quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dia do Orgulho Nerd: "Não entre em Pânico"

Hoje, dia 25 de Maio, é o Dia do Orgulho Nerd (ou apenas Dia da Toalha, para boa parte dos nerds). Nesse dia o primeiro filme da franquia Star Wars faz aniversário e também os fãs de Douglas Adams, autor de Guia do Mochileiro das Galáxias, o homenageiam. Dessa forma, esse dia tornou-se nosso e, sendo assim, nada melhor para comemorar do que remexer nas nerdices da Marvel Comics fora de seu próprio universo.

Nerds

10 – Uma odisséia eletrônica

Nerds

Um dos filmes mais cults e nerds de todos os tempos, sem dúvida, é Tron, sendo referenciado em outras obras até hoje(aposto que você já viu em algum lugar a cena da moto virando em 90º). No entanto, provavelmente muitos que estão lendo esse texto nem tinham ouvido falar dele até ano passado, quando tivemos o lançamento de Tron Legacy, a continuação do original de 1982. Mas por que esse filme é tão cultuado? Porque mesmo sendo fracasso de bilheteria ele estava muito a frente de seu tempo, falando de linguagens de programação, hackers, softwares, sistemas internos, dados e ia fundo na informática, sendo que naquela época, era muito raro pessoas terem computadores em casa. Inclusive esse conceito de "avatar" (explorado em filmes como Matrix, Avatar e Substitutos) tem sua origem em Tron. E a Marvel envolve-se nesse filme extremamente nerd justamente na promoção de Tron Legacy, com várias capas apresentando seus personagens na versão Tron e no lançamento da revista Tron: Betrayal, um prelúdio do segundo filme.

Nerds



09 – O mensageiro do Inferno

Nerds

Em 1977 a Marvel cedeu os direitos de seus personagens para a Toei Company por três anos, com carta branca para que ela fizesse qualquer coisa. Isso deu origem à história de Takuya Yamashiro, um jovem que presencia a queda de um UFO. O disco voador em questão nada mais era do que a nave de combate Marveller. Atendendo a misteriosos chamados telepáticos, nosso herói chega ao local e encontra um alienígena chamado Gallia, príncipe do Planeta Spider. Este lhe dá seu bracelete que lhe injeta um extrato de aranha que concede ao rapaz os incríveis poderes do Homem-Aranha, com direito ao robô gigante Leopardon e ao aranhamóvel Spidermachine G-7. Esse seriado entrou na história, pois foi o primeiro com robô gigante. Achou bizarro? Então confira a abertura:



08 - Perdidos na Ilha

Nerds

Talvez a série mais nerd de todas seja Lost. A jornada dos sobreviventes do vôo 815, que completou um ano de seu término no último dia 23, movimentou a televisão mundial e mudou a história das séries de Tv. Com Lost a experiência de ver Tv não se prendia apenas aos 40 minutos de exibição da série, isso era apenas o começo, pois assim que o episódio da semana se encerrava, os fãs tomavam a Internet, debatendo em fóruns, acessando sites oficiais da séries, participando de ARGs e procurando easter eggs, referências religiosas, filosóficas e culturais. Aliás, o termo ARG (Alternate Reality Game) se popularizou bastante entre os nerds, tanto que hoje em dia até bancos utilizam em campanhas promocionais. A tela da Tv não era suficiente para conter o "fenômeno Lost", que invadiu outras mídias, como games e quadrinhos, e é aí onde a Marvel entra. Aqui e aqui abordei todos os easter eggs que tomaram conta das revistas pouco antes da estréia da 4ª temporada da série.

07 – Novos Transformers

Nerds

Quer coisa mais nerd do que Transformers? Temos carros que viram robôs gigantes que, além de tudo, são alienígenas e, no filme, o jovem Sam, que é um típico nerd, se dá bem com a linda Mikaela. Falando nela, na vida real a bela Megan Fox tornou-se musa nerd para muitos, principalmente por conta de aparições como essa. Além dessa nerdice toda, os poderosos Autobots também estão nas HQs, onde aliaram-se aos Novos Vingadores, na sua saudosa formação original (antes de serem Novíssimos Novos Novos Vingadores ou coisa do tipo). Na história os Decepticons fomentam uma guerra entre a Latvéria e um país vizinho, motivando a união dos heróis para impedir isso. Fora esse encontro, nossos queridos robôs gigantes também foram publicados na Marvel, de setembro de 1984 à Julho de 1991, durando exatas 80 edições.

06 – Poderoso COBOL

Nerds

Algo que muitos nerds fazem é colecionar action figures, conhecidos por nossas mães, namoradas e afins como "bonequinhos". Uma prática comum nos anos 80 era associar os bonecos à desenhos ou HQs, justamente para motivar os garotos a comprarem seus heróis. Transformers e os clássicos Comandos em Ação são os maiores exemplos desse tipo de iniciativa, mas a Marvel também lançou a sua em dezembro de 1979, com a revista de Rom, o Cavaleiro do Espaço. O personagem, que se chamaria Cobol por causa da linguagem de programação, recebeu sua chance nas revistas para alavancar as vendas de seus bonecos, o que não aconteceu, já que foi um fracasso completo. O designer do brinquedo, Bing McCoy, culpou as péssimas embalagens e a campanha de marketing. Bem, ele só esqueceu de notar que o boneco era medonho, pois a campanha fez mais sucesso que o brinquedo, já que a revista de Rom teve 75 edições, publicadas ao longo de sete anos. O cavaleiro galadoriano encontrou vários personagens clássicos da Marvel, sendo inclusive protagonista da Guerra dos Espectros, seus maiores inimigos que estavam ameaçando a Terra e envolveram vários personagens na luta. Outra curiosidade, sua arma inspirou Forge a criar um anulador de poderes que tirou as habilidades de Ororo Munroe.

05 – Mutantes masKarados

Nerds

Em 1994 o filme O Máskara chegou aos cinemas, fazendo grande sucesso e alavancando de vez a carreira do ator Jim Carrey. Tamanho sucesso levou ao lançamento de uma versão animada dessa história, que durou três temporadas (1995-97) e era bem divertida. Mas o que isso tem a ver com a Marvel? Bem, no episódio The Terrible Twos dois adolescentes viciados em HQ resolvem ser picados por um inseto radioativo, visando assim ganhar poderes. Eles vão para um usina nuclear e ficam radioativos, mas esquecem do inseto, passando mal e desmaiando. A ambulância deles bate, derrubando em uma sapataria um dos jovens, que em contato com a cola ganha as propriedades dela e torna-se o Gosmento, enquanto o outro cai em um aquário e se torna o Cara de Peixe, que não passava de um peixe inútil. Além de todas essas referências, o Máskara ainda vira Byclops e Ferramentarine durante a luta com os vilões. Nunca assistiu essa pérola? O episódio completo, em inglês e sem legendas, está abaixo:



04 - Quem veio primeiro? Sentinela ou T-800?

Nerds

Essa é uma curiosidade interessante. James Cameron disse que sonhou com um robô vindo do futuro para matá-lo e daí veio a inspiração para o roteiro do primeiro Exterminador do Futuro, que trazia justamente um futuro aniquilado pela dominação das máquinas, com um assassino mecânico indo ao passado para exterminar a última esperança da humanidade. A questão é: será que esse sonho não foi inspirado por uma HQ? Em uma sessão de cartas há muitos anos atrás, um leitor questiona se a história Dias de um Futuro Esquecido não tinha plagiado conceitos do filme, mas como bem explicou o editor na época, o tempo entre a publicação nos EUA e aqui era de uns cinco anos (sim, meus caros, o um ano de hoje não é nada), portanto, a HQ era de 1981 e o filme de 1984. Claro que dizer que o filme é plágio seria um exagero, pois as diferenças são grandes, mas as similaridades são tantas que é engraçado imaginar James Cameron lendo uma edição dos X-Men e pensando: "taí uma idéia, hein?". Bem, se assistirmos Pocahontas e Avatar veremos que isso pode não ser tão absurdo assim.

03 – Vida Longa e Próspera

Nerds

A clássica saudação vulcana de Spock tornou-se um ícone, utilizada até mesmo por nerds que não são fãs de Star Trek (ou Jornada nas Estrelas, se você for saudosista). A série original durou apenas três temporadas, sendo cancelada por baixa audiência, mas as reprises conquistaram uma legião de admiradores, que fizeram a primeira convenção de fãs (que deu origem a todas essas que temos hoje) e a série tornou-se um fenômeno. Ela então ganhou versão animada e uma versão em quadrinhos, produzida pela Marvel, e lançada em 1979. Embora a editora não tenha sido a primeira, nem a última, a produzir HQs de Star Trek (até a Distinta Concorrência fez), sem dúvida é algo marcante, sobretudo em 1996, quando Star Trek retornou para a Casa das Idéias e pudemos testemunhar Spock aplicar seu famoso golpe em Wolverine, no crossover que juntou a equipe mutante e a tripulação original. Apesar das boas vendas das revistas de Star Trek, a Marvel abriu mão dos direitos, pois estes eram caros demais e não compensavam.

02 - O homem dos mil papéis

Nerds

Stan Lee não é apenas um roteirista, um produtor ou até mesmo um ator, ele é muito mais do que isso: ele é um ícone vivo. Além de suas já famosas e divertidas aparições em filmes da Marvel, ele está presente em muitas outras produções nerds no cinema, Tv e até mesmo em desenhos animados. O bom velhinho já discutiu com o Cara da Loja de Quadrinhos nos Simpsons, dirigiu ônibus em Heroes, foi vítima de assalto em Nikita e, meio a contragosto, debateu sobre a genitália do Coisa em Barrados no Shopping. Fora isso, Stan participou de forma hilária na sitcom mais nerd dos últimos tempos, The Big Bang Theory, além de ter tentando encontrar heróis na vida real no tosco Who Wants to be a Superhero?, que é tão ruim que dá a volta e fica excelente. Recentemente, depois da confirmação que não estará no novo filme dos X-Men, Stan comentou que se o filme for sucesso será porque as pessoas irão assistir repetidas vezes, para tentar achá-lo. Fala sério, tem como não ser fã do velhinho? Atualmente ele continua em sua busca por heróis, dessa vez de forma mais séria, no History Channel, com a série Os Super-Humanos de Stan Lee. Se liga no Marathon-Man:



01 – A gênese do Universo Expandido

Nerds

E o primeiro lugar só poderia ser do aniversariante. Star Wars foi um divisor de águas na história do entretenimento, criando coisas que estão até hoje por aí, como os termos "blockbuster" e "summer movies" (ou "filmes de verão"). Algo que George Lucas criou e que muitas outras obras também passaram a utilizar foi o conceito de "Universo Expandido". Você sabia que Han Solo e Leia possuem três filhos e um deles foi para o lado negro da Força? E você tem conhecimento do casamento de Luke Skywalker com Mara Jade? Sabe quem foi o Grande Almirante Thrawn? Se você assistiu apenas os filmes, não faz nem idéia do que estou falando, mas o universo de Star Wars é muito rico em histórias, pré, durante e pós-filmes. E quem iniciou esse gigantesco universo foi a Marvel Comics, em parceria com o criador da saga, ainda em 1977, ano da estréia do primeiro filme. As seis primeiras edições da revista Star Wars tinham a adaptação do roteiro do primeiro filme, sendo que a primeira foi lançada junto com ele, ou seja, os leitores dessa revista já entraram no cinema com uma pequena prévia da parte inicial de Uma Nova Esperança. Quando a 7ª edição foi lançada, vinha com uma história inédita e aí começou tudo. Essa revista durou 107 edições e teve três edições anuais.


Bem, foi isso. Um pequeno TOP10 que mostra que a Marvel é muito mais nerd do que pensamos, misturando-se com outras mídias além dos quadrinhos. Espero que tenham gostado e acrescentem outras curiosidades que conheçam nos comentários.

Feliz Dia da Toalha! Feliz Dia do Orgulho Nerd! Tenham uma vida longa e próspera e que a Força esteja com vocês!


Eddie

comments powered by Disqus