sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Universo Marvel 616: 10 anos

Mesmo quem nos acompanha a pouco tempo já deve ter percebido. Nós somos aqui todos ligados em números e datas especiais. São maluquices que rementem ao intrigantes coincidências de quando tudo começou. Só que hoje, mais do que nunca, é uma data mais que especial. Afinal, todo dia 6 de Janeiro é considerado pela gente como nossa data "comemorativa" de criação do 616 e este ano estamos comemorando exatamente 10 anos de existência do nosso site.



Os nosso leitores mais antigos (se estiverem por aí, digam um olá) devem certamente se lembrar que tudo começou um pouco antes, quando há exatamente 11 anos (1 antes da criação deste site) tínhamos uma comunidade de quadrinhos criada em outra rede social que sequer existe mais e eramos considerados os sobreviventes de um mercado de quadrinhos que ainda resistia bravamente. Nem de longe, naquela época, contávamos com uma ascensão da Marvel nos cinemas e TV e tudo o que queríamos era apenas mais um espaço amplo para poder falar e discutir as publicações da época.

Mas as coisas mudaram daqueles tempos pra cá e o 616 acabou sendo impulsionado pela turbinada que o mercado teve e assim voou muito mais longe do que contávamos inicialmente. Teve que se abrir para falar das tantas mídias que a Marvel passava a ocupar em peso e também se diversificar nos mais diferentes meios  para chegar os leitores espalhados por ainda mais redes sociais que foram criadas desde então. Nesse ínterim, passamos por muitas transformações internas também, com muitos colegas que foram e vieram para cá, ampliando nossos contatos, conhecendo muita gente querida que trabalha na área e sempre, sempre aprendendo muito.

Passada então essa uma década, chega a ser impossível querer enumerar as principais coisas vivenciadas pela equipe do site que valeriam um boa retrospectiva aqui e, provavelmente, cada um dos membros do site que já passaram por aqui deve ter experiências e lembranças bem particulares como sendo suas mais marcantes (até gostaria disso, mas vai ficar pra outra oportunidade, quem sabe). Pra quem tiver curiosidade por mais dos bastidores, vale a pena ler algumas resenhas comemorativas no rodapé desta mesma matéria aqui e saber até mesmo as impressões de outros dos nossos membros nos diferentes anos que fizemos aniversário.


 E mais uma vez remetendo a toda essa ideia de que por aqui somos completamente grilados com números e datas, nossos 10 anos de site vêm acompanhados de outro momento marcante para os leitores brazucas. Em 2017 também estamos comemorando os 50 anos de publicações da Marvel (considerando aqui as histórias que realmente saíam com o selo da editora) no Brasil e com isso esperem por uma série de matérias bem especiais e podcast ao longo deste ano recapitulando as mais diversas fases das publicações das editoras por aqui. Há muito mais coisas a comemorar - é um ano que conta com o centenário de Jack Kirby, 50 anos de Capitão Marvel e tantas outras coisas que compartilharemos com vocês no decorrer do caminho.

Hoje, é apenas o começo da festa! Durante o ano todo esperamos estar presenteado vocês com muitas novidades ainda e - se possível - te surpreender com algumas delas também. E como sempre, contamos com a presença de todos vocês nesses próximos 350 dias por vir. Um parabéns a todos nós!

Coveiro
Em nome de toda equipe 616

-----


comments powered by Disqus