quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Quarteto Fantástico: Conspiração Invisível


Capa

A fase dos aclamados Mark Millar e Bryan Hitch à frente da família fantástica continua, com o arco pretensiosamente intitulado A Morte da Mulher Invisível, que começou com o misterioso grupo dos Novos Defensores sequestrando ninguém menos que o Doutor Destino, levando-o a ponto de buscar a ajuda de seus arquiinimigos, em vão. Nas edições 49 e 50 de Universo Marvel, nós vemos os próximos passos da trama, que se mostra mais interessante que o imaginado.

A segunda parte da história começa com o Coisa, sua namorada Debbie Green e mais dois amigos da moça chegando à Broadway, para assistir ao vivo o Late Show de David Letterman, onde a banda de Johnny vai se apresentar. Brincando com a aparente decadência do programa ao receber o grupo e exibindo alegremente a namorada para as câmeras, Ben encontra Miguel, agente do Tocha Humana, que informa que este está atrasado para o compromisso. A culpa seria de duas garotas de página central da Playboy, embora o herói afirme ter ido visitar pacientes de leucemia na cidade. Quando Miguel diz que as garotas já até postaram fotos do ocorrido em seu website, ele se defende dizendo que as duas estavam muito doentes quando chegou lá. Ele está a caminho, mas não pode abandonar seu valiosíssimo carro. Tal questão é interrompida por Luminal (o homem de fogo dos Novos Defensores, lembra?) e a filha Psiônica, que o atacam violentamente.

1

Enquanto isso, Sue sai para jantar a convite de Alyssa Castle, que puxa assunto comentando as conquistas da entidade de caridade de Susan – mais de 50 milhões de dólares em apoio às famílias que perderam os lares durante a guerra do Hulk contra o mundo. Além disso, pergunta sobre o paradeiro de Victor Von Doom, raptado há quase dez dias. A Mulher Invisível revela que Reed trabalha exaustivamente nisso, mas não conseguiu nada até agora.

A sra. Richards pede à Alyssa que revele o motivo daquele encontro, já que as duas estão longe de ser amigas. É quando ela confessa estar com grandes problemas: o Neomundo foi projetado para salvar apenas os ricos e poderosos, condenando o resto da humanidade. Quando Sue sugere que ela denuncie o caso publicamente, Alyssa explica que os beneficiários envolvidos no projeto são chefes de estado e donos de conglomerados de mídia. Sendo assim, para quem a denúncia poderia ser feita?

Na cidade, Johnny enfrenta a ex-namorada e seu pai, imaginando que o término da relação seja o motivo de tal ataque. Mas ele está errado, pois a missão dos dois é levá-lo à sua base. Quando o Tocha chega perto de derrotá-los, o também misterioso Homem Encapuzado interfere e o nocauteia facilmente.

2

No Edifício Baxter, o Sr. Fantástico recebe uma ligação de Henry Pym, para quem conta que deixou as buscas por Doom de lado por alguns momentos para pensar nos dados fornecidos por Alyssa anteriormente, que preveem a ruína da Terra daqui a trinta anos. Reed não sabe se alguma das ideias que teve servirão de alguma coisa e, antes que possa dizer muito mais, é interrompido por Tabitha Deneuve, a nova babá de seus filhos, que traz notícias ruins sobre Johnny.

Falando nele, o herói acorda na base secreta dos Novos Defensores, preso junto ao Doutor Destino. Lá, o Dr. Banner explica que a máquina que estão construindo precisa de uma grande fonte de energia e que, além dos dois, eles tiveram que capturar algo bem maior para cumprir a função.

3

Logo que os dois fazem a impressionante descoberta de que tal fonte é nada menos que Galactus, o Devorador de Mundos, a versão do Hulk que parece liderar o grupo diz que já é hora de ter uma conversinha com os prisioneiros.

Assim, Banner conta em detalhes a história do grupo, incluindo como e porque chegaram ali. Para começar, o mundo não acabou no início de século 21, tendo sobrevivido mais quinhentos anos, graças aos esforços de Reed Richards. Eis que, no ano de 2509, o planeta foi assolado por inundações e doenças que exterminaram a maior parte dos seres vivos. Os líderes mundiais logo desapareceram, deixando um mundo caótico e sem lei que os super-heróis remanescentes tentaram proteger.

Foi quando ele, o Dr. Banner, projetou uma máquina capaz de resolver todos os problemas usando a viagem no tempo. O plano consistia em levar os sobreviventes de volta a uma época em que pudessem viver em um mundo saudável, desprezando o caos inicial que isso causaria, já que a culpa de todo o ocorrido é justamente das gerações anteriores e seu consumo desenfreado dos recursos naturais. Um pequeno grupo viajaria primeiro e prepararia o terreno para o resto da humanidade.

4

Seu problema inicial era a imensa quantidade de energia de que precisariam. Mas antes mesmo que saíssem em busca das alternativas que tinham, ele chegou. O planeta estava morrendo, e era de se imaginar que sua atenção se voltaria para cá cedo ou tarde. Foi assim que, a custo da redução do número de cento e quarenta e sete membros do grupo para pouco mais de seis, os Novos Defensores derrotaram Galactus. E garantiram a energia necessária para sua viagem.

Apresentando agora os membros do grupo, o doutor revela se chamar Robert Bruce Banner Junior, sendo o último filho sobrevivente daquele que conhecemos como Hulk. Além dele, Luminal e Psiônica, que já conhecemos, também fazem parte da equipe Nathalie X, a telepata mais poderosa de sua era, seu namorado Alex Ultron, a versão 16.0 do Ultron criado por Hank Pym, e o Homem Encapuzado, pai adotivo de Banner.

Agora Johnny sabe porque eles estavam assaltando tantos bancos, Psiônica explica, e ainda diz que, aconteça o que acontecer, servir de bateria para a máquina do tempo é um ato de heroísmo que salvará bilhões de vidas. Sem querer parecer egoísta, o Tocha Humana pede a opinião de Von Doom, que apenas jura que o responsável pelo plano morrerá esta noite, por suas mãos. Quando Johnny insinua que Banner deve temer por sua vida, o doutor revela ser apenas o segundo em comando, e diz que sua líder não deve voltar à base em menos de noventa minutos.

5

Em Nova York, os três membros livres do Quarteto Fantástico visitam o último local onde Johnny foi visto e se espantam com toda a destruição causada. Sue, principalmente, fica muito preocupada com o irmão, e Reed promete que irão encontrá-lo. Enquanto, em Washington Heights, Debbie é perseguida por um ex-namorado que não aceita ser trocado por alguém como o Coisa, no Edifício Baxter, a sra. Deneuve aconselha o dr. Richards a contar logo aos filhos a situação do tio, antes que descubram pelo noticiário. Reed conta a ela que criou um dispositivo que inserirá nanorastreadores nos membro remanescentes do grupo, como medida preventiva caso haja mais algum seqüestro.

Ela ri e pede ao Senhor Fantástico que nunca mude. Então, o nocauteia e ordena ao computador para que tranque o quarto de Franklin em modo de segurança. Ao cruzar no corredor com Ben e a Mulher-Hulk, amiga do grupo que se dispôs a ajudar na situação, a babá se livra facilmente dos dois, que só percebem a ameaça vinda dela tarde demais.

A Mulher Invisível chega com Valeria, visando proteger Tabitha, que a pede para por a criança no chão e deixá-la fora disso. Depois de um breve momento de confusão, Susan entende e a ataca. Mas Deneuve se defende prontamente, demonstrando possuir poderes de campo de força semelhantes aos de Sue. Mesmo afirmando que esta é mais forte do que ela se lembrava, a babá a põe pra dormir com facilidade.

6

Ela explica a Valeria que sua mãe acordará em cerca de vinte minutos, estando fora de perigo e, quando questionada pela menina sobre o resto do mundo, a mulher diz que este deveria ter pensado melhor sobre o futuro que os deixou. Tabitha Deneuve conclui pedindo que Valeria aconselhe seu pai a não procurá-la, pois seu QG é invisível e pode estar em qualquer parte do mundo. Nisso, ela informa à base que o Quarteto Fantástico foi neutralizado, o componente que precisavam do laboratório de Reed foi garantido e ela se encontra a caminho.

Enquanto ela parte, Valeria, a chamando de mãe, pede para que pense melhor no que está fazendo. Então, enquanto vemos melhor sua verdadeira aparência e fica claro para nós que esta se trata de uma versão futura de Susan Richards, ela diz que teve quinhentos anos para pensar.

7

Com esse surpreendente final, nos resta aguardar para ver no que tudo isso vai dar, na conclusão do arco, mês que vem. Nos vemos lá.

Léo

comments powered by Disqus