segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Novos Vingadores: Todo começo tem um fim!


Tempos atrás, quando perceberam que para deter grandes ameaças eles teriam que se preparar secretamente a elas, os líderes de alguns grupos de heróis se reuniram sob a alcunha de Illuminattis e promoveram uma série de interferências que nem mesmo o leitor da época sabia que haviam acontecido. Isso, mais tarde, teve seu preço com o Hulk e a Invasão Skrull. Com o tempo aquela aliança secreta se desfez, mas não por muito tempo. Eles voltariam a se reunir em tempo de necessidade. Desta, como Novos Vingadores.

Coube a Tchalla, agora Rei da Necrópole Wakadiana, detentor dos espíritos de antigos Pantera Negras, reunir mais uma vez os Illuminati. Ele, que outrora se opôs a ideia do grupo, os convocou pois acabou descobrindo uma ameaça muito maior que ele, com todo seu poder e conhecimento, não seria capaz de deter sozinho.

Tudo aconteceu durante uma avaliação de três jovens wakadianos chamados Kimo, T’Dori e N’Kono para serem os escolhidos no novo programa espacial de Wakanda. T’Challa chegou a fase final aprovando os três e mostrando que eles estariam sendo treinados para conquistar as estrelas e encontrar um planeta a 241 anos-luz dali. Foi quando encontraram uma espécie de portal que maquiava uma pedaço daquela parte da Terra com uma ilusão.

Ao cruzar a passagem, o cenário era aterrador. Um grande planeta parecia estar quase prestes a se chocar com a nossa Terra e lá estavam um grupo de guerrilheiros sendo comandados por uma estranha mulher de pele intensamente branca e um outro subalterno. O homem entregava um artefato estranho, quando foram surpreendidos pelos Jovens e Tchalla. A recepção do grupo não foi nada amistosa, levando a morte dos Jovens e a uma sede de vingança da parte de T’Challa.


Um a um, T’challa foi eliminando o grupo de invasores. Viu então a mulher albina matar seu aliado assim que ele entregou o artefato e, então, a moça apertou o botão destruindo o planeta que se aproxima, salvando o nosso. Foi quando o Pantera Negra aproveitou o momento de distração e a derrubou. O céu era azul outra vez, mas a ameaça parecia ser iminente. Foi quando os Illuminattis se mostraram necessários.
Após chegarem a Wakanda, Reed Richards, que certamente é o maior amigo dali de T’Challa, ficou no papel de interrogar a misteriosa moça na prisão da Necrópole. Já T’Challa foi ter uma conversa privativa primeiro com Namor, dizendo que aquela reunião ali era meramente por via das necessidades e que logo a ameaça acabasse, iriam ser inimigos outra vez. E então, chegou o momento esperado da reunião.

Usando os já tão famosos esquemas de Jonanthan Hickman, Richards explica como funciona o esquema do multiverso e suas infinitas terras paralelas. Então, segundo a moça presa, que se chama Cisne Negro, uma dessas Terras foi destruída, causando a morte prematura do seu universo. O problema é que esse evento acelerou o que podemos definir como fim para todas as realidades. Os universos agora mais próximos estão se chocando, sendo a Terra o ponto de incursão do evento. O que T’Challa viu foi justamente a Cisne Negro destruindo a sua própria Terra para salvar a nossa, eliminando mais uma colisão.



Há pouco tempo. Segundo cálculos, a cada oito horas, novas colisões podem vir a acontecer. E cabe as illuminatti pensarem numa alternativa para salvar o seu mundo. Aprender como destruir realidades assim como fez a Cisne Negro é uma possibilidade. Todavia, o Capitão América se reluta a isso e propõe que as joias do Infinito voltem a serem usadas. Reunindo cinco delas, facilmente localizaram aquela que pertencia a Xavier, que agora está morto. Assim, Namor, Raio Negro e o Capitão partem em busca dela. Reed, T’Challa e Tony Stark ficam para pensar em demais alternativas para impedir novas colisões até lá.

Assim, neste relógio contra o fim de todas as coisas, Hickman dá asas a imaginação e traz um novo ritmo as histórias do grupo, deixando os fãs em polvorosa com o novo ar e potencial dos Vingadores. Steve Epting é o desenhista, e não poderia se adequar mais ao estilo narrativo que a trama sombria pede. O clima tenso, associado com a desconfiança entre membros do grupo torna tudo empolgante de se ler, deixando você ansioso pela próxima parte. O que talvez complique é que não é uma leitura fácil, precisando você reler revistas antigas assim que toma uma nova em mão. Mas o prazer de reler uma história bem contada não tem preço. Não é a toa que é quase unanime os elogios em cima de toda essa edição brazuca com os dois títulos de Vingadores de Hickman.

Coveiro

comments powered by Disqus