segunda-feira, 30 de maio de 2011

Marvel Day II: Eder Pegoraro e a história das Figuras de Ação no Brasil

Neste segundo Marvel Day, o ciclo de palestras foi aberto com um atrativo a parte para os apreciadores de Action Figures, já que Eder Pegoraro, colunista da revista Mundo dos Super-heróis e editor do site Sala de Justiça – BR, nos presenteou com muitas informações curiosas de como começou a história das figuras articuláveis da Marvel no Brasil.

Photobucket

Eder nos levou pelo túnel do tempo a uma saudosa época para muitos onde os primeiros personagens de heróis a serem comercializados aqui no Brasil pela Gulliver dividiam um mesmo espaço sem qualquer diferença de suas produtoras originais. Batman, Capitão América, Zorro e Fantasma eram parte de um mesmo universo para as crianças brasileiras muito antes de se pensar em Amálgamas entre as editoras Marvel e DC.

De início, essas figuras que ainda não tinham articulações, inicialmente eram monocromáticas, mas curiosamente passaram a ser pintadas artesanalmente pelas mulheres dos trabalhadores da fábrica num outro momento da produção. Eder, chamou atenção para figuras únicas lançadas primeiro no Brasil como o Falcão com seu uniforme verde e o Pantera Negra com um uniforme pra lá de peculiar (que mais tarde viria a tomar uma nova versão, com Surfista Prateado.

Mday

Mais adiante, surgiram as versões “Two Pack” dos personagens, além de veículos especiais que acompanhariam os personagens como o carro do Hulk, lancha do Aranha e as motocas dos mais diversos herói. Mais adiante, Eder mostrou as novas versões em vinil dos personagens (ainda não articulados) e mais uma vez com apenas uma única cor.

As articulações de fato só começariam a aparecer com a produção dos personagens pela Rosita, com um Homem-Aranha e um Hulk de braços articulados. Contudo, o que trouxe certamente maiores lembranças para a platéia foi as peças Marvel temáticas para as Guerras Secretas. Com alguns pontos a mais de articulação, vimos os principais heróis Marvel que participaram da saga (e alguns outros que nem nela estiveram, com o caso do Demolidor), sempre acompanhados de discos especiais com seus respectivos personagens em destaque. Acompanhando-os, também haviam as fortalezas do Aranha e Dr. Destino, além de curiosos veículos aquáticos.

Muito mais adiante, graças ao desenho dos X-Men na TV, novas peças muito mais articuladas surgiram. E não só de mutantes. Outros personagens como Motoqueiro Fantasma, Cavaleiro da Lua e Galactus também ganharam versões nesta nova fase mais moderna.

Mday

Eder, então, chamou atenção para a primeira wave de Legends lançada por aqui, que contava com quatro personagens inicialmente – Hulk, Capitão América, Homem de Ferro e Groxo, este com último com bem menos articulações que os demais. Mais versões de personagens foram surgindo com os filmes, baseados totalmente em seus visuais cinematográficos. E assim a coisa foi avançando até as peças que encontramos atualmente com uma infinita variedade de personagens e escalas disponíveis.

Ao encerrar suas amostras de slides, Pegoraro voltou-se para o público e começou a dar dicas de como começar sua coleção e sugestões de o que considerar a colecionar. A platéia o saudou com uma salva de palmas e chegou a hora dos brindes. Uma sacola com um sortimento de revistas da Mundo dos Super-heróis e um pequeno Action-Figure dado pela loja Coleciona Brinquedos foram entregues para duas meninas sorteadas em nossas urnas e que responderam perguntas feitas pelo Eder.

Mday

E para saber mais sobre o Eder Pegoraro, não deixe de visitar o site Sala de Justiça – BR.

Coveiro

comments powered by Disqus