quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Thanos: Relatividade Infinita

Na segunda Graphic Novel da nova trilogia criada por Jim Starlin para seu personagem mais querido, eis que finalmente temos as consequências diretas do último encontro entre Thanos, Hulk e o Aniquilador. Como vimos nas edições 9 e 10 de Universo Marvel, o vilão da Zona Negativa e autor da maior onda de aniquilação do universo até então conseguiu através de experimentos turbinar seu corpo para se tornar uma criatura de poder não equiparável - algo como um Aniquilahulk.



Vários pontos da história começam a convergir aqui  e é preciso retomá-los rapidamente antes de começar nossa resenha. Os Guardiões da Galáxia - uma versão mais próxima dos filmes do que a do Bendis - perderam Gamora, que misteriosamente foi capturada por escravagistas. Ou, como disse o Rocket, deixou se capturar.  Rocket também acha ali uma pedrinha misteriosa perdida. Já o Adam Warlock, recém ressuscitado na minissérie anterior  mas não o nosso Adam desta realidade como devem lembrar) observa a Terra, seu planeta que considera ainda um lar, e antes de partir para seu destino impede uma invasão alienígena de grandes proporções. E sozinho. Por fim, o Aniquilador Hulkificado junta a maior força da Zona Negativa que pode e junto com Blastaar e Doutor Bultar preparam uma megainvasão do Posiverso (é como Starlin tá chamando o que não é a Zona Negativa).

Já o protagonista principal da nossa história, Thanos, está visitando a Senhora Morte e a cortejando como sempre, enquanto explica sobre a natureza do novo Adam Warlock de outra realidade. É quando recebe a visão de um outro Thanos de outro momento (já leu a Revelação Infinita, certo?) e que pede para que ele convoque os amigos de Warlock para ajudá-lo contra eventos catastróficos por vir. Do outro lado dessa história, Adam e Gamora tiveram um contato mental graças ao vínculo que tiveram durante os tempos da Guarda do Infinito. É um momento em que eles relembram ao leitor tudo que aconteceu até então com ele (ao menos, a parte que cabe ao Starlinverso) e se preparam pra o que há por vir.

Sobrevoando a Terra, o Surfista Prateado topa com a espaçonave alienígena do Protetorado que planejava invadir o planeta. Apenas dois alienígenas ema nimação suspensa sobreviveram e o computador de bordo contou a história de como Adam sozinho os derrotou. O Surfista encontrou Warlock desacordado em dado compartimento da nave, mas antes que pudesse ajudá-lo, eis que ele é teletransportado para longe dali e vai parar num asteróide onde jogos de gladiadores são organizados. Um Skrull o lembra que há mais jogos naquela noite e Adam diz que será um bom treino para o uso de seus novos poderes.

Enquanto isso, Thanos segue os conselhos de seu outro eu e começa a reunir a antiga Guarda do Infinito. Primeiro, captura Pip e o puxa pra sua nave. Depois, convoca mentalmente Gamora e pede a ajuda dela e dos Guardiões. Ela opta então por continuar presa pelos escravagistas e seguir o destino que a levará para perto de Warlock. E é assim que Guardiões, Gamora, Pip, Thanos e Adam se cruzam no mesmo asteróide - Novo Kral. Curiosamente, naquele momento com todos ali, várias forças do universo pressentem uma assinatura energética incomum e que deve ser estudada.



Durante os jogos, Adam Warlock sozinho consegue não só derrotar vários lutadores sem qualquer esforço como também começa a desenvolver poderes antes nunca vistos. É algo que Thanos de cara percebe que há algo diferente nele. E perigoso. A última gladiadora a ficar de pé ali é Gamora, mas os dois sequer vão conseguir começar uma luta para deleite do público. No espaço de Novo Kral, surgem atraídos pela assinatura energética tanto o Império Shiar quanto uma horda de Aniquilação. E em meio a um combate duro e que se torna rapidamente desigual, o Aniquilahulk surge e confronta o Gladiador. Com seu novo poder de causar medo, a luta não dura muito e o Majestor dos Shiars tomba ao perder a confiança que precisa para ficar forte.

Enquanto acontecesse o ataque, toda as pessoas em Novo Kral entram em pânico, exceto aquelas tocadas por Adam Warlock. Aparentemente, um de seus poderes é desfazer os efeitos mentais do Aniquilahulk. Adam então se ergueu nos céus e com uma força descomunal destruir boa parte da horda de aniquilação. Já Thanos achou por bem condenar de vez todo o asteróide e implantar uma bomba destrutiva sobre ele e quem sabe assim acabar com a ameaça do Aniquilador. No último instante antes da detonação, acabou que Blastaar salvou o Aniquilador e os Guardiões (assim como outras naves) escaparam com vida dali.

Após a fuga, quem surge em meio a nave dos Guardiões da Galáxias é Pip, o Troll. E apesar de não se dar nada bem com Rocket, o baixinho está ali para se juntar ao grupo sob a orientação de Thanos. Numa nova tentativa de impedir o Aniquilador, os Shiars e outras forças se reuniram para a batalha, mas foram destroçados antes da guerra começar por conta de minas explosivas liberadas em portais direto da Zona Negativa contra eles.

Em outro ponto distante da Galáxia, Thanos e Adam Warlock tem uma conversa sobre a nova natureza dos poderes do recém-ressuscitado. O titã acredita que quando a outra realidade se desfez, toda ela na verdade se tornou o Adam Warlock que migrou para este nosso mundo. Assim, a assinatura energética gigante que todos tem sentido é justamente a deste novo Warlock. As mesmas conclusões tiradas por Thanos acabam chegando ao Doutor Bultar. O titã e Warlock chegam a conclusão inevitável de que não só precisam enfrentar o Aniquilador como matá-lo. E para tal, eles se juntam aos Guardiões da Galáxia.



Após dissuadir os Guardiões sobre a história do novo e poderoso Adam Warlock (e destruir a pedrinha do Rocket só para provar que ela não é a fonte de poder que o Aniquilador quer), o grupo planeja invadir o palácio do Aniquilador. E eis que entra em ação o troll Pip, que turbinado por Thanos, consegue teletransportar toda a espaçonave dos Guardiões para lá. O problema é que o Aniquilador já previa essação e tinha todas as suas forças preparadas para o ataque. Pra piorar, usou refés civis inocentes como escudo humano em seu castelo para impedir o grupo de uma ação covarde. Com vasta superioridade númerica, o grupo do Aniquilador levou uma grande vantagem. Blastaar conseguiu pegar Warlock de surpresa e atacá-lo.  Sem a vantagem do ser artificial mega-poderoso, mesmo com Thanos ali, os Guardiões eram alvos fáceis para o Aniquilahulk

O combate entre Thanos e o Aniquilador Hulkificado se estendeu por várias páginas e tomou proporções ainda maiores fora do castelo. Sem medir esforços para destruição em massa, as coisas tomaram níveis catastróficos até que o Aniquilador usou uma artimanha vil. Abriu um portal dimensional e jogou Thanos no vazio, no limbo de teletransporte, de onde sozinho e sem tecnologia não poderia sair. Adam acabou levado pela horda e os Guardiões não tiveram outra escolha a não ser fugir. Perderam o Groot no caminho, mas o Rocket pegou um galinho para ressuscitá-lo depois. Os Guardiões seguiram pelo portal que encontraram em outra sala pra longe dali, mas Pip resolveu ficar para trás para tentar salvar Adam Warlock.



No fim desta história, o Aniquilador conseguiu a força energética poderosa que queria e o Doutor Bultar começaria a estudar Adam Warlock ali mesmo. Contudo, o Doutor Bultar parece ter planos próprios nessa história. E com esse novo poder, ele pode transferir todo o planeta do Aniquilador direto para o Posiverso. O Surfista Prateado foi o primeiro a ver a chegada daquela astro gigante e ficou absorto. Já Thanos, sem conseguir escapar do vazio em que ficou preso, decidiu que a única saída obvia dali era se matar. E assim explodiu sua cabeça. Mas o que é a morte para o Arauto dela?

A história montada por Jim Starlin obviamente não acaba por aqui. Ainda sem previsão pela Panini, aguardemos a conclusão dessa trilogia em Graphic Novels com Thanos: Final Infinito. E paralelo a ela, que tal acompanhar também Entidade Infinita que começou agora em Universo Marvel?

Coveiro

comments powered by Disqus