quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Ultimate Vingadores: A Nova Geração

O Universo Millennium (mais conhecido como Ultiverso, ou Universo Ultimate) chegou ao seu fim com a mega-saga catastrófica Ultimatum. A Marvel também encerrou todos os títulos Ultimate e lhes deu um novo fôlego para esses personagens que por um bom tempo foram as revistas mais vendidas da editora: todos os títulos foram zerados e agora saem com o selo Ultimate Comics!

Photobucket

A Panini seguiu o exemplo e lançou a nova revista mensal Ultimate Marvel, dedicada à todo o Ultiverso, com os títulos Homem-Aranha (Ultimate Spider-Man), a mini Guerra das Armaduras (Ultimate Armor Wars) e o início do arco que traz de volta Mark Millar às suas criações mais famosas desse universo: os Vingadores (Ultimate Avengers), no lugar dos Supremos (The Ultimates). Por que a mudança de título? Veremos a seguir...

Três semanas após o Ultimatum, Nick Fury e Clint Barton - o Gavião Arqueiro - conversam sobre o atual status da Shield, e sua atual diretora, Carol Danvers. O Gavião veio pedir em nome da Shield que Nick comande uma equipe para capturar o Capitão América.

Photobucket

Um dia antes, em Chicago, o Capitão e o Gavião Arqueiro, tentam frustrar uma tentativa de fuga do grupo tecno-anárquico da IMA. A Coronel Carol Danvers tenta convencer por telefone Tony Stark de ir ajudá-los como o Homem de Ferro, mas Stark se encontra deprimido desde que Wolverine morreu, e agora usa de métodos pouco ortodoxos para amenizar sua psique.

Photobucket

Enquanto isso, o Capitão América pula de um helicóptero para outro para reaver o roubo de dias antes do Edifício Baxter. Mas neste helicóptero, ele se depara com um mercenário que ajuda a IMA: o Caveira Vermelha, tão ou mais forte que o Capitão, e que o derrota facilmente. Antes de arremessar Rogers em direção ao solo, o Caveira ainda sussura para ele a sua verdadeira identidade.

Photobucket

Clint - mesmo sem para-quedas - se joga atrás do Capitão, e em uma cena digna de cinema, intercepta-o em pleno ar e usa o para-quedas de Steve para salvar a ambos. Ao chegar no chão, o Gavião pergunta quem era o cara que fez aquilo ao Capitão, e ele só pode responder que o Caveira disse que é seu próprio filho!

Photobucket

Brooklyn, 1945. Gail Richards tem sua última noite com o seu namorado Capitão Steve Rogers, que no dia seguinte, partirá para a Europa, para mais uma missão na Segunda Grande Guerra. Mal saberia a jovem que quatro meses depois, após Steve Rogers ser dado como morto, ela descobre que espera um filho dele.

Para zelar pela "reputação" do Capitão América - onde ter um filho bastardo naquela época era péssimo para a imagem do símbolo vivo da América - o Exército retirou a criança de Gail, e providenciou para criar o filho do único super-soldado do país.

Photobucket

No presente, Rogers, Barton e uma equipe de soldados voltam para Nova York em dois aviões. Clint puxa assunto dizendo que o Caveira estava mentindo para mexer com a cabeça de Steve, mas Rogers nocauteia o Gavião, se desvencilha dos soldados, abre um rombo na fuselagem e se atira no mar, para ir atrás da verdade sobre o seu filho.

Já no Triskelion, Clint indica que Nick Fury é o único que pode dar conta da captura do Capitão, sem o caso vazar para o público. Reticente, Carol Danvers aceita a conversar com Nick. A Shield remove Gail e Bucky Barnes de sua residência para um local seguro.

Então Fury conta toda a história que sabe desde o nascimento do filho do Capitão América. De como Gail nunca contou nada para ninguém, de como a criança foi criada numa base militar, para que seus talentos herdados do pai, fossem aproveitados pelo Exército. O garoto era um gênio tático, e suas capacidades atléticas eram muito maiores do que um ser humano comum. Quando completou 17 anos, o garoto se considerou grande o bastante para fugir dali, e na sua fuga, matou 247 pessoas da base. O detalhe é que ele mesmo se deu um novo rosto para substituir o que o pai havia lhe dado. Desde então o Caveira Vermelha virou um matador de aluguel que atuava por todo o globo.

Photobucket

Para consertar toda essa mancada da Shield, Nick quer montar um novo esquadrão da morte, desvinculado dos Supremos, à pedido de Carol Danvers, incluindo entre seus integrantes o próprio Gavião Arqueiro, uma nova Viúva Negra, e o irmão mais velho de Tony Stark!

Com a reinventada arte de Carlos Pacheco, lembrando e não deixando saudade de Brian Hitch, Mark Millar dá continuidade ao seu projeto dos Vingadores do Século 21, mesmo após eles terem sido bastante zoados por Jeph Loeb em Supremos 3 e Ultimatum. O agora renovado Universo Ultimate tem uma mensagem: tudo muito rápido, e com personagens com atitude porque ninguém tem mais tempo a perder. Uma visão bem dos nossos tempos, onde a informação viaja e se desvanesce com apenas um clique. Longa vida à Ultimate Marvel!



Jeferson.

comments powered by Disqus