quarta-feira, 18 de junho de 2014

A Era de Ultron caiu... Surge a Era Stark

 photo ultronage01.jpg

Num mundo desvastado pelo maior inimigo dos Vingadores, os heróis desistiram de lutar pelo presente e voltaram seus olhos para o futuro. Era de lá que Ultron reinava e numa última tentativa de detê-lo, uma comitiva de sobreviventes viaja no tempo. Todavia, outros dois tentaram seguir um outro caminho. Wolverine e a Mulher-Invisível decidiram ir ao passado e eliminar a partir da raiz a criação do robô aniquilador. Mal sabiam eles que ao dar fim ao criador do projeto, Hank Pym, estariam condenando sua linha do tempo a uma nova ditadura... a Era Stark.

Captrurados pelos Defensores e pelo Homem de Ferro, Susan e Logan tem suas mentes investigadas pelos telepatas Emma Frost e Xavier. Tudo que eles dizem de fato acreditam que é verdade. É quando Stark descobre que os dois foram responsáveis pela morte de Pym no passado e lamenta por tudo que o seu mundo sofreu sem a presença do amigo Vingador-fundador. Aquele Stark foi um dos que mais sofreu, perdendo quase todo o seu corpo numa das grandes guerras entre Vingadores e o exército de Morgana Le Fey.

Primeiramente, Stark questiona Wolverine, o culpa por tudo e aponta que ao inves de matar Hank deveria convencê-lo a desistir de Ultron no passado. Logan explica toda sua história e de como o Homem de Ferro de sua linha temporal afirmou que homens como Pym nunca são convencidos a desistir de uma ideia. Do outro lado, Ben Grimm, seguido dos Defensores, invadem sem autorizacao a sela de Susan Richards em busca de respostas. Acabam encontrado o local vazio (ou assim achavam) contribuindo para a fuga da moça.

 photo ultronage02.jpg

Mas esse pequeno contratempo em nada se compara aos eventos seguinte. Nova York acaba sofrendo uma invasão de Morgana Le Fey e seus exército de Doombots enquanto Tony Stark estava tão distraido. Toda aquela confusão, que praticamente leva a destruição da cidade (com direito a destruição de aeroportaviões e tudo mais). É tudo que Logan e Susan precisavam para fugir e tentar consertar aquele erro de novo. Todavia, o Tony Stark dessa linha temporal agarra Wolverine antes que ele partisse e o alerta que essas viagens temporais podem rasgar e ferir demais o tempo. Explica que o tempo é como um organismo vivo e se for muito atacado pode sofrer algo irreversível.

Então, mais uma vez Wolverine volta no tempo. Rouba um de seus uniformes do Bunker do Fury e impede que seu "outro eu" mate Hank Pym. Sob nova orientação, ele tenta convencer o Pym do passado a manter a criação de Ultron, mas de alguma maneira ter um dispositivo de segurança que impeça a inteligencia artificial de vencer e criar toda a catastrofe futurista da Terra. Para tal, é preciso ter sangue frio e deixar que todos os agravos criados por Ultron de fato aconteça até que todo o efeito so dispare no momento certo.

 photo ultronage03.jpg

E assim é feito. Os viajantes do tempo volta para a Terra Selvagem. E nasce a primeira versão de Ultron.

Curiosamente, apesar de todo o começo esticado, chato e caotico, esse final de Era de Ultron parece tomar uma dinamica interessante. A criação do Ultron na história original é realmente envolta em mistério. Apenas descobrimos que Hank Pym teve alguns surtos psicologicos e devaneios que o levaram a criar a maquina. Foi assim que surgiu seus problemas de personalidade... subitamente. Mas com esse Retcon, Bendis dá uma certa profundidade aquele momento. E se de fato, depois de ser abordado com a subita ideia de que criaria a maquina que destruiria a humanidade, Pym tivesse perdido um pouco da razão. E como foi obrigado a se esquecer daquele encontro com o Wolverine e Susan do Futuro, ele deve ter feito uma indução hipnotica que apagasse aquilo da sua mente. Isso é corroborado com a perda de memoria que Hank tem nas histórias de origem do Ultron. É um ponto positivo da saga, que infelizmente acabou saindo mais confusa e atrapalhada do que a tematica merecia depois das confusões com Brian Hitch e surgimento da Marvel Now atropelando tudo.



Curiosamente, essa é a saga que é marcada como sendo o ponto de convergência na linha temporal desenhada pelo Tony Stark do futuro no começo das histórias da Era Heróica. E de fato, pelo desenho, há de se entender sua importância não pelo impedimento da destruição da Era de Ultron, mas pelo ponto de ruptura obrigatório que foi criado no passado para que o universo 616 como conhecemos possa existir. Daí, não há margem para realidade alternativa aqui, pois a mudança a ser criada do presente alterado já é a nossa. Todavia, ainda há mais um capitulo nessa história a ser contado.

 photo ultronage04.jpg

E quem acompanhou as edições mensais do mês, viu que em Avante, Vingadores 8 temos os acontecimentos da Era de Ultron se desdobrando na Inglaterra.  Capitão Britânia, Capitã Marvel, Cavaleiro Negro, Excalibur e umaheróina boa de bola chamada Mel Chuteiras Mágicas são os heróis da resistência de lá. E eles tem na mão um homem chamado Graham Toulson capaz de controlar e lutar contra programas que pode ser uma arma secreta contra a presença de Ultron no Reino Unido. Mas mesmo esse plano pode custar um sacrificio muito grande a todos para ser posto em prática.

E neste mês, temos a conclusão de Era de Ultron e início das aventuras dos Vingadores I.A. na revista Mensal dos Vingadores.

Coveiro

comments powered by Disqus