saga, ao comparar isso um pouco com o discurso que os próprios EUA e outros países usam para justificar guerra e conquista, é bem clara.

Invasão Secreta

Longe dali, no espaço, mais exatamente na espaçonave em que o Sr. Fantástico se encontra aprisionado, a agente Brand se prepara para um momento decisivo da virada humana contra os skrulls. Questionada pelos dois skrulls em razão da forma que teria assumido, ela usa de perspicácia para, com pouca fluência na língua dos invasores, enganá-los, armar-se e contra-atacar. Em seguida, de forma heróica, liberta Reed Richards, mata todos os skrulls da nave e escapa, enquanto ele se recompõe.

Invasão Secreta

Porém, e não poderia ser diferente, Richards reage agressivamente, preocupado com seus filhos e família, duvidando de Brand mesmo depois dela se identificar e dizer que estava ali para salvá-lo, o que acaba revelando um lado agressivo raramente visto pelo líder do Quarteto Fantástico, que a deixa desacordada por asfixia. Mas logo percebe que ela falava a verdade, e se volta para adquirir o máximo de informações sobre os últimos eventos e revidar. Amaldiçoando os skrulls, que apesar de tudo precisaram de seu intelecto para realizar tudo isso, Reed logo pensa em uma solução para o problema.

Invasão Secreta

Na Terra, mais exatamente no Triangulo das Bermudas, onde Maria Hill parece à beira da morte, confrontada por um Jarvis-skrull, que exige a rendição da SHIELD. Contudo, diferente do que muitos poderiam pensar, Hill está longe, muito longe, de ser uma marionete incapaz. Ela é o exato oposto disso. Jarvis dando a conquista como certa, quer logo a rendição, mas ela faz um discurso assustadoramente ousado, dizendo que vai fazer uma camiseta para si. E o que ela vai escrever na camisa tem tudo a ver com o que aconteceu com seu último encontro com Nick Fury. A recomendação de uso dos MVAs foi precisa e correta. Rindo da cara dos skrulls, AQUELA Hill é alvejada pelos skrulls.

Mas, como ela mesmo tentava explicar, aquilo era apenas um MVA, um Modelo de Vida Artificial, um robô. A verdadeira Hill está em uma posição ascendente. Atira em alguns skrulls, e, usando um jato pessoal, evacua o aeropota-aviões, detonando-o enquanto escapa. O que ela vai escrever na camiseta? “Nick Fury Tinha Razão”.

Invasão Secreta

Quando a agente Brand recobra a consciência, Reed pede que ela pilote a nave (que já está sendo atacada), para que ele use seu cérebro (usado pelos skrulls a seu favor) contra os invasores, encerrando a guerra. Ainda assim, tudo parece perdido para os dois, pois logo aquela nave seria destruída. Porém, uma série de explosões surgem ao longe, e logo um herói surge em meio a elas. O Capitão Marvel, o skrull que queria ser um herói como o kree cuja força e imagem carrega, volta-se contra seu próprio povo.

Invasão Secreta

Brand e Reed partem em segurança, mas precisam parar em um lugar antes de chegarem em Nova York.

Na Terra Selvagem, O grupo que se reuniu em torno do Homem de Ferro (que continua totalmente fora de si graças ao ataque skrull) é encontrado por Kazar, Shanna e Homem-Aranha. A desconfiança permanece, e só aumenta quando mais gente (Thor, Eco, Punho de Ferro) chega. Luke Cage discute com Ronin mais uma vez, pois acredita que todos os que chegaram na nave que caiu ali são skrull, mas Clint ainda crê que aquela à sua frente é de fato a Harpia.

Mais gente chega (Jessica Jones, Emma Frost, Ms. Marvel, todas vindas da nave também), e a suposta Rainha Branca coloca em dúvida a identidade do Homem-Aranha. Cage logo percebe que aquela é mais uma situação em que a desconfiança logo se tornaria confronto. A chegada da Mulher Invisível garante que ninguém saia dali.

Quando a incerteza parece novamente vitoriosa, um raio cai dos céus. Não é exatamente um ataque, mas Reed Richards e Brand que chegam, e o clarão era fruto de um dispositivo criado pelo líder do Quarteto. De repente, o que parecia impossível até então acontece. TODOS os skrulls são revelados. Em outras palavras, todos que chegaram na nave caída. Inclusive Harpia! Como alvos, os skrulls caem diante da fúria dos verdadeiros heróis da Terra.

Invasão Secreta

Clint faz questão de assassinar a impostora com uma arma, já Cage prefere deixar para Zabu a morte daquela que emula sua esposa, da qual está separado.

A Viúva Negra mostra a Tony que tudo que a falsa Mulher-Aranha lhe falou era mentira. Ele é humano. Todos os heróis se reúnem para ir a Nova York, e apenas Shanna fica para terminar com os skrulls na Terra Selvagem.

De repente, uma onda de fúria emerge de Clint. A decepção de crença que tinha sua esposa de volta não passar de uma armadilha skrull o transforma. Inflamado, o Ronin não pensa em fazer prisioneiros. Os heróis da Terra não descansarão até que todos os skrulls estejam mortos.

Invasão Secreta

Pobres skrulls.


João

comments powered by Disqus