terça-feira, 6 de janeiro de 2015

E lá se foram oito anos... ou mais que isso, dependendo de pra quem perguntar...



A internet vive de gerações rápidas. Por isso, posso considerar uma vitória quando a cada ano que passa, após os fogos do réveillon caírem, nosso site soprar mais uma vez suas velinhas, com uma nova adicionada com muita alegria a cada data. Nosso berço foi o orkut e nós sobrevivemos até ao fim dele.. Pra muitos que começaram com nosso, o verdadeiro aniversário é de nove anos. Somente um ano após a criação da tal comunidade Universo Marvel 616 veio esse site que mantém-se em pé quase que diariamente a oito anos.

Muita gente passou por aqui. Muitos de vocês deve ter acompanhado quando eramos apenas quatro e chegamos a catapultar muitas vezes para mais de uma dezena. Gente que foi, gente que fica, e gente que voltou, mas que sempre fará parte desse grupo. Mas o grupo 616 nunca se restringiu ao que chamamos de "editorial". A ele deve se juntar também todos que nos ajudaram, apoiaram, nos leram ao longo deste tempo. Então, desta vez, gostaríamos de passar a bola da vez para nossos chegados e dar o espaço para eles falarem um pouco sobre como foi estar dividindo essa aventura com a gente.

"Eu sou uma daquelas leitoras que não vieram dos primórdios do site, mas talvez ali no meio de sua vida. No início me parecia somente um site muito informativo que achei totalmente sem querer enquanto procurava algumas informações sobre as revistas da banca que eu tinha perdido, depois se tornou uma fonte de atualização diária, e depois de uns 2 anos acompanhando o site, recebi uma mensagem de um tal de Coveiro.... hummm, suspeito esse nick! Mas o que ocorria, era que com a segunda edição do Marvel Day, ele gostaria de convidar alguns cosplays de personagens da Marvel a participar do evento! Uau, nunca antes um site tinha chamado os cosplayers a um evento ou demonstrado tanto carinho, os demais quase sempre preferiam falar mal deles ou fapar sobre algumas fotos. Enfim, no final, o que era um site de informação, acabou fazendo parte quase sem querer da minha vida, pois a partir daquele evento fiz amizade com alguns editores, passei até a escrever algumas matérias sobre cosplay e ajudar em posteriores eventos. Não é por ter um espírito marvete não, mas por saber que o site foi levado por excelente pessoas que me fez ter um carinho especial por vocês! Que venham mais anos e mais conquistas!"
Daniele Rios
Madre-Askani dos Cosplays Ocidentais

Quando comecei a colecionar a mais de 20 anos atrás tinha um grupo de amigos, com o tempo todos largaram os quadrinhos e as fantásticas aventuras por outras mais mundanas e fiquei sozinho. Esta solidão passou em 2008: eu tinha realizado o sonho de participar de uma convenção de quadrinhos lá fora e precisava falar disso pra alguém, foi quando eu conheci o Universo Marvel 616. Foi paixão à primeira vista! Quem eram aqueles caras que falavam a mesma língua que eu?

De lá pra cá teve Hugh Jackman, Robert Downey Jr, diversos eventos pelo Brasil a fora. Sinto maior orgulho de fazer parte desta galera, me sinto um Rick Jones entre os Vingadores.
Parabéns Marvel 616, um site de fãs pra fãs, de gente que realmente se empolga quando folheia as páginas das revistas da Casa das Idéias!



Fabricio Leite
Explorador Principal do Toys & Travels

Como se não bastasse o Universo Marvel 616 ser uma referência inestimável para qualquer fã da Marvel que se preze, a equipe responsável pelo site tem um carinho e um amor tão grande pelos quadrinhos dos heróis da Casa das Ideias que ambos transbordam e transparecem nas matérias, resenhas e artigos. Quem procura notícias sobre seu herói favorito acaba encontrando muito mais que isso, encontra novos amigos com quem se pode conversar a respeito do hobby, o que eu acho que é uma das coisas mais importantes do site. 

Parabéns, Marvel 616, continue assim!


Rogerio Saladino
Aracno-editor-X mais gente boa do mundo

Oito anos parece pouco, mas o número se torna grande quando ele é dedicado a trabalho duro e suado. Poderia citar oito personagens da Marvel que adoro, mas não é este o caso. O caso é que uma celebração chegou e, em menor escala, compartilho da alegria do grande amigo Coveiro pelas congratulações do Marvel 616. Já se foram pelo menos três anos de parcerias em eventos, podcasts e outras ideias malucas que (ainda) não saíram do papel. E a verdade é que não poderia ter parceiros melhores e que mais merecessem chegar onde estão. Dizem por aí que o Terra Zero é o maior site sobre a DC Comics em português. Não posso afirmar isso. Mas afirmo, de boca cheia, que o Marvel 616 é, de longe, o maior site sobre Marvel em português. Talvez até maior que outros de idiomas diferentes. Que venham mais oito anos! Nove anos! Mais dez! Mais vinte! Vida longa ao Marvel 616!


Felipe Morcelli
Editor Kriptoniano do Terra Zero


Acho bacaba minha conexão com o Marvel 616, porque ele tem a ver com meu início nos quadrinhos. Comecei a ler por volta de 2005, mas era algo muito esporádico. Então encontrei a comunidade no Orkut e o blog que surgiram pouco tempo depois e eles me deram um grande incentivo pra continuar lendo e aprendendo sobre a Marvel, além de ter com quem discutir. Hoje, realizei meu sonho e sou dono de uma loja de quadrinhos, sonho esse que foi construído com essa base lá atrás.

Bruno Bello
Proprietário da mais nova comic store de Sampa, a Geek House



Oito anos de Marvel 616! O tempo passa rápido pra caramba... Apesar de participar da antiga comunidade do Orkut (que Deus a tenha), nunca fui muito participativo de fato. Talvez isso tenha se dado por ser do tipo que estava cadastrado em 1000 comunidades e acabava não interagindo profundamente com quase nenhuma. O site, entretanto, foi alvo de vários acessos meus ao longo dos tempos, principalmente após 2008, quando voltei a colecionar quadrinhos com afinco. Em 2011, poucos meses antes do Marvel Day, acabei conhecendo o Coveiro e sua trupe através de uma mini-campanha idealizada pelos amigos Mike (Comic City) e Leonardo (do Mutação) para me ajudar a ir no evento através das vendas dos meus extintos boxes para HQs que eu fazia. Daí em diante passei a brigar conversar com frequência com o Coveiro e virei um leitor assíduo, com direito a feed e tudo mais (até me chamaram para gravar alguns programas e aceitaram convites para participar no Aracnofã, meu site). Desejo a todos os membros do Marvel 616, inclusive os que não participam mais, muitas alegrias e muitos anos de site por vir!


Erick Vinicius
Amigão da Vizinhança do Aracnofã

Para mim o Universo Marvel 616 sempre foi uma inspiração, me sinto gratificado por poder de alguma maneira ter colaborado com o crescimento do site.
E imensamente feliz pelas amizades que fiz entre as pessoas que fazem tão apaixonado e talentoso trabalho.
Que este dia festivo possa se repetir por muitos anos! Feliz Aniversário pessoal!!!"


Januncio Neto
O Cabra do Studio Made in PB

Marvel 616. Seriam 616 maneiras de enxergar os quadrinhos? 616 motivos pra ser fãs das histórias da Casa das Ideias? Não importa. 
O que importa é celebrar um marco neste site especial. E que essas 416 semanas (olha só a coincidência) se tornem 616 com a qualidade
e paixão cda vez maiores.

Luis Henrique Garavello
mestre do Quadrim

Como o tempo passa... Sou do tempo que, para escrever um artigo, navegava por páginas e mais páginas de quadrinhos e artigos relacionados. E quando digo "página", estou falando do doce ato de virar cada folha das revistas, em ondas perfeitas feitas de papel. Cada uma dela me levando a uma aventura diferente, a um desenrolar surpreendente, a querer sempre mais.

O tempo passou rápido e, logo, através de rios de informações, chegamos a um oceano muito maior chamado internet. Ali, para quem estava acostumado a enxergar as margens, havia informações a se perder de vista. Literalmente se perder. Através de buscadores de informações conheci outros que, como eu, também sentiam o prazer de navegar por mares de aventura... e, principalmente, contar o que viram. 

Dentre estas viagens, entre sites e o advento dos podcast (agora, as palavras que encontravam também encontraram suas respectivas vozes), esbarrei com o peculiar site Marvel 616. Muitos eram o que ostentavam o nome Marvel como bandeira de seu espaço (isso desde a época dos fanzines impressos) e o Marvel 616 poderia ser mais um. Mas... havia algo de diferente ali. Havia um engajamento, um amor pelo que se fazia e, principalmente, muito principalmente, um enorme respeito pelos personagens e autores que tanto nos entreteram e entretem com suas fantásticas, espetaculares, fabulosas, incríveis, poderosas aventuras. E o mais impressionante é que, até mesmo pelo teor dos textos e artigos, notava-se que eram leitores como eu ou você, falando daquilo que realmente gostavam: os quadrinhos da Marvel Comics. Um site tão leve e descontraído que trazia a sensação de nos sentirmos em contato com a Marvel. E não estou falando apenas da editora, mas do mundo em que esses personagens habitam, com todas as suas peculiaridades.

Hoje, particularmente tenho a honra e a devida ousadia em poder chamar integrantes do incrível trabalho desse site de amigos. E, ainda assim, conservo o prazer de ser um leitor, incidentalmente mais ativo mas, ainda assim, um leitor... como sempre fui e sempre serei.

Como o tempo passa... E como ele traz amigos valiosos e lugares novos a serem explorados. E gratificante sensação de antes, quando ainda navegava em rios... Mas agora com um ponto importante dentro desse oceano. Pois graças a trabalhos tão bem feitos como o que é oferido pelo Marvel 616... hoje navego por um Universo inteiro de informação, bom humor e entretenimento.

Parabéns a todos os envolvidos. Obrigado a todos os envolvidos."


Marcos Dark
O grande sábio das profundezas do Âmago

E por fim...

"Meus sinceros parabéns ao Marvel 616, cuja paixão dos colaboradores pelo universo Marvel é palpável em cada palavra! Excelsior!"


Mike Deodato Jr
Sim, o próprio

Bonus track: Por sinal, aproveitando aqui o post, convido vocês a clicarem aqui no video que o Deodato (e o... bem... o Will Conrad) fez pros cinco anos do 616 e que acabou ficando "inédito" nesta página. 

Dez depoimentos bacanas pra oito anos de site... ou nove de existência! E esse post não precisa fechar por aqui. Tivemos alguns camaradas que ainda não entregaram seus depoimentos, mas que a gente gostaria que ficasse marcado aqui. E você? Que tal contar como conheceu o site nos comentários? A gente já agradece de antemão sua quase que fiel presença dia a dia! Esse parabéns é de todos nós!

comments powered by Disqus