domingo, 1 de maio de 2011

Maratona 616: Top 10 Escritores de Thor

Thor Escritores

Depois de conferir nossa lista dos Melhores Desenhistas de Thor, não podíamos deixar de falar sobre os célebres escritores que criaram uma verdadeira nova mitologia para o Deus do Trovão da Marvel. Confira nosso Top 10:

10 - Gerry Conway
Com a saida de Stan Lee do roteiro, coube a Gerry Conway assumir o título no final de 1972. Em suas aventuras, Thor frequentemente fazia parceria com sua versão grega da Marvel, Hércules e foi justamente aqui que um célebre arauto de Galactus apareceu pela primeira vez, o Senhor do Fogo. No final de seu tempo em 1975, colocou Thor em conflito com o panteão mitológico egípcio.

Thor Escritores



Thor Escritores9 - Michael Avon Oeming
Mesmo não tendo produzido muitas histórias, Michael Avon Oeming se destacou em um período pouco apreciado de Thor, encerrando o quarto volume de sua série mensal com o elogiado arco de histórias Ragnarok, que culminou no fim de Asgard. Mais tarde, faria a minissérie Blood Oath ao lado de Scott Kollins, onde teve igual sucesso. E desde então ele é um dos escritores modernos mais apreciados pelos fãs do Deus do Trovão.



8 - Roy Thomas
Em 1994, o editor Roy Thomas assumiu o título do Thor depois de um período mais morno das histórias do Deus do Trovão. Nessa fase, Donald Blake voltou, Thor mudou de uniforme mais uma vez e passou a se associar a um outro grupo de Deuses em suas aventuras. Durou apenas mais um ano, finalizando com uma saga orquestrada pela vilã Hela.

Thor Escritores

7 - Robert Rodi
O novelista Robert Rodi fez fama nos quadrinhos em pouco tempo devido a excelente recepção da minissérie Loki, focada no irmão maligno de Thor, conseguindo o feito de nos fazer simpatizar com ele ao mostrar seu lado da história, em outra tentativa de se tornar senhor de Asgard. Rodi agradou tanto aos fãs do Deus do Trovão que depois esteve envolvido em outros projetos do universo do herói, como Thor: For Asgard e Astonishing Thor (anunciado para 2013).

Thor Escritores

6 - Matt Fraction
Matt Fraction foi um dos inúmeros autores a colher os frutos da passagem de J.M. Straczynski no título, fazendo a participação de Thor no evento Invasão Secreta, mas também acrescentou muito ao universo do herói com uma trilogia de one-shots mostrando o passado de Asgard e seus habitantes em diferentes ciclos do Ragnarok, o fim do mundo da mitologia nórdica. A trilogia fez tanto sucesso que Fraction foi o primeiro a ser lembrado quando Straczynski anunciou sua saída, e desde então está escrevendo a série mensal, que recentemente recomeçou do zero e mudou o nome para The Mighty Thor, marcando também a volta de Olivier Coipel às páginas da revista.

Thor Escritores

5Thor Escritores - Dan Jurgens
Com o fim da malfadada saga de heróis renascem, coube a Dan Jurgens roteirizar a revista do Deus do Trovão ao lado do desenhista John Romita Jr. Nesta nova fase, surge um novo hospedeiro na vida do Deus do Trovão, Jake Olson. Ficando por mais de seis anos no título, Jurgens marcou por criar os Deuses Negros como vilões dos Asgardianos e a Thor Girl. Mais adiante, matou Odin e fez com que Thor se tornasse o monarca de Asgard. O seu arco "Reigning" é um dos mais lembrados até hoje, onde num futuro alternativo teremos os deuses mais próximos da Terra e até mesmo voltando a serem adorados.



Thor Escritores4 - Tom De Falco
Tom de Falco teve a árdua missão de pegar as histórias de Thor após a marcante saida de Simonson da revista. Provavelmente ciente de que precisava tomar uma direção completamente nova, criou um 'novo' Thor com a consciencia do humano Eric Masterson a ele vinculada. O vínculo com os vingadores ficou ainda mais evidente até mesmo dentro das revistas, colocou o Deus do Trovão em célebres batalhas como contra o Gladiador de Shiar e o Fanático, e por fim, criando a Thor Corps. Antes de sua saída do título, o Thor original voltou e Masterson passou a viver uma vida de herói como Trovejantes, assim que ganhou um martelo de Odin. Nas revistas escritas por Tom, havia umas curtas historinhas escritas paralelas a principal chamadas 'Tales of Asgard'.



3 - Stan Lee
Ao lado do irmão Larry Lieber e de Jack Kirby, Stan Lee é um dos criadores de Thor, então não há muito a ser dito sobre sua contribuição ao universo do herói que não seja redundante. Lieber não permaneceu muito tempo, escrevendo apenas a primeira aparição do herói na revista Journey into Mystery (que depois viria a se tornar The Mighty Thor), mas foi ao lado de Kirby que Lee fez de Thor um sucesso, inclusive pelas famosas histórias no fim de cada edição, Tales of Asgard, mostrando contos de Asgard antes do Deus do Trovão chegar à Terra. E se o próprio Lee já disse inúmeras vezes que esse foi um de seus trabalhos favoritos, quem somos nós para negar sua importância, não é?

Thor Escritores

2 - J.M. Straczynski
O celebrado autor J.M. Straczynski apresentou uma idéia ousada à Marvel quando ninguém parecia saber o que fazer com o personagem: e se ao invés de ficar em outra dimensão, Asgard se mudasse para a Terra, mais especificamente no interior dos Estados Unidos? Esse é o principal mote de sua memorável passagem na revista, que marcou o lançamento do quinto volume da série mensal do Deus do Trovão, e incluiu outras novidades como Thor no papel de rei e Loki assumindo um forma feminina, naquele que se mostrou um dos planos vilanescos mais geniais de todos os tempos. No fim Straczynski acabou saindo da revista por conta de suas desavenças com Joe Quesada, mas ninguém nega que ele é o principal responsável pelo momento atual de Thor, culminando no filme.

Thor Escritores

1 - Walter Simonson
O desenhista e roteirista americano Walter Simonson certamente ficará marcado em toda sua carreira por dois trabalhos na Marvel, seu X-Factor e sua passagem na revista do Deus do Trovão. Seu mérito é tamanho que todos os Maiores Clássicos do Thor que saíram até o momento se voltam seu período como escritor e desenhista por volta de 1983–1987. Simonson foi quem criou Bill Raio Beta e envolveu Thor em aventuras com os demais personagens baseados em mitos asgardianos como Elfos Negros, Anões, Dragões, dentre outros. A célebre história em que o Deus do Trovão também virou um sapo também entra nesta fase, além da marcante batalha contra a Serpente de Midgard. No final de seu período, Simonson deixou de desenhar as histórias, passando para Sal Buscema a arte.

Thor Escritores

Pronto, está fechado nosso Top 10 das equipes criativas do Thor. E qual seria a sua? Algum nome preferido não se encaixou aqui na nossa que você gostaria de ver? E quem seria seu número um para você? E continue atento por mais do nosso Top10 aqui!

Rafael Brizola e Coveiro

comments powered by Disqus