domingo, 1 de maio de 2011

Maratona 616: Os nove reinos na Mitologia e nos Quadrinhos

*Artigo escrito por Denis Piloto.

Photobucket

Se você já conferiu o filme do Deus do Trovão, deve ter visto a menção sobre os nove reinos que, junto com Asgard e a Terra, permeiam a nossa realidade. Bom, aproveitando a Maratona, o Universo Marvel resolveu fazer uma pesquisa sobre esses míticos lugares e trouxe até vocês.

Diferentemente de outras culturas mitológicas, na nórdica não há uma clara definição sobre os lugares que, às vezes, são separados por mares ou oceanos, não constituindo mundos separados na acepção da palavra. Muitos também se sobrepõem e vários nomes são utilizados, designando, normalmente, o mesmo lugar. Deste modo, podemos verificar a existência de nove mundos, todos conectados pela arvore do mundo ou Yggdrasil.

Yggdrasil ou (nórdico antigo: Yggdrasill)
É uma árvore colossal (algumas fontes dizem que é um freixo, outras que é um teixo), na mitologia nórdica, que era o eixo do mundo. Localizada no centro do universo ligava os nove mundos da cosmologia nórdica, cujas raízes mais profundas estão situadas em Niflheim, que fincavam os mundos subterrâneos; o tronco era Midgard, ou seja, o mundo material dos homens; a parte mais alta, que se dizia tocar o Sol e a Lua, chamava-se Asgard (a cidade dourada), a terra dos deuses, e Valhala, o local onde os guerreiros vikings eram recebidos após terem morrido, com honra, em batalha.

Conta-se que nas frutas de Yggdrasil estão as respostas das grandes perguntas da humanidade. Por esse motivo ela sempre é guardada por uma centúria de valquírias, denominadas protetoras, e somente os deuses podem visitá-la. Nas lendas nórdicas, dizia-se que as folhas de Yggdrasil podiam trazer pessoas de volta a vida e apenas um de seus frutos, curaria qualquer doença.

Photobucket

Asgard (em nórdico antigo: Ásgarðr)
É o reino dos deuses, os Æsir, na mitologia nórdica, mundo separado do reino dos mortais, Midgard. Segundo a lenda Asgardiana no início não havia nada, mas dentro do vazio surgiram dois mundos em lados opostos. Um, ao norte foi nomeado Niflheim , um mundo de nuvens e sombras em cujo centro surgiu a fonte Hvergelmir a partir do qual fluiu os doze rios de gelo. O outro ao sul foi nomeado Muspelheim que fervilhava com rios de fogo. Eventualmente, o ar quente do sul esculpiu o gelo gigante Ymir do gelo no norte.

Ymir se tornou o pai de todos os gigantes e sua vaca Auðumbla lambeu fora do gelo Asgardiano primeiro, Buri. Buri teve um filho chamado Borr, que se casou com a gigante Bestla.

Photobucket

Borr e Bestla tiveram três filhos chamado Odin , Vili e Ve, que eram conhecidos como os Æsir . Odin e seus irmãos cresceram odiando os gigantes e mataram Ymir e com seu sangue formaram um grande mar. Com o corpo de Ymir, criaram Midgard , o meio-termo entre Niflheim e Muspelheim. Com os ossos, eles criaram montanhas e com seu cabelo criaram as árvores, então levantaram o crânio de Ymir sobre quatro pilares para criar os céus. Dentro do crânio, as faíscas de Muspelheim se tornaram o sol, a lua e as estrelas. Quando completou Midgard, Odin e seus irmãos criaram uma casa para eles nos céus chamado Asgard e entre os dois mundos estenderam uma ponte de arco-íris e chamaram de Bifröst.

Odin tem três filhos Thor, Balder e seu filho de criação Loki, e alguns estudos também apontam mais dois filhos de Odin. Um deles era Vidar que na mitologia nórdica, era o deus associado à vingança. Sua única participação efetiva é na batalha do Ragnarök. Depois de ver seu pai devorado pelo lobo Fenrir, se enfia na boca do lupino gigante, apóia as pernas na língua da besta e as mãos na mandíbula superior e rasga-o ao meio. Vidar foi um dos poucos deuses que sobreviveu ao Ragnarök, e por seus feitos foi considerado o sucessor de seu falecido pai). O outro Váli.

Photobucket

Os muros que cercam Asgard foram construídos por um gigante (identificado freqüentemente e equivocadamente como Hrimthurs). Como pagamento por seu trabalho, ele deveria receber a mão de Freya em casamento que é uma das deusas mais belas e também Deusa da fertilidade, do sol e da lua. O acordo só valeria desde que o trabalho fosse terminado dentro de seis dias. O gigante possuía um cavalo muito rápido e forte. Com o intuito de evitar honrar o acordo, Loki por ciúme da deusa e tentando agradar seu pai Odin transformou-se em uma égua e no último dia do acordo ele foi lá e seduziu o cavalo mágico do gigante, Svadilfari. Deste modo, o trabalho não foi terminado a tempo, e os deuses conseguiram evadir-se do pagamento. Loki em compensação pela "distração" do cavalo do gigante pariu Sleipnir, o cavalo de 8 patas que posteriormente, foi dado a Odin como um presente.

O guardião de Asgard é Heimdall. A planície de Ida é o centro de Asgard. Os Æsir encontram-se lá para a discussão de temas importantes - os deuses masculinos reúnem-se em um salão chamado Gladsheim, e as deusas em um salão chamado Vingolf.

Ásgard, Ásgardr, Asgardr, Asgård, Asgaard, Ásgarður são variações do nome e sua primeira aparição nos quadrinhos foi em Journey Into Mystery 85 (1962).



Midgard
Também pode ser chamada de Miðgarðr (nórdico arcaico), Midjungards (gótico), e Middangeard (inglês arcaico). É o nome do reino dos humanos na mitologia nórdica, correspondendo a Terra como então era conhecida. Midgard é o domínio da deusa Jord. No inglês médio, o nome se transformou em Middel-erde e resultou na Terra-média, conhecida modernamente. O mundo de Midgard localiza-se no meio de Yggdrasil, cercado por um mundo de água ou oceano, cuja passagem é intransponível. O oceano é habitado pela enorme serpente marinha Jormungard, que circula todo o mar, formando um anel que impede a passagem de quaisquer seres ao agarrar sua própria cauda.

Photobucket

Midgard será destruída na batalha de Ragnarok, que terá lugar na planície de Vigrid. Nessa batalha, Jormungard, a gigantesca serpente que habita o oceano, irá levantar-se e envenenará a terra e o mar, fazendo com que as águas se lancem contra a terra, que será submergida, destruindo praticamente toda a vida em Midgard.

Jotunheim ou Jötunheimr
É o mundo dos gigantes (de dois tipos: rocha e neve, chamados coletivamente de Jotuns) na mitologia nórdica. A partir deste mundo, os gigantes ameaçavam os seres humanos em Midgard e os deuses em Asgard (cujos mundos são separados pelo rio Iving). A cidade principal de Jotunheim é Utgard. Gastropnir, lar de Menglod; e Thrymheim, repouso de Tiazi, eram ambos lugares situados em Jotunheim, que era governado pelo rei Thrym.

Os Gigantes de Jotunheim, também conhecido como o Etins, são enormes, super seres. Eles são os inimigos tradicionais dos deuses de Asgard , com quem guerrearam inúmeras vezes ao longo dos milênios. Jotunheim é um reino plano em forma de anel, com montanhas altas ao longo de sua borda interna. É, aparentemente, uma dimensão distinta e separada de Asgard ou Midgard. No entanto, existem portais interdimensionais entre as montanhas de Jotunheim e as de Asgard, permitindo a passagem fácil de um reino para o outro.

Os Gigantes são basicamente humanóides em aparência e cor, embora tendam para um aspecto neardental no corpo e na estrutura óssea. Sua maior característica é a sua altura, tem em média seis metros de altura, embora alguns possam alcançar até trinta metros. Gigantes podem ter descendentes que se assemelham a Asgardianos na altura. Por exemplo, Skurge, o Executor original, era filho de um gigante.

Photobucket

Gigantes também se relacionam com asgardianos. O próprio monarca de Asgard, Odin, é filho do Asgardiano Borr e da Giganta Bestla. Loki, o deus do mal, é o filho do falecido rei gigante Laufey e sua mãe, também gigante, era Farbauti. e nunca mostrou nenhum dos atributos físicos de Gigantes.

A primeira Aparição dos Gigantes das tempestades foi Journey Into Mystery # 100, dos Gigantes do Gelo em Journey Into Mystery # 101 e dos Gigantes das Montanhas em Thor # 175.

Vanaheimr (Vanaheim)
Na mitologia nórdica, Vanaheim é o repouso dos Vanir. Este mundo estaria situado em Asgard, no nível mais elevado do universo. Os Vanir eram, geralmente, os deuses mais benevolentes, relacionados à agricultura e à natureza, ao contrário dos Æsir, que eram considerados deuses da guerra e extremamente passionais.

Os Vanir guerrearam momentaneamente com os Æsir na Guerra dos Deuses, mas se fez rapidamente a paz. Frey, Freya e Njord são considerados os três principais deuses Vanir. Vanaheim é considerado um dos Nove Mundos da Mitologia Nórdica por causa de sua menção no Alvíssmál e também porque é considerado o lugar de nascimento de Njord, para onde o deus retornará durante o Ragnarok. Isto parece implicar que o Vanaheim não será afetado pelo Ragnarok.

Photobucket

Todas as fontes descrevem os deuses Njord, Frey e Freya , como membros dos Vanir. Uma conto em forma de prosa chamado Euhemerized acrescenta que a irmã de Njord, cujo nome não é fornecido, e o deus Kvasir também são Vanir. Além disso, relata-se um conto envolvendo rei Sveigoir e uma visita a Vanaheim , onde ele conhece uma mulher pelo nome de Vana e os dois tem um filho chamado Vanlandi (cujo nome significa "homem da terra dos Vanir").

Embora não seja confirmado como Vanir, os deuses Heimdall e Ull são teorizado como potenciais membros do grupo.

Álfheim (Álfheimr em nórdico arcaico, lar dos elfos)
É o domicílio dos Álfar 'Elfos' de Luz. Alfheim está na mesma massa de terra onde Asgard, Nidavellir e Vanaheim estão situados. Elfos de luz possuem força sobre-humana, velocidade, resistência, durabilidade, agilidade e reflexos. Além disso, eles têm grande habilidade no uso de arco e flecha, porém todos possuem vulnerabilidade a ferro. A primeira aparição foram nas histórias da Tropa Alfa, onde o herói Estrela Polar foi a princípio relacinado como um deles, mas essa história foi logo descartada. Alguns elfos já citados nos quadrinhos foram Aeltri e Hrinmeer, em uma anual do Thor de 1993.

Photobucket

Muspellheimr (Musphelhein)
Na Mitologia nórdica, Musphelhein (ou Musspell) significa "Casa da Desolação" e também é conhecido como "País do Fogo". Era uma zona quente de onde se dizia terem originado os primeiros seres vivos. Situa-se no Sul, logo abaixo do disco de Midgard, por oposição a Niflheim no Norte. É o lar dos gigantes de fogo e de seu mestre, Sultur.

Sultur (Surtur ou Surt) era retratado como um demônio de chamas de proporções apocalípticas que causara o Ragnarok. Surtur também possui a Espada do Destino e essa quando entra com a Chama Eterna seu poder atinge níveis incalculáveis então dará início ao Ragnarok incendiando os Nove Reinos. Na mitologia, é dito que os 'filhos' de Muspellheimr irão quebrar a Bifrost. Sua primeira aparição foi em Journey Into Mystery #97, de 1983. Outros demônios citados nos quadrinhos são Hrinmeer e Skulveig, também presentes na Thor Annual 18 (1993).

Photobucket

Svartalfaheimr (Svartalfheim)
Na mitologia nórdica, os svartálfar ("elfos negros") ou dökkálfar ("elfos escuros") são seres sobrehumanos (vættir ou wights, em nórdico arcaico), que eram conhecidos como residentes do mundo subterrâneo de Svartalfheim. Assim como os trolls, são relacionados freqüentemente com os anões e sua moradia também pode se confundir com Nidavellir, no subsolo de Midgard, quase tão distante quanto Helheim.

Como muitos elfos mitológicos, não obstante a moralidade (muito mais perto das variantes medonhas, neste caso), os elfos escuros são, freqüentemente, apontados como responsáveis pelas muitas maldades que ocorrem à humanidade. Em particular, sonhos ruins eram ditos como provenientes do domínio dos dökkálfar, como indicado pela palavra alemã para pesadelo, Albtraum (sonho de elfo). As lendas contam que os elfos escuros se sentam em cima do tórax dos seres humanos e/ou sussurram os sonhos ruins nas orelhas do dorminhoco. Na Escandinávia, a criatura responsável pelos pesadelos é conheciada como Mara.

Os Elfos Negros são governados por Malekith, o Maldito , e o mais poderoso entre as suas fileiras
foi Algrim, o Forte . No entanto, Algrim foi traído por Malekith em uma tentativa de matar Thor. Algrim foi abandonado em um lago de lava e, embora ele tenha sobrevivido, ficou gravemente ferido. Mais tarde, Beyonder transformou Algrim em Kurse, uma criatura monstruosa, que aparentemente mata Malekith pela traição.

Photobucket

O trio composto Bitterhand, Wormwood e Grendell serviram Malekith com lealdade e tentaram destruir Thor em várias ocasiões, incluindo uma vez, enquanto Mjolnir estava sendo reforjada. Malekith apareceu pela primeira vez em Thor #344 (Jun 1984) e Kurse em Thor #347 (Sep. 1984), todos na fase do estupendo Walt Simonson.

Nidavellir
Nidavellir, "os campos escuros," é a terra dos anões na mitologia nórdica. É freqüentemente confundido com Svartalfheim, no entanto, este trata-se do mundo dos svartálfar (Elfos escuros). Nidavellir fica nos subterrâneos de Midgard, mas separado de Niflheim e de Svartalfheim.

Tanto a Edda Poética (compilado no século 13 antes de fontes tradicionais) e a Edda em prosa (escrito por Snorri Sturluson no século 13) oferecem diferentes origens míticas para estes seres. Na Edda Poética, no poema Völuspá, detalha-se que o anões eram o produto do sangue primordial do ser Brimir e os ossos de Bláinn , enquanto que a Edda em prosa descreve anões como seres semelhantes a larvas que inflamaram na carne do ser primordial Ymir, antes de ser dotado de razão pelos deuses. A Edda Poética contem mais de 100 nomes de anões, enquanto o Prose Edda contém apenas quatro nomes Norðri, Suðri, Austri e Vestri, que possuem um papel cosmológico de sustentar o céu.

Photobucket

Nos quadrinhos, a pedido de Odin, os ferreiros Eitri, Brok e Buri criaram Mjolnir. Para isso, eles usaram o núcleo de uma estrela como o molde. No processo, a estrela explodiu e quase levou Midgard (a Terra) com ele e esse evento pode explicar a extinção dos dinossauros, cerca de 65 milhões de anos atrás. Apesar de poderoso, por si só, o martelo também recebeu várias magias potentes de Odin, que matou o gigante de gelo Laufey com ele. Muito mais tarde, Mjolnir foi legado ao deus Thor, depois que ele provou ser digna, através de vários ensaios.


Niflheim (Niflheim)
Niflheim ("Mistland" também Hel) é o reino do gelo e do frio na mitologia nórdica. Está localizada ao norte de Ginungagap e lá reside os anões e gigantes de gelo, em companhia dos que não morrem em batalhas (os guerreiros mortos em batalha vão para o Valhala). Niflheim é governada pela rainha do inferno(Helgardh), Hela, filha de Loki com uma gigante, sendo que a mesma foi pessoalmente apontada por Odin para esta posição. Nilfheim é dividida em diversos níveis. Um destes níveis foi projetado para os heróis e deuses, onde Hela preside as festividades entre eles. Outro nível é reservado para as pessoas idosas, os doentes e aqueles que foram incapazes de morrer gloriosamente no meio da batalha e entrar no Valhala. O nível mais baixo de Nilfheim se assemelha a versão cristã do inferno, onde os maus são forçados a viver para sempre. Em alguns trechos da mitologia nórdica é dito que as raízes mais profundas da árvore Yggdrasil estão enterradas nesta região. É também em Niflheim que reinam os Nibelungos.

Hela, banida por Odin para o mundo inferior que recebeu seu nome, Helheim, que fica nas profundezas de Niflheim às margens do rio Nastronol, que equivale ao rio Aqueronte da mitologia grega. Seu palácio chama-se Elvidner, sua mesa era a Fome, sua faca a Inanição, o Atraso seu criado, a Vagareza sua criada, o Precipício sua porta, a Preocupação sua cama, e os Sofrimentos formavam as paredes de seus aposentos. Hela podia ser facilmente reconhecida, uma metade de seu corpo era de uma linda mulher, e a outra parte de um corpo terrível em decomposição. A personalidade de Hela difere das dos deuses do mundo inferior das demais mitologias: Ela não é boa e nem má, simplesmente justa.

Photobucket

O termo inglês Hell (Inferno em português) origina-se do nome desta deusa. Nas revistas da marvel do Thor, Hela aparece como governante de Hel e Niffleheim , a personagem tem sido uma inimigo freqüente de Thor. Apareceu pela primeira vez em Journey into Mystery # 102.

E assim, esses mundos são conectados, onde os quadrinhos convenientemente por vezes bebem dos fantásticos contos nórdicos para moldar suas histórias. E se você tem algum outra notícia interessante que não encontrou aqui, nos aponte para complementar ainda mais esse dossiê.

Denis Pilloto

comments powered by Disqus