sábado, 8 de agosto de 2009

Mercúrio: Rápido e Mortal

Pietro Maximoff, o Mercúrio, entrou em uma espiral descendente. Primeiro, manipulou a própria irmã para criar a Dinastia M, evento que acabou resultando no famigerado Dia M. Ironicamente, ele próprio tornou-se um humano, iniciando uma busca para recuperar suas habilidades que o tornou herdeiro do poder dos cristais terrígenos. Seus novos poderes de velocidade permitiam saltar no tempo, fora a nova habilidade de recuperar os poderes dos mutantes afetados pela magia de Wanda.

X-Factor

Pietro se autointitulou profeta, acreditando que sua missão divina era restaurar os mutantes e considerando indignos aqueles que tinham problemas com os novos poderes (a maioria). Suas ações o levaram a se envolver com o grupo terrorista Célula X, bater de frente com o X-Factor e perder seus cristais terrígenos. Em Wolverine nº56, Pietro encontra-se no fundo do poço e fica a questão: para onde ir agora?

Depois de sua derrota contra Layla Miller, Mercúrio continua em seu caminho humilhante, apodrecendo na cela de uma prisão comum. Seus companheiros de cela, Rufus e Barra T, "supostamente" presos por agressão e invasão de domicílio, consideram o ex-mutante apenas um maluco. Claro, os dois tem motivo para isso, já que a única coisa que Pietro faz é resmungar nomes de mulheres, tais como Wanda, Cristalys e, o mais engraçado, Layla. Engraçado porque Rufus acha que ela é a ex, já que Pietro fala o nome dela com raiva.

O motivo dele repetir esses nomes é tão simples quanto triste. Pietro está alucinando com todas as pessoas marcantes de sua vida, começando com seus familiares mais próximos.

X-Factor

A Feiticeira Escarlate fala que o sofrimento está chegando ao fim, pois logo seu irmão chegaria do outro lado e, o melhor, tinha sido considerado digno. Porém, o ex-mutante se considera digno apenas de desprezo, mas ela responde que ele era apenas alguém que agiu baseado no que acreditava ser o melhor para seu povo.

Mercúrio lembra que isso poderia ser dito de Hitler, o que faz Magneto questionar porque essas discussões sempre acabam falando no ditador alemão. Sinceramente, essa é uma pergunta que eu também me faço. De qualquer forma, o mestre do magnetismo fala que Hitler era o maior mal que ele já tinha visto, mas foi assim que conheceu Magda e teve seus filhos. Ele havia passado inúmeras agruras e não queria piedade de ninguém e não esperava menos do filho. E, talvez, fosse justamente esse o problema, pois Pietro sentia-se sucumbindo diante das expectativas de todos, inclusive de Cristalys e Luna.

Elas falam que sempre acreditaram nele e nunca deixaram de fazê-lo, o amando muito. Elas dizem que sua alma é boa, decente e clama por liberdade. A cena termina com um beijo apaixonado em sua esposa e um abraço carinhoso de sua filha, que rende uma cena bem inusitada.

X-Factor

Isso irrita Barra T, que por pouco não começa a agredir o ex-mutante. Nesse instante, acontece a melhor alucinação de todas.

X-Factor

Sério, Layla Miller é uma personagem excelente até na forma de alucinação. Ela mostra que, apesar das bravatas, Pietro não quer matá-la, pois assassinato seria rebaixar-se mais ainda, significando que ele está no fundo do poço, tendo como único caminho começar a subir.

Ela diz que ele não precisa mais dos cristais e conclui perguntando se Pietro era um mutante sonhando ser humano ou ao contrário, fazendo referência com uma história de um sábio chinês, que sonhou que era uma borboleta e acordou com um questionamento semelhante. Layla aconselha que Pietro siga a borboleta, pois ela mostraria a direção certa. Ao chegar na janela, ele testemunha um rapaz agredindo uma moça, em vias de cometer um assassinato.

Como sempre acontece, ele tenta avisar os policiais, sem ter sucesso. Desesperado, gritando na janela, Pietro se move em velocidade, assustando seus companheiros de cela que, claro, acham que o mutante irá explodir como uma bomba nuclear. Pietro não explode, obviamente, mas arranca as grades da cela e parte em alta velocidade para salvar a moça.

X-Factor

Ele deixa a moça que salvou em uma distância de duas horas de Manhattan, partindo em disparada por vários lugares do mundo. Enquanto corre, ele pensa no quanto foi arrogante ao pensar que sabia a vontade divina, considerando-se representante do Senhor, sendo esse seu maior pecado. Agora, sentia-se perdoado e humilde diante de tamanha grandiosidade e clemência.

X-Factor

Empolgando-se na corrida pelo mundo, ele acaba se deslocando no ar, batendo em um avião e caindo no mar.

X-Factor

Tudo parecia perdido, mas Pietro é salvo por tripulantes de um navio, dizendo para eles que estava realmente naufragado, mas em sua vida. Um dos homens comenta que o resgate foi feito pelo mais luxuoso navio do Pacífico, sendo maré mansa de agora em diante. E esse é, justamente, o desejo do filho de Magneto.

X-Factor

Peter David apresenta uma boa história de redenção do Pietro, com vários questionamentos interessantes, mas confesso que estou um pouco decepcionado. Claro, não pela história em si, que como falei é muito bacana, mas acho que o personagem teve um excelente desenvolvimento como vilão e, futuramente, quem sabe poderia se tornar um grande membro da galeria de vilões dos X-Men.

Infelizmente, isso é um certo retrocesso e medo de inovar, já que se o personagem não for para o limbo, irá se tornar mais um herói em busca de redenção, como tantos outros.

Eddie


* título do artigo é o nome da própria história e o nome de um filme com Sharon Stone, Gene Hackman, Leonardo di Caprio e dirigido por Sam Raimi.

comments powered by Disqus