domingo, 22 de maio de 2011

Os Maiores Clássicos do Deus do Trovão

* Artigo escrito por nosso colaborador, Fabrício Mesquita

Thor

Se você adorou ver Thor nos cinemas e estava procurando maiores informações sobre o Deus do Trovão, este artigo definitivamente é pra você. Também serve para os incautos fãs da Marvel, que por uma razão ou por outra, não compraram estes encadernados na época que foram lançados - OS MAIORES CLÁSSICOS DO THOR VOLUMES 1 A 3!

Eu tinha parte deste material em formatinho como a Saga de Bill Raio Beta publicada em Marvel Saga n° 4 (Ed Abril) e a Saga de Surtur (a mini-série em 6 edições também da Abril), mas não o restante do material pois não colecionava Superaventuras Marvel, então pra mim quando a Panini resolveu publicar estes encadernados foi a chance de ler na íntegra toda a passagem de Walter Simonson pelo título. E uma vez lido posso afirmar que Os Maiores Clássicos do Poderoso Thor Volumes 1 a 3 reúne a melhor fase já vivida pelo Deus do Trovão, tudo isso graças ao talento de Walter Simonson como escrito e desenhista. É incrível como apesar de terem sido escritas a quase 30 anos atrás as histórias mantém tramas interessantes e envolventes. Vamos a um breve resumo dos já lançados:


OS MAIORES CLÁSSICOS DO PODEROSO THOR VOLUME 1

Este encadernado lançado em Setembro de 2006 pela PANINI reúne as edições originais de Thor 337 a 348 publicadas originalmente a partir de 1983.

A primeira parte do encadernado (Thor 337 a 340) traz a Saga de Bill Raio Beta, Walter Simonson afirmou em uma entrevista que quando começava a escrever um título ele queria tentar fazer algo que nunca tinha sido feito antes com o personagem e resolveu criar alguém digno o bastante pra levantar o martelo de Thor, este personagem deveria ser não somente digno mas um guerreiro por natureza e foi assim que surgiu o alienígena Bill Raio Beta. Um fato importante é que foi no final desta saga que Odin faz com que Donald Blake deixe de existir, retirando o encantamento do martelo de Thor e passando-o para o martelo de Bill Raio Beta para que o mesmo pudesse ao bater o martelo no chão assumir uma forma menos assustadora.

Thor

Lorelei é apresentada pela primeira vez, a irmã mais nova de Encantor se alia a Loki no intuito de conquistar Thor.

A edição 341 marca a primeira aventura de Thor como Sigurd Jarlson, identidade secreta conseguida por Nick Fury, Thor não mais se transformava num frágil humano, pelo contrário, ele apenas se disfarçava com um óculos e rabo-de-cavalo (os leitores mais atentos vão perceber uma super participação especial nesta história). Lorelei começa seu estratagema de conquistar Thor fingindo ser apenas uma mortal. Thor tem que lutar contra o dragão Fafnir.

As edições 342 e 343 trazem a história do último viking, uma das mais emocionantes do encadernado, é o último viking que ajuda o poderoso Thor a derrotar o dragão Fafnir.

E finalmente as edições 344 a 348 mostram o combate de Thor com o Elfo Negro Malekith, um personagem muito legal nos é apresentado, trata-se de Roger Willis, o guardião da Caixa dos Invernos Antigos, que apesar de todo esforço de Thor, é aberta no final deste encadernado e possibilita a fuga do demônio Surtur.

Em cada uma das doze edições deste encadernado havia um prólogo mostrando Surtur e preparando o terreno para sua libertação.



OS MAIORES CLÁSSICOS DO PODEROSO THOR VOLUME 2

Lançado aqui no Brasil em Abril de 2007 pela PANINI reúne as edições originais de Thor 349 a 359.

A primeira parte do encadernado (edições 349 a 355) reúne a Saga de Surtur. Aqui, Simonson atinge o ápice de seu período em Thor, o que eu achei mais fantástico ao reler esta saga foi a capacidade extraordinária de Simonson de conduzir a história em diferentes frentes e no final todas se interligarem. De um lado, temos grandes combates como os asgardianos liderados por Bill Raio Beta e auxiliados pelos Vingadores e Quarteto Fantástico enfrentando os demônios de Surtur na Terra enquanto que Odin, Loki e Thor enfrentam Surtur em Asgard. Do outro lado, temos as crianças de Asgard e Frigga procurando abrigo e Roger Willis e Johnny Storm tentando selar a Caixa dos Invernos Antigos no reino das fadas.

Thor

A outra metade do encadernado traz histórias menos épicas, mas igualmente fantásticas. Odin está desaparecido mas não morto, e Thor acaba encontrando seu avô Bor em meio a imensidão gelada numa edição ilustrada pelo desenhista convidado Sal Buscema (que viria a desenhar regularmente o título depois da passagem de Walter Simonson) . Os asgardianos estão presos na Terra por causa da destruição da ponte do arco-íris e isso gera inúmeras situações divertidas com os 3 guerreiros, em especial Volstagg. Bill Raio Beta enfrenta o Homem de Titânio e em Asgard, Thor é enfeitiçado por Lorelei e entra numa de apoiar Loki a assumir o trono no lugar de Odin.

Ao final do encadernado os asgardianos voltam à asgard graças a um portal aberto simultaneamente por Thor em Asgard e Bill Raio Beta na Terra.



OS MAIORES CLÁSSICOS DO PODEROSO THOR VOLUME 3

Lançado aqui no Brasil em Junho de 2008 pela PANINI reúne as edições originais de Thor 360 a 369.

As primeiras histórias do encadernado (Thor 360 a 363) mostram Thor cumprindo a promessa que fizera lá no primeiro volume de resgatar as almas humanas enviadas a Hel por Malekith. Thor vai a Hel junto com os Eihenjar, os guerreiros de Valhalla. Durante o combate Thor é ferido no rosto e passa a usar uma máscara vermelha feita com um pedaço de sua capa pra esconder os ferimentos. Também é na saída de Hel que Skurge, o Executor, desgostoso com a preferência de Encantor por Heimdall, acaba se sacrificando pra garantir a retirada de Thor e dos Eihenjar.

Já de volta a Terra, Thor devolve as almas humanas e acaba enfrentado Kurse, o elfo negro Algrim, o Forte “turbinado” por Beyonder que tava na Terra em virtude de Guerras Secretas II.

As edições 364 a 366 mostram as aventuras do Sapo do Trovão! Querendo que o irmão não participasse do Alpingi, a cerimônia que iria eleger o próximo soberano de Asgard, Loki usa a energia da Espada de Surtur para enfeitiçar Thor e o transformar num sapo. Depois de muitos problemas, Thor finalmente consegue retornar a Asgard e enfrentar Loki, mas é Volstagg que salva a pátria destruindo por pura sorte a espada e o maquinário que extraia suas energias e assim devolvendo Thor a sua forma original.

Thor

As duas últimas edições do encadernado são desenhadas por Sal Buscema e mostram Thor pela primeira vez usando barba (pra encobrir os ferimentos em seu rosto infligidos por Hela). Thor renuncia o trono de Asgard e indica Balder o Bravo para o cargo. Porém Balder era na verdade Malekith disfarçado que acaba sendo morto por Kurse. Thor parte então para descobrir o verdadeiro paradeiro de Balder e resgata o amigo que havia sido aprisioando por bruxas trolls.

Thor

Agora, finalmente, temos a continuação desta história depois de quase 3 anos com o lançamento desta a quarta edição dos Maiores Clássicos do Poderoso Thor já nas bancas. Os Maiores Clássicos do Poderoso Thor 4 é mais fino que as edições anteriores, tem somente 4 histórias sendo uma mini-série em 4 partes do Balder, o Bravo explicando o que aconteceu no tempo que Balder ficou junto com a rainha norne Karnila (super elogiada esta mini-série) e 4 histórias do Thor, respectivamente as edições 371 a 373, nelas o Deus do Trovão tem que lidar com a Autoridade de Variância Temporal (sim, aquele pessoal da AVT que apareceu nas histórias da Mulher Hulk), lutar contra Zaniac pela vida de Jane Foster e ainda se vê em meio a mega-saga Massacre de Mutantes. E no final de tudo Hela amaldiçoa Thor com aquela maldição
dos ossos quebradiços deixando o caminho aberto pro Volume 5 em que Thor traja a armadura protetora. Todo o volume 4 é desenhado por Sal Buscema e escrito por Walter Simonson.

P.S.: pra conseguirem as edições 1 a 3 eu sugiro uma busca em sebos ou mais fácil ainda: uma rápida visita aos sites de leilão (ainda vai apagar mais barato que o preço de capa). Outra opção é fazer um cadastro no fórum da panini e acessar a área de classificados do site.

Não importa como se você não possui estas edições em formatinho, corra atrás porque são imprescindíveis na coleção de qualquer fã do Deus do Trovão.

Fabrício Mesquita

comments powered by Disqus