quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O Legado Sinistro de Nathaniel Essex

Charles Xavier deve morrer. Ao ajudá-lo a evitar esse destino, seu ex-pupilo Gambit revela a existência de uma lista com os nomes de quatro homens que alguém tenciona ver mortos. O nome do Professor X é seguido em tal lista pelos de seu meio-irmão Cain Marko, o Fanático, seu amigo de infância Carter Ryking e Sebastian Shaw. Charles aposta que a ligação entre esses nomes é o contato que tiveram na infância com o geneticista Nathan Milbury – apenas mais uma identidade assumida pelo Sr. Sinistro.

X-Men Legacy capa

Enquanto Xavier e LeBeau seguiam para o complexo de Alamogordo, lar das pesquisas de Milbury naquela época, são atacados pela Liga dos Assassinos. Gambit os enfrenta sozinho, pois o professor sofre com um estranho ataque mental, desmaiando e acordando em seu relevo mental como a criança aos cuidados de Sinistro que foi um dia. Em X-Men 92, temos o desfecho de tudo isso, na excelente conclusão deste arco de histórias.


Em um laboratório, o fundador dos X-Men se encontra deitado em uma mesa cirúrgica, enquanto o Sr. Sinistro explica ao pequeno Charles propriedades do DNA, que é, de forma simplificada, pura informação; como plantas esquemáticas extremamente detalhadas sobre como criar um organismo vivo. A configuração do DNA representa tudo que somos, e Essex adicionou uma mensagem no de Xavier há muito tempo atrás. Questionado pelo impaciente menino sobre qual mensagem seria essa, ele esclarece: “Eu”. E completa dizendo que isto deve doer por alguns momentos, mas logo a dor passará para sempre.

Enquanto isso, Gambit zomba de seus adversários e parece ir bem na briga, mas só até um dos assassinos o derrubar. Porém, antes que esse possa fazer qualquer coisa, é impedido por Sebastian Shaw – que seguia os dois mutantes em segredo. Ele lamenta salvar o cajun, mas precisa dele vivo. LeBeau lhe pergunta se está ali devido à presença de seu nome na lista. Sebastian não sabia que sua cabeça estava a prêmio, mas agradece a Remy por tornar o assunto pessoal, pois lhe faltava maior motivação com o caso.

No relevo mental, Sinistro abre a cabeça de Xavier com um bisturi, enquanto confessa se impressionar com a força do homem, que o obriga a lutar por cada centímetro do território que deveria ter dominado instantaneamente. É claro que a situação na qual se encontram é uma metáfora, o doutor admite: não existe bisturi ou cirurgia. Mas a mente do professor compreende aquelas ações e objetos e reage a eles, o que, somado a dor, é uma forma eficiente de convencer seu sistema nervoso a se render. Na realidade, Charles se encontra ajoelhado em algum lugar deserto, longe de qualquer ajuda ou de seus X-Men. Que péssimo pai ele fora para eles, Sinistro afirma, e o mostra algumas provas disso.

X-Men Legacy 1

Eles começam revendo o momento em que o Professor X forjou sua morte para se dedicar à contenção da ameaça alienígena do Z’Nox, onde ele explica que chegou a alterar a percepção dos alunos, pois não poderia lidar com nenhuma interrupção. Ao pedir a compreensão de Ciclope, levando em conta quanto estava em jogo, este diz entender que em tempos de crise certas coisas são luxo, como a confiança.

Essex afirma que no início seu sonho era real, mas que sonhos se quebram ao longo do caminho, perdendo velocidade e naufragando na lama. Em seu modo de lidar com os pupilos, Charles sempre alternara entre a negligência e a tirania, estando ausente ou exagerando na presença. É como se ele nunca houvesse se decidido se seria Brian Xavier ou Kurt Marko, e tenha acabado sendo ambos.

A seguir, revivem um dos últimos momentos da equipe antes da Saga da Fênix Negra, quando Charles havia acabado de retornar ao Instituto. Scott pede para falar com o professor, que treina os membros mais recentes do grupo e se mostra insatisfeito. Ciclope lhe explica que tratar Wolverine como um colegial não funciona, e questiona se Xavier não vê que eles já são uma equipe formada. Mas tudo que ele vê é a decepção de ter dado a Summers uma responsabilidade maior que sua capacidade. Mas crê que tal erro possa ser concertado. Então, Sinistro afirma que seus X-Men, e o mundo, estão melhor sem ele.

No deserto, os atiradores estão prontos para dar fim ao Professor X, mas o Sr. Sinistro trata se de se livrar de tal distração, fazendo-os ouvir ordens diferentes das que receberam. Assim, o levam para cativeiro, em vez de matá-lo. Perto dali, Gambit e Shaw derrotam os homens do outro esquadrão. Ao fim da luta, um desconfiado LeBeau questiona as motivações do inimigo, que explica não ser o vilão da história, e que tal honra é de um antigo amigo de Remy, o Sr. Sinistro. Sendo o maior geneticista que o mundo já viu, Essex teria feito planos para sua morte com a mesma frieza e lógica que usava para tudo.

Sebastian diz que sabe disso porque considera de sua conta tudo que possa ameaçá-lo ou beneficiá-lo, contando que seu pai, Jacob Shaw, trabalhou para Sinistro. Sua tarefa era localizar portadores do gene x, pré-mutantes. Além dele próprio, Jacob encontrou Kurt Marko, Alexander Ryking e Brian Xavier.

O ex-Rei Negro ainda diz que Sinistro era honesto com seu pai, até certo ponto, e assim, vemos em flashback uma conversa entre os dois. Nela, Essex comenta que as duas serpentes de DNA nas quais trabalha em seu projeto atual o fazem sempre lembrar do deus grego Cronos, pai de Zeus, que conseguiu sua imortalidade devorando os próprios filhos. O doutor explica que aquilo é uma chave que ele pode usar para escrever a si mesmo, em corpo, mente e memórias, no corpo e mente de outra pessoa.

O funcionário, não muito falante, diz só fazer seu trabalho. E muito bem, segundo Sinistro, pois ele o trouxe três espécimes viáveis, explicando ainda que, quando morrer, sua máquina enviará um sinal de ativação para cada um deles, que se repetirá até que um responda. Até que a versão do Sr. Sinistro escrita em seus DNAs acorde, e ele viva novamente. Por fim, o doutor comenta que examinou o pequeno Sebastian, e que ele é extremamente saudável.

Shaw ainda conta a LeBeau que seu pai não era bobo, tendo roubado algumas anotações do patrão e construído uma máquina para si, que protegeu o filho do “efeito Cronos”. A questão agora é: Por que alguém quer matar os possíveis hospedeiros de Sinistro antes de seu despertar? Sebastian não se importa com o destino de Xavier, mas pretende fazer seu obscuro inimigo pagar por colocar seu nome na lista. Assim, ele propõe a Gambit – que pretende descobrir o que houve com o professor - uma trégua, até resolverem a situação com seu adversário em comum. Mesmo desconfiado, o cajun aceita.

X-Men Legacy 2

Em algum lugar desconhecido, os homens levam Xavier até sua chefe, a Dra. Amanda Mueller (Já ouviu falar de Útero Negro? Da tataravó dos irmãos Summers? A própria.), que estranha o fato de o terem levado até lá com vida. Mas isto é algo facilmente corrigível, e ela pede para olhar nos olhos do professor, onde vê e cumprimenta seu velho parceiro Nathaniel. Na mesa de operação, ele diz a Charles que por melhor que tenha sido a festa, ela terminou.

Seguindo a trilha deixada pelos captores, Gambit e Shaw chegam ao complexo abandonado de Alamogordo, onde toda essa trama envolvendo o plano do Sr. Sinistro começou, décadas atrás. O lugar parece abandonado, mas Sebastian desconfia das chaminés do reator nuclear; afinal, para que um centro de pesquisas genéticas precisaria de um?

Do lado de dentro, Mueller contempla o Dispositivo Cronos, a máquina responsável por acordar os hospedeiros de Sinistro. A peça mais indispensável de seu plano, que ele sempre se esforçou para esconder dela. Dirigindo-se a Essex, ela continua, dizendo que ele escolheu crianças como hospedeiras porque elas sobreviveriam até quando necessárias. Mas e quanto a ela? O doutor não achou que ela fosse sobreviver?

Nisso, ela pede a um dos capangas que lhe dê sua arma a ajude a manter a precisão – ela quer sentir o prazer de matá-lo com as próprias mãos. Xavier consegue pedir ajuda, dizendo que Sinistro está em sua mente. Mueller confirma, e completa afirmando que também está em cada célula do corpo do professor. E embora ainda não saiba, no dela também. Nisso, dispara várias vezes contra o peito de Charles.

X-Men Legacy 3

A doutora explica que foi a primeira mutante que Nathaniel conheceu, e ela lhe deu a inspiração, por já ser imortal. Mas que tipo de poder mutante é esse, ela questiona, já que continuou envelhecendo e se tornou esta coisa asquerosa que é agora. Essex nunca a escolheria como hospedeira, mas agora Shaw foi protegido pela máquina de seu pai, Marko pelo capacete de Cyttorak, Ryking já não tinha mais o gene x ativo e morreu durante o processo e Xavier está sangrando até a morte. Então, na próxima vez em que o dispositivo se acionar, será a vez dela, que aplicou o tratamento Cronos em si mesma. Só que com alterações, claro: ela não herdará a personalidade, apenas os poderes de Sinistro.

Na cabeça de Charles, o Sr. Sinistro pede que ele o deixe assumir o controle, ou morrerá logo. Xavier diz preferir morrer a contribuir com o renascimento do vilão. Mas este explica que retornará de qualquer forma. Cedo ou tarde, a máquina encontrará Cain sem capacete, ou Shaw longe do aparelho de seu pai. Ou mesmo, na que ele considera a pior das hipóteses, ele se tornará Amanda Mueller. Desta forma, seria um ato heróico do Professor X deixá-lo assumir, levando em consideração que já está morrendo por conta dos ferimentos de bala.

Enquanto a vontade de Xavier permanece um mistério, Shaw e Gambit chegam à sala onde tudo se passa - localizada exatamente nas suspeitas chaminés. Eles começam a enfrentar os capangas e Mueller ordena que não os deixem chegar até a máquina antes que Sinistro renasça nela. Mas Shaw rapidamente alcança e ataca o dispositivo, que contra-ataca com suas defesas automáticas. Nisso, LeBeau se anima ao ver o professor, mas logo percebe que ele está ferido. Levantando-se, ele diz que isso não é nada. É preciso mais que balas, ou beijos de bruxa, para matar Nathaniel Essex. É quando todos contemplam a perturbadora aparência que ele assumiu.

X-Men Legacy 4

No início da última parte da história, o Professor Charles Xavier explica a seus cinco alunos, seus X-Men, que a humanidade não está pronta para conhecer a existência dos mutantes, e que em sua escola eles estarão seguros e poderão se dedicar ao bem do mundo que os iria temer e odiar se soubesse de sua existência. Ele para por um momento, e logo volta para o início do discurso, como se nunca tivesse dito aquilo antes.

Na realidade, Gambit se espanta com o estado do professor, e Sinistro se diz desapontado por não ser reconhecido, já que eles costumavam ser próximos como pai e filho. Mueller ordena sua morte, pois ela deve ser a hospedeira, e Shaw diz a Gambit para destruir a máquina, golpeando Sinistro. Enquanto o vilão zomba de todos eles, Mueller afirma que planeja isso há décadas, e ele não está por cima como imagina. Ela aprisiona os três, deixando apenas Sinistro na sala com ela, e dizendo que a pedra rejeitada será a fundamental, ele goste disso ou não. Mas ele discorda, e a obriga a abrir a cela com seus poderes, lhe dizendo ainda que ela não poderia ser sua hospedeira, e que a menor porção dele a enlouqueceria. Preparando-se para atacá-la, ele é impedido pela voz de Xavier, que diz que ele nunca irá ferir ninguém novamente.

Sinistro se surpreende ao ver que Charles saiu do loop psíquico que já deveria ter destruído sua mente a esta altura. Xavier lhe diz que todo o mal que o inimigo causou apenas para garantir sua imortalidade será em vão, enquanto houver algum fragmento de sua mente. Essex sabe, e se entristece um pouco, pois sempre soube que Charles se tornaria algo extraordinário. Ele ainda afirma que é o verdadeiro pai do professor. Não pai biológico, mas o responsável por sua audácia e espírito visionário. Ele está inscrito em seu DNA, o que deve ser desmoralizante e desesperador, mas para que seguir numa batalha que não se pode vencer, Sinistro questiona. Ele ordena que Xavier reviva seus fracassos e mortes, que foram todos apenas ensaios para este dia.

X-Men Legacy 5

Gambit é acordado por Shaw em uma grande sala cheia de celas portáteis como as deles. Aconselhando o cajun a deixar sua história com o Sr. Sinistro de lado e se concentrar nesta batalha, Sebastian consegue libertá-los, sendo que a cada vez que o material da cela resistia, a força do mutante aumentava, devido a seus poderes de absorção.

Charles sabe que deve lutar para assumir o controle de seu corpo e mente de novo, e revive o episódio em que foi baleado por Conflyto na saga A Canção do Carrasco. Ele sabe que sobreviveu a tal agressão, e percebe os sinais do vírus tecnorgânico em suas mãos.

A atenção de Sinistro volta para Mueller, que o ataca com um sistema de armas novo que instalou no complexo. Mas ele usa um comando de voz para aprisioná-la, explicando que a única forma de inibir seu comando sobre a base de Alamogordo seria destruindo completamente os sistemas.

Os X-Men se reúnem ao redor do corpo moribundo do professor, enquanto Fera explica que não há mais salvação para ele. Xavier compreende que está revivendo momentos aleatórios enquanto Sinistro tenta roubar seu corpo e mente. É tudo questão de vontade, sua força contra a dele. E Charles afirma que a sua há de prevalecer.

O momento revivido agora é quando a Rainha da Ninhada se hospedava em seu corpo, o que ele reconhece com pavor. Enquanto isso, Sebastian Shaw e Remy LeBeau atacam o arrogante Sinistro, que leva vantagem facilmente. Xavier relembra que a Rainha da Ninhada não era apenas um hóspede em seu corpo, mas também parte dele, e uma parte dominante. Era como se ele fosse sal dissolvido em água: havia deixado de ser uma presença e se tornado um sabor.

X-Men Legacy 6

Charles compreende perfeitamente o que está acontecendo. Sinistro o está lembrando de momentos em que sua vontade foi dominada, tentando induzir que o mesmo ocorra agora. Xavier se vê como Massacre, e nem sequer se incomoda. Agora já é óbvio demais, e isto não terá efeito. A criança aterrorizada finalmente saiu da sombra de Essex. Seu corpo tomba, e os dois oponentes aproveitam para tentar destruir o Dispositivo Cronos.

O Sr. Sinistro diz a Xavier que seu sofrimento é inútil, pois ele está no DNA do professor e se transformar nele é seu destino. Charles retruca citando Nietzsche, ao dizer que destino é uma palavra que os covardes usam para descrever algo que são fracos demais para mudar.

Gambit tem um plano para destruir a máquina: Aproveitar-se dos poderes de absorção de energia cinética de Shaw e energizá-lo com seu poder, aumentando sua força. É um grande risco para a vida de Sebastian, mas ele aceita. Seu motivo é o egocentrismo, segundo o próprio. Ele prefere morrer como ele mesmo a viver como outra pessoa. O plano é posto em prática e funciona. No relevo mental, Xavier explica a Sinistro que é este o som de seu plano se destroçando, o que deve ser desmoralizante e desesperador. Nisso, Charles afirma que estes são seu corpo e mente, ordenando em tom enérgico que o vilão saia.

X-Men Legacy 7

E ele sai. Charles volta a si, para encontrar a batalha do plano físico terminada. Gambit se preocupa com seu estado e ele diz estar bem. Sebastian observa que Mueller aproveitou a distração para fugir e, se eles não se importam, fará o mesmo. Xavier o agradece, mas ele afirma só ter feito aquilo por ser um dos alvos. Ele nunca foi adepto do altruísmo e está velho demais para adquirir novos hábitos. O professor também agradece a Remy, dizendo imaginar os vários fantasmas que teve de enfrentar. O cajun se sente melhor por ter visto Sinistro morrer desta vez, e convida o antigo mentor para um bar. Só que ele não pode ficar, pois precisa falar com Scott Summers, e já.

Dois dias depois, Shaw divide uma refeição com uma mulher que ainda não podemos ver
quem é. Ele explica o que considera o lado engraçado da história. Sinistro planejou tudo isso na década 1940, então a maior parte da tecnologia usada se tornou redundante depois que ele próprio aperfeiçoou a clonagem humana. Mas sua interlocutora defende o ponto de que seu objetivo era salvar as memórias também. Só que mesmo assim, Shaw a considera uma forma muito mais elegante e econômica de trapacear a morte, e termina convidando-a a ser sua nova Rainha Negra, que responderia a ele apenas. Mas ela diz que não. Não Rainha Negra. Às vezes, é melhor simplesmente atestar o óbvio. Ela prefere ser chamada de Senhora Sinistra.

X-Men Legacy 8

Aqui estão as respostas sobre a conspiração envolvendo Alamogordo, com excelente desenvolvimento, resultando em uma grande história. Na próxima edição, veremos o que Xavier pretende em seu encontro com Ciclope. Seria uma épica “lavação de roupa suja” ou haveria algum outro assunto na pauta do Professor X? Mês que vem, a resposta. Nos vemos lá.


Léo

comments powered by Disqus