domingo, 9 de agosto de 2009

X-Factor: Proposta Indecente

O Arcade, clássico vilão dos X-Men, atacou o Distrito X, ou melhor, a Zona Centro-Leste. Isso, claro, teve um pequeno lado bom, já que foi uma ótima forma de unir o X-Factor, que estava passando por uma crise depois do Complexo de Messias, inclusive com membros querendo ir embora. Porém, tudo na vida possui consequências e, em Wolverine nº56, Val Cooper apresenta uma proposta para a equipe, visando impedir acontecimentos como a destruição no bairro.

X-Factor



Continuando os trabalhos de resgate, Jamie Madrox está carregando Nathan Patrofsky, o senhor que salvou na edição anterior, criando uma cópia para ajudá-lo nisso. O senhor pergunta se sua tatuagem em M seria uma forma de orgulho e, quando Jamie fala que ela foi tatuada a força, revela sua própria tatuagem, conseguida em campo de concentração. Nathan mudou para o Distrito X justamente por causa disso, pois não dá para confiar em governos e se eles não unirem suas forças e resistirem, voltarão aos campos. Afinal de contas, não sobrou ninguém além deles.

Nathan desmaia nesse momento e a inconveniente cópia zomba, afirmando tratar-se de melodrama e citação de Star Wars. Jamie a reabsorve e começa a prestar socorro ao idoso, mas é interrompido pela chegada de uma pessoa importante.

X-Factor

Nathan é socorrido enquanto Jamie revela os últimos acontecimentos para Val Cooper, que afirma já saber que se tratava de algo do tipo. Com o apoio de alguns homens do FBI, Val convoca Jamie para ir ao prédio do X-Factor, um dos poucos ainda de pé, deixando o resgate para as equipes de emergência. O mutante reluta, mas acaba indo, não antes de ouvir os palpites de uma curiosa aparição de Layla Miller.

X-Factor

Na sede, uma cena hilária logo de cara. Rictor aponta uma arma para Val, acreditando que ela é um robô do Arcade, pois seu cabelo não possui um fio fora do lugar e seus olhos são mortos e sem alma. Porém, o argumento que ela trabalha para o governo o convence sobre os olhos, mas o cabelo ainda o deixa nervoso.

Val afirma que, como única equipe operante no momento, o X-factor possui um grande alvo nas costas e a UNI não tinha condições de protegê-los como fez com os X-Men. Aliás, eu queria saber quando a UNI fez isso, pois como bem lembrou Madrox, a mansão foi destruída e tudo mais. Enfim, a proposta de Val é simples: dividir a equipe, colocando-os em um tipo de Serviço de Proteção de Testemunhas, ou transformá-los em agentes da Iniciativa/UNI. Ela dá 24 horas para a decisão ser tomada.

Madrox procura Nathan, mas o velhinho havia falecido. Do lado de fora, ele conversa novamente com a alucinação de Layla, que mostra que ele possui preocupações mais imediatas do que seu paradeiro, tais como a proposta de Val e a gravidez de Syrin. Sim, ele se espanta inicialmente com essa notícia, mas Layla é apenas uma representação de sua consciência, provando que o mutante já tinha percebido isso.

X-Factor

O restante da equipe aparece e Jamie sugere que o nome do bebê poderia ser Nathan, no que Theresa comenta que lembra muito o Cable, chocando-se em seguida com o fato dele já saber da gravidez. Madrox, claro, não perde a oportunidade de usar o bordão de Layla Miller.

Então, a equipe conversa por um longo tempo, sobre todas as opções envolvidas na proposta de Val Cooper. Em muito tempo, é a primeira vez que, de fato, se comportam como um grupo. A conclusão não poderia ser outra, como confiar em um governo que pode mudar um dia, traindo-os futuramente? E se os mutantes começarem a ser caçados, como resistir adequadamente estando separados? Afinal, como diria Benjamin Franklin e Jack Shephard se não vivermos unidos, iremos morrer separados.

X-Factor

Val e sua equipe chegam ao prédio da equipe e ela encontra apenas uma mensagem. Nela, Jamie Madrox fala que decidiram recusar a oferta, continuando independentes e que ela não deveria pensar em caçá-lo, pois sempre estariam um passo a frente. Nesse momento, começa uma contagem regressiva e o prédio explode, dando tempo apenas de todos sairem correndo do local.

Cinco meses se passam e, agora em Detroit, a XF Investigações recebe uma nova cliente. Theresa, em gravidez avançada já, pede para Guido ligar para Jamie e avisá-lo sobre a nova cliente. Ele encontra-se em uma lanchonete, avisando que já iria para o escritório, pedindo sua conta em seguida, mas essa outra pessoa se oferece para pagar.

X-Factor

Val diz que investigou e sabe que o prédio não só era de propriedade de Madrox, mas tinha autorização para demolição, o que significaria que não houve infração legal. As intenções eram usar o estardalhaço para mostrar a força da equipe mutante e assustar Val, porém, ela responde que não tem medo e usa uma frase de filmes noir que, com certeza, Jamie entenderia: "este é o começo de uma bela amizade."

X-Factor

Ótima história de transição do X-Factor. Eles deixam de ser os protetores do bairro mutante (que, de fato, não fazia lá muito sentido mesmo), voltando às suas raízes de detetives mutantes. Além disso, Jamie e Theresa se firmam como um casal, o que eu gosto bastante, mas fica a questão sobre o que isso pode significar com a iminente volta de Layla Miller, já que visões do futuro mostram ela e o Jamie casados.

Aliás, a origem dela ainda é uma grande questão envolvendo a personagem. Bem, estou muito animado com a nova fase, sobretudo por tirar os personagens de Nova York, pois uma mudança de ares sempre é interessante. Por fim, será que veremos a equipe, sem saber, trabalhando para Valerie?

Aguardemos...

Eddie


* título do artigo vem de um conhecido filme estrelado por Demi Moore, Woody Harrelson e Robert Redford.

comments powered by Disqus