segunda-feira, 30 de maio de 2011

Como foi o Marvel Day II: Revelações dos Editores da Panini


Foi fantástico. Creio que este seja o adjetivo perfeito para representar o segundo Marvel Day, que teve diversas atrações, mas destacarei as novidades que a Panini anunciou no evento. Preparem-se, pois a editora anunciou novas revistas, mudanças nos mixes e tudo o mais.

A segunda atração do evento foram os editores da Panini, que novamente marcaram presença no Marvel Day para tirar todas as duvidas das pessoas ali presentes. Sendo assim, logo no começo, Paulo França já anunciou, a Panini lançará após o Cerco uma nova revista para substituir a Reinado Sombrio, e ela se chamará, Capitão América e os Vingadores Secretos.

Quando questionados sobre a vindoura mini Terra das Sombras envolvendo o Demolidor, o editor Fernando Lopes brincou com a platéia e falou que internamente os editores chamam a saga de Sombralândia e comentou que por um segundo cogitou chamar assim a mini, mas deixou claro que ela se chamará Terra das Sombras e será publicada em Universo Marvel. Assim como atualmente o Hulk vem dominando a revista com sua saga, logo adiante será a vez do Demolidor tomar conta da revista.

Uma surpresa nas novidades reveladas pelos editores é que a revista Novos Vingadores mudará de nome, ela será chamada apenas de Vingadores, já que a revista suportará no futuro além de Novos Vingadores a nova revista chamada de Vingadores (sem adjetivos) e uma nova revista, a Academia dos Vingadores.

Saladino sempre muito inspirado

A saga mutante Segundo Advento que começa mês que vem, também foi alvo de perguntas. Foi perguntado qual o motivo de terem dividido a saga entre a revista X-Men e X-Men Extra. Rogério Saladino, editor das revistas mutante e do Aranha falou que toda a saga se passa em um tempo cronológico muito pequeno, a história anda num ritmo muito rápido. Acabaria por estragar a "velocidade" da trama publicar toda a saga em uma só revista, pois seria preciso esperar um mês inteiro para ler a continuação. Assim é possível ler 3 edições da saga em ordem na revista X-Men e mais três edições em ordem na X-Men Extra. Os editores deixaram claro que publicarão a mini em ordem cronológica, o que poderá fazer com que a revista dos Novos Mutantes apareça em X-Men e Legacy na X-Men Extra durante o evento.

Ainda envolvendo os mutantes, foi prometido um bom material envolvendo os X-Men para acompanhar o novo filme dos mutantes. Qual será o conteúdo do material ainda é segredo, mas já foi descartado o fato de ser a Era do Apocalipse.

Os fãs do Deadpool podem voltar a respirar. O mercenário tagarela estará de volta na X-Men Extra agora no segundo semestre.

Foi confirmado também um novo encadernado da linha Deluxe para o Capitão América, um para Junho e outro para Julho. Assim juntando os dois encadernados, serão publicadas as primeiras 21 edições da dupla Ed Brubaker e Steve Epting na revista do Capitão América.

Fãs do Thor terão finalmente seu pedido realizado. Após o lançamento de Maiores Clássicos do Thor 4 que foi publicado recentemente, um quinto volume já está sendo encaminhado.*

Quanto ao Cosmo Marvel, Saladino em conversa pessoal comigo falou que infelizmente não existem planos para o cosmo por enquanto. Nem para publicar a vindoura saga.

A surpresa no bate papo foram as diversas perguntas envolvendo assuntos que não envolvem os mixes das revistas. O trio por exemplo foi questionado quanto a revolução editorial do ano passado. Foi dito que X-Men Extra é uma das revistas mais vendidas, e que a Universo Marvel teve uma crescente nas vendas.

França antes do olho roxo ao ameçar um spoiler

Lopes foi questionado também sobre porque alguns lançamentos são feitos apenas junto de lançamentos de filmes dos mesmos personagens, também foi perguntado se os filmes de fato aumentam as vendas e se esses leitores se mantém no mercado. Lopes surpreendeu na reposta, disse que são muito poucos os leitores que saem do cinema e compram uma revista do personagem, e dos que compram, um número muito inferior se mantém comprando. Isso se deve, de acordo com Lopes, pelo fato de que o mercado americano atualmente adota a ideia de arcos longos, assim a pessoa sai do cinema e quando compra a revista se depara com o personagem com uma personalidade totalmente diferente em uma história que para ele é confusa, pois provavelmente estará na metade de um arco. Para isso servem os lançamentos de encadernados de ótimas fases, pois mostram na grande maioria os mesmos personagens vistos nos cinemas, em uma história com início, meio e fim, e ótima qualidade.

Por diversas vezes durante o bate-papo, os editores foram questionados sobre decisões editoriais tomadas por eles, a resposta foi praticamente a mesma que foi mostrada na trilogia de notícias do Leonardo Bento, clique aqui, aqui e aqui para ver as três notícias feitas por ele. Ou seja, muito do que se publica por aqui, é reflexo da matriz na Itália. A própria revista Capitão América e Vingadores Secretos é idêntica a uma revista italiana.

O trio de editores também foi questionado sobre o marketing da editora. Lopes tomou o microfone e foi logo avisando que o marketing é um departamento a parte do deles. Eles não tem nenhuma decisão quanto a isto.

Outro questionamento feito aos editores foi sobre por qual motivo a Panini não lança figurinhas dos heróis Marvel. Mais uma vez, Lopes comentou que isso também não pertencia ao seu departamento, mas que já havia trabalhado com isso na Panini antes. Lopes inclusive brincou dizendo que gostaria que mais alguns álbuns dos heróis Marvel fossem lançados, pois assim ele teria um acréscimo no seu salário.

Lopes e seu sorriso maroto

Vamos agora ao que interessa. Vejamos como ficarão os mixes das revistas após o Cerco.
O que mudará? Onde vai parar qual revista? Descubra tudo agora.

Capitão América e os Vingadores Secretos: Capitão América, Vingadores Secretos e Guerreiros Secretos.

Vingadores: Vingadores, Novos Vingadores e Academia dos Vingadores (esse nome é uma tradução literal do nome em inglês, pode estar sujeito a mudanças).

Universo Marvel: Hulk, Incrível Hulk, Demolidor, Quarteto Fantástico, Justiceiro e Thunderbolts, (provavelmente este será o mix após as sagas de Hulk e Demolidor).

Homem de Ferro & Thor e Homem-Aranha continuarão com os atuais mixes. Avante,Vingadores! manterá o mesmo sistema de arcos completos. Não foi falado como ficará a revista do Wolverine após o final de Wolverine: Origins e de Wolverine: Arma X. Nada foi dito sobre as revistas mutantes após Segundo Advento.

E essas são as revelações que os editores da panini fizeram este ano no Marvel Day. Esbanjando humor e simpatia, o trio de editores responderam a todas as perguntas das pessoas presentes no evento. Tanto durante o bate papo quanto após, em conversas pessoais onde muita gente tirou suas dúvidas.

No final, uma brincadeira de perguntas e respostas, com sortudos que tiveram suas cadeiras sorteadas foi feito. Os sortudos escolhidos por eles participaram de um quiz de perguntas e respostas, com seis questões referentes a super-heróis onde os editores poderiam ajudar em um segundo momento nas respostas. No jogo o "apadrinhado" do editor Saladino saiu vitorioso após uma virada do jogo e levou para casa uma Biblioteca Histórica Marvel! As outras duas concorrentes também ganharam Bibliotecas Históricas.

Quiz com os editores da Panini

Assim se passou mais um Marvel Day. Com editores tirando as duvidas de todos ali presentes. Com sorteios rolando o tempo todo. Com muita interação entre os palestrantes e os que lhes assistiam, o Marvel Day provou que vem em uma crescente. Torcemos agora para que a terceira edição chegue logo e que a crescente qualidade se mantenha. Fantástico, assim foi o segundo Marvel Day.

*Agradecimentos a Leonardo Bento pela informação.

Kinhu Heck

comments powered by Disqus