sábado, 14 de maio de 2011

Novos Mutantes: A calmaria que precede o caos

Os Novos Mutantes passaram por períodos turbulentos recentemente: desde sua reunião, o grupo enfrentou o instável Legião, o deus da guerra Ares e seus antigos rivais, os Satânicos. Também receberam de volta velhos amigos, como Magia, Warlock e Cifra. Agora, a equipe finalmente teve um momento de descanso – é bom eles aproveitarem, porque isso não deve durar muito...

X-Men: Novos Mutantes

Em Utopia, Perigo e o Clube X analisam os recém-revividos Cifra e Warlock. Os cientistas se surpreendem ao observarem que ambos estão livres do domínio do vírus tecnorgânico. Mas embora os exames indiquem que Doug não representa mais um perigo para os X-Men, Emma Frost se mostra contrária à aceitação do jovem de volta à equipe. Emma também não confia nas boas intenções de Illyana Rasputin, a Magia, e suas suspeitas só aumentam quando Warlock afirma que a moça não é a mesma Illyana que ele conheceu, e sim uma "versão 2.0".

Emma decide chamar Illyana para uma conversa. A jovem admite que tem o corpo e a mente de Illyana, mas não a alma: sua explicação remonta à invasão de demônios do Limbo na Terra anos atrás: durante sua passagem pelo confuso tempo do Limbo, Magia encontrou a si mesma ainda criança, antes de ser corrompida por Belasco, e salvou a criança dentro de sua carapaça. Essa ação deveria ter feito a Magia adolescente deixar de existir, mas a magia de Belasco a manteve viva, ao custo de sua alma.

X-Men: Novos Mutantes

A ex-Rainha Branca joga na cara da moça que ela não deve esperar sua simpatia depois de ter causado a perda de um braço em um de seus alunos, e a perda de parte da alma de outra. Em seguida, pergunta por que ela retornou aos X-Men agora. Illyana revela que, em suas viagens temporais no Limbo, descobriu que era essencial vencer Legião, antes que ele matasse os X-Men. Mas a derrota de David Haller era só um dos perigos vindouros: no mesmo futuro, Magia continuou sua busca pelas Joias Sangrentas feitas com os pedaços de sua alma, mas as encontrou tarde demais: elas tinham sido usadas por viajantes do Limbo para invocar os "Deuses Arcanos", que chacinaram os X-Men e trouxeram o fim do mundo. Essa ameaça, ela afirma, ainda existe.

Por sua vez, Doug tenta fazer as pazes com Magma, a quem agrediu gravemente, mas ela não se mostra nada receptiva, bem como seus demais colegas. Depois de rechaçar Doug, Amara o procura e pede que ele vá embora, pois não confia nas mudanças pelas quais ele passou. Cifra explica a ela que seus poderes evoluíram, e ele consegue ver e traduzir a linguagem não só de palavras, mas de movimentos. Ele pede que Amara deixe-lhe falar com ela em uma língua que ele criou só para ela. O que ele disse nessa língua, não sabemos, mas é o suficiente para que a jovem o perdoe de coração.

X-Men: Novos Mutantes

Enquanto isso, sem que os X-Men saibam, um misterioso grupo de militares acaba de retornar do que parece ser o inferno, seus corpos alterados com partes demoníacas. Embora suas intenções não tenham sido reveladas, eles estudam fichas sobre os Novos Mutantes... seriam eles os "visitantes" de quem Illyana falava?

X-Men: Novos Mutantes

Os Novos Mutantes não têm como saber, já que estão ocupados em outra missão, enfrentando uma invasão de mutantes da Terra Selvagem no Japão. Míssil enfrenta Sauron, enquanto Mancha Solar, Cifra e Warlock combatem Lupos, Anfíbius, Bárbarus e Áscaris. Em Utopia, Ciclope e Emma assistem às cenas da missão, e ela tem dúvidas se esse esquadrão deveria estar em campo sozinho. Scott diz que sim.

No Japão, Karma tenta possuir os metamorfos, mas seu poder por algum motivo não funciona. Mesmo assim, Sam derruba Sauron, e com seu reforço, os demais invasores são derrotados. Ou pelo menos assim parecia: uma gosma verde no rosto de Sam parece dominá-lo, fazendo-o atacar Beto, que também sofre a possessão. É então que Shan percebe por que não podia acessar as mentes dos metamorfos: Áscaris está controlando todos.

X-Men: Novos Mutantes

Moonstar enfrenta o vilão no plano físico, enquanto Shan o enfrenta no plano psíquico. Lá, ele tenta possuir a vietnamita, mas ela explica que não veio para brigar, só quer saber por que eles saíram da Terra Selvagem. Áscaris responde que eles souberam que o Asteroide M (atualmente conhecido como Utopia) foi levantado do mar, o que indica o retorno de Magneto. Como seus amigos não quiseram se reunir a seu mestre, Áscaris os dominou. Mas Shan revela que a situação é diferente do que ele acredita: foram os X-Men que resgataram o asteroide, e embora Magneto de fato tenha voltado, ele está do lado de Ciclope, não contra. Uma sondagem mental na moça revela que ela estava falando a verdade.

X-Men: Novos Mutantes

Assim, os metamorfos decidem voltar para a Terra Selvagem e tudo acaba bem. Por sua vez, Emma entende por que Scott permitiu que os Novos Mutantes tivessem seu próprio esquadrão em vez de trabalharem com X-Men mais experientes: ele está estudando os jovens em busca de um novo líder, que ainda tenha puros os ideais de Xavier (que o próprio Scott teve que deixar de lado nesses tempos cruéis para os mutantes), para substitui-lo no futuro. Quando Emma comenta que Míssil deixou a desejar em seu posto de líder na missão no Japão, Ciclope a surpreende: ele pretende encontrar o próximo líder dos X-Men entre os Novos Mutantes... mas nunca disse que teria que ser o Sam!

X-Men: Novos Mutantes

As duas histórias aqui mostradas foram publicadas em X-Men Extra 112, com roteiros de Zeb Wells e arte de Paul Davidson, David López e Álvaro Lópes.

Fernando Saker (texto) e Coveiro (imagens)

comments powered by Disqus