quinta-feira, 19 de maio de 2011

Cable: Batalha final em três atos

Após mais uma dentre inúmeras batalhas de vida ou morte com o X-Man renegado Lucas Bishop, Cable presenciou a primeira demonstração de poder mutante de sua protegida, a jovem Esperança Summers. Com a ajuda da jovem "messias", o mercenário conseguiu consertar sua máquina do tempo usando as peças da máquina de Bishop, e agora tenta voltar para o presente. O único problema é que, sem saber, ele está levando um carona nessa viagem.

Cable e Esperança

Ato 1 – Lições de História

Cable e Esperança

Nathan e Esperança vão parar em Manhattan, no ano de 1614, em um bosque. A jovem fica fascinada com a água pura de um lago, água que ela nunca viu em seu futuro devastado. Perto dali, Bishop se surpreende ao ver que foi levado junto, mas não há tempo a perder: a criança deve morrer. Mas antes que ele possa apertar o gatilho, uma revoada de pássaros chama a atenção de Cable, e outro salto temporal é dado. Do passado, o trio vai parar no futuro, em 2493.

A viagem temporal deixa Bishop momentaneamente desorientado; Cable percebe isso e explora a vantagem fazendo outro salto temporal, para a Manhattan de 1776, durante a Guerra Revolucionária Estadunidense (não sabe do que se trata? Taí uma boa oportunidade de pesquisar e aprender mais sobre História). Bishop, pela cor de sua pele, é confundido pelos soldados com um escravo, enquanto Cable se mistura ao combate; no presente, em Utopia, essa "pequena bagunça cronológica" faz com que Loa e Pedreira se surpreendam ao lerem um livro de História e verem Cable e Esperança em um retrato da guerra.

Cable e Esperança

Novo salto temporal, agora para a Nova York de 2220. "Quando estamos?", indaga Esperança, mas Cable não sabe a resposta, seu dispositivo temporal desregulado. A idade avançada e os ferimentos atrasam os movimentos de Nathan; pra piorar, ele percebe que há uma trava de segurança no dispositivo temporal, que aciona o sistema de apoio sempre que usado – o sistema de apoio, vale lembrar, ainda está instalado no braço de Bishop. Cable Jr. – ops, quer dizer, Esperança – sugere que os dois tentem abrir a maior distância possível de Bishop, o que poderia romper contato entre o sistema primário e o sistema de apoio do dispositivo.

Quando a adolescente diz estranhar Nova York nessa época, Cable explica que a massa de terra à frente deles não existia no último salto... mas antes que possa terminar sua explicação, ele sofre uma parada cardíaca. Mesmo nervosa, Esperança coloca em prática seus aprendizados em primeiros socorros, e consegue reanimar seu “pai”. De quebra, formula um novo plano: deixa rastros a serem seguidos por Bishop, terminando na água, e se revela pedindo a ele que os deixe em paz. Ele se recusa, novamente falando da desgraça que a jovem "messias" trará quando começar a odiar o mundo. Nesse instante, Cable aciona o salto temporal para o passado... quando a massa de terra em que Bishop estava pisando não existia! Mas os dois sabem que Lucas não morreria tão facilmente, e precisam seguir em frente.

Ato 2 – Trágico reencontro

É quando os dois vão parar em 2044 – o ano em que a jornada de Cable e Esperança começou. Cercados por "cobradores de pedágio" da Assembleia Estatal, os dois são recebidos com uma saraivada de tiros. Cable é atingido e novamente seu coração falha. Mas Esperança mostra que aprendeu bem as técnicas de sobrevivência e combate, e rapidamente derruba boa parte de seus adversários. Porém, ela ainda está na mira de um cobrador...

Cable e Esperança

...até ser salva por um grupo de soldados liderados por uma mulher. Recuperado da parada cardíaca, Nathan reconhece a ex-garçonete Sophie Petit, que os acolheu quando Esperança ainda era um bebê. Após colocarem os assuntos em dia, eles partem para a base de Sophie no Central Park. Sem que eles saibam, em outra parte da cidade, Bishop reencontra os membros da Assembleia, que reconhecem seu major e estão prontos para seguirem suas ordens.

Sophie mal tem tempo de se surpreender com a descoberta de que o bebê de quem cuidou dois anos atrás já é uma adolescente, pois logo Bishop e seus seguidores surgem dando início a um tiroteio perto dos escombros do Radio City Music Hall. O motorista do jipe de Sophie é abatido no confronto, e Esperança precisa dirigir em seu lugar – mesmo não tendo praticamente nenhuma experiência com carros. Ela consegue escapar dos tanques de Bishop, mas colide com um rochedo; os três saem voando em direção à morte, e Cable sabe que só poderá salvar uma. Ele agarra Esperança a tempo de um salto temporal em segurança com ela para 1933. Em 2044, Sophie Petit, ex-garçonete e ex-guerrilheira, morre.

Cable e Esperança

Ato 3 – O fim de uma batalha de eras

Não há tempo para velar os mortos. Em sua fuga de Bishop, Cable e Esperança atacam um grupo de gangsteres e roubam suas armas e seu carro. O assalto vem bem a tempo, com Bishop chegando e atirando para todos os lados. Logo as facções rivais de gangsteres veem, embasbacados, os três desaparecendo do nada; sem entender nada, o jeito é fazer uma trégua.

Em 2037, a guerra continua em frente ao que sobrou do MoMA (Museum of Modern Art). Bishop joga uma granada. Para escapar, mais um salto temporal: 1953, agora com o MoMA em perfeito estado. Esperança se pergunta se toda a devastação no futuro não seria mesmo culpa dela, mas Cable a convence de que só ela pode controlar sua vida e seu destino. Bishop acha uma besta medieval e dispara uma granada numa flecha. Novos saltos temporais.

A cada salto, o trio se encontra mais próximo do nosso presente. Cable leva Esperança para o metrô – mas não dentro de um vagão, e sim andando sobre os trilhos. Ao seguir o rastro dos dois, Bishop é pego em novos saltos temporais, e quase é atropelado por um trem... mas ainda não foi dessa vez.

Cable e Esperança

Ele os encontra. Pra piorar, Cable novamente fraqueja e Esperança não tem coragem de atirar em Bishop a sangue frio; o ex-policial aproveita a oportunidade para derrubá-la com seus poderes. Nathan reúne suas forças para um último ataque, mas mal consegue ferir Bishop, que de quebra ainda o perfura com uma espada. Bishop só não contava com o ataque de Esperança... e embora a menina não consiga feri-lo, ela garante o tempo de que Cable precisava para se recuperar e instalar um dispositivo no braço de Lucas.

Bishop é enviado para a Terra completamente devastada de 2700. Basta apertar um botão para voltar, ele pensa. Mas então descobrimos que o dispositivo recém-instalado em seu braço era uma bomba, que destrói o sistema de apoio para saltos temporais. Agora preso no futuro morto que ele mesmo criou, resta a Bishop passar o resto dos seus dias se perguntando se fez a coisa certa.

Cable e Esperança

Na década de 1990, Cable revela a Esperança que ainda tem sua máquina do tempo, mas agora os dois só podem ir para o futuro, como antes. Finalmente livres de seu algoz, os dois rumam para um antigo depósito de Nathan, onde fazem seus primeiros socorros e pegam algumas poucas armas, por precaução. Em seguida, viajam para Westchester (onde Esperança quase atropela uma menina ruiva... Jean??). Chegando à Mansão X, os dois se preparam para seu último salto cronológico, relembrando as duras experiências que tiveram juntos e a cumplicidade que formaram entre si. Então, saltam. É hora de voltar pra casa.

Assim chega ao fim a jornada de Cable e Esperança pelas mais distantes eras, nas histórias publicadas em X-Men Extra 110, 111 e 112, com roteiro de Duane Swierczynski e arte alternada de Gabriel Guzman, Giancarlo Caracuzzo, Alejandro Garza e Denys Cowan. Se eles encontrarão os X-Men? Saberemos em breve, no Segundo Advento...

Fernando Saker (texto) e Coveiro (imagens)

comments powered by Disqus