segunda-feira, 30 de maio de 2011

Como foi o Marvel Day II: As técnicas e curiosidades de Luke Ross



Apesar de ainda estar em sua segunda edição, já virou tradição no Marvel Day: uma das palestras é feita por um desenhista consagrado, que vai compartilhar sua experiência e suas técnicas com o público. Ano passado tivemos a saudosa Adriana Melo; em 2011, foi a vez de Luke Ross conversar com o público - com direito a presente surpresa. Confira!



O desenhista, que já passou por séries como Capitão América e Vingadores Sombrios, nasceu no Estado de São Paulo com o nome de Luciano Queiroz. Por que o pseudônimo "americanizado"? Ross explica: em seus primeiros trabalhos publicados fora do Brasil, ele até tentou publicar seu trabalho com o próprio nome, mas as editoras sempre erravam a grafia; assim, o ilustrador passou a assinar como Luke Ross, até porque, de certa forma, "ke Ross" (sem a primeira sílaba) soa semelhante a "Queiroz", seu sobrenome. O nome artístico pegou, a carreira de Luke vem fazendo bastante sucesso desde então, e por isso ele diz não ter motivos, pelo menos por ora, para voltar a assinar seu trabalho com o nome verdadeiro.

Ross contou para a plateia que seu pseudônimo já chegou a proporcionar momentos engraçados: em certa ocasião, durante um evento de HQs no Brasil, alguns leitores vieram falar com o desenhista usando expressões como: "Excuse me, Mr. Ross, please...", sem saber que ele é brasileiro (e fala português sem problema algum, obrigado).



Ainda sobre o nome, Luke Ross disse que não acha que o nome "americanizado" tenha influenciado seu sucesso na Marvel; segundo ele, a Casa das Ideias não tem preconceito com talentos nacionais, lembrando que outros ilustradores brasileiros também já trabalharam ou ainda trabalham para a editora.

Falando em Marvel, Ross tem contrato de exclusividade com a editora. Recentemente, ele esteve no prédio da Casa das Ideias, conversou com editores e, ao que parece, a empresa está bastante satisfeita com o trabalho dele. Isso provavelmente explica sua escolha para ilustrar a minissérie digital Captain America: First Vengeance, tie-in oficial do filme Capitão América: O primeiro Vingador. Como material de base para suas ilustrações, Luke Ross recebeu diversas fotos exclusivas de cenas do filme.

Mas não esperem que Luke "deixe vazar" essas fotos na Internet: na palestra, ele comentou que a segurança da Marvel em cima dos segredos do filme é extremamente rígida. Disse até, brincando (ou não...), que tinha medo de que a Marvel tivesse mandado algum agente escondido ao Marvel Day, só pra se assegurar de que ele guardaria segredo...



E já que estamos falando de fotos, um assunto que sempre causa alguma polêmica entre leitores de quadrinhos é o uso de fotografias para elaboração de ilustrações nas histórias. Sobre o assunto, Ross comentou que usa esse recurso algumas vezes, pegando imagens do Google ou fotos tiradas por ele mesmo e fazendo uma espécie de colagem para montar o molde da página, colocando sua arte por cima.

Ele explicou que utiliza esse processo em situações em que falta inspiração para desenhar ou quando o prazo para finalizar as páginas de uma revista é muito apertado. Também disse que se trata de um estilo, uma técnica, que outros desenhistas aperfeiçoaram e usam em seu trabalho; como exemplo, citou o colega de editora Greg Land, o qual ele considera um grande artista.


(não, não é o Luke que está falando nessa foto... nós sabemos)

Outro desenhista elogiado por Luke Ross foi Mike Deodato Jr.: ao ser perguntado se gostaria da publicação de um livro com sua arte, como aconteceu com Deodato, Ross disse que se sentiria honrado com isso. Em seguida, enfatizou que Deodato é um dos seus grandes ídolos e que se inspira no trabalho dele desde pequeno - aproveitando para brincar sobre como esse tipo de comentário deve fazer Deodato se sentir bem velhinho...

Qual o segredo para uma carreira de sucesso? Talento é fundamental, claro, mas Ross considera que o mais importante é o profissionalismo, saber cumprir prazos e avisar com antecedência quando isso não for possível. Ele conta que já passou por uma experiência em que percebeu que não conseguiria finalizar um trabalho a tempo e avisou seus editores, para que pudessem se preparar para eventualidades. Segundo Luke, a atitude foi apreciada por eles.



No Marvel Day do ano passado, Adriana Melo ganhou um bolo de aniversário com sua arte na cobertura; este ano, o presente para Ross veio do Erick, o alvo da nossa campanha "Ajude um nerd a ir no Marvel Day". Erick presenteou o Luke com uma de suas caixas personalizadas para guardar HQs; para o Marvel Day, ele usou a arte do próprio Luke, que ficou feliz com o presente.


Frente...


...e verso.

Mas quem pensa que a participação de Luke Ross no Marvel Day acabou por aí se engana! O desenhista também teve a difícil tarefa de selecionar o vencedor no Concurso de Desenhos do evento, além de passar algumas horas após o encerramento das atividades do dia distribuindo autógrafos para todos que estivessem interessados. E acreditem, não foi pouca gente...


Editores do Universo Marvel 616 em momento de tietagem com Luke Ross

Depois desse extenso (e mesmo assim incompleto) relato sobre a passagem de Luke Ross pelo Marvel Day II, só nos resta deixar a ele nossos sinceros agradecimentos por toda a disposição, simpatia e paciência demonstradas no evento!

Fernando Saker

comments powered by Disqus