quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

O retorno macabro do Doutor Donald Blake no arco Prey em Thor


*ATENÇÃO! Esse artigo contém spoilers da edição que está sendo publicada nos EUA! Leia por sua própria conta e risco!

Após a história introdutória em duas partes, Thor é colocado para refletir sobre o que está acontecendo com ele e sua fé em ser digno de conduzir os próximos anos de existência de Asgard, chegou o momento em que Thor apela por toda ajuda possível para descobrir o que está acontecendo, ao mesmo tempo que outra figura que era para ser fraterna e tomar o seu lugar temporariamente. E esse poderá ser o começo para mais uma grande dor de cabeça para o poderoso filho de Odin e herdeiro de Asgard.

Na edição 09 de Thor, a primeira parte de Prey (presa do inglês literal) nos apresenta uma breve explicação do que acontece com o doutor Donald Blake quando ele troca de lugar com o Filho de Odin na Terra. Quando Odinson era invocado, Blake era mandado para um lugar criado por Odin, onde ele sempre despertava lá para ficar em paz e ser muito bem recebido, para que ele não fique desolado e solitário, enquanto o Deus do Trovão lutava contra seus oponentes.


Logo depois, voltamos para uma conversa entre Thor e Loki, onde o novo Rei de Asgard tenta de forma atrapalhada pedir a ajuda do irmão para enquanto ele estiver fora de Asgard por um dia, para tentar voltar com uma cabeça renovadas, que ele se passasse pelo próprio Thor e engane a todos, para não pensarem que seu Rei fugiu de suas obrigações. E com o adicional para ficar de olho no Doutor Blake. Prontamente, Loki se nega e diz que não é mais o deus da trapaça e sim, um deus dos mitos e das histórias, mas que ele ainda sabe muito bem quando alguém está mentindo, dizendo isso diretamente para o seu irmão. 

Quando ele percebe que Thor está enrolando para dizer a verdade, Loki dá a prova do que é necessário para seu irmão abrir o bico, que é foi pegar o Mjolnir e arremessar contra o Deus do Trovão. Thor Fica surpreso com o ocorrido e Loki começa realmente a descobrir o que seu irmão quer na verdade. Odinson quer descobrir para onde Blake vai quando eles trocam de corpos na Terra e para onde o Thor vai quando não está na Terra. O deus das histórias prontamente diz que sabe onde Blake e Thor vão quando trocam de corpos na Terra. Para onde o Thor vai se chama Elder-Sleep, ou na tradução literal Sono dos Antigos, e é nesse local onde ele poderá interagir com os antigos reis mortos de Asgard. Indo para lá, Thor quer descobrir quem ou o que está destruindo a magia asgardiana (entenderam agora porque TODO MUNDO pode levantar o Mjolnir?) e tentar consertar tudo isso. 


Loki então diz que sob esse contexto de descobrir mais sobre esse lugar e o que está provocando todo esse desarranjo na vida do novo Rei de Asgard. E imediatamente Thor bate seu martelo no solo e é mandado para o Sono dos Antigos. Durante o percurso, agora tendo consciência durante o trajeto, ele vê as imagens dos antigos o encarando com olhar de culpa até que finalmente ele chega ao local onde ele e Blake ficam, porém, o cenário encontrado não é nada amistoso e calmo. Mais lembra o inferno e, quando temos um melhor panorama de todo o lugar, vemos um dragão gigante caído e quase morto atravessando a todo o local. 

Enquanto isso na Terra, Loki se espanta que o doutor Donald Blake que se apresenta não é exatamente a terráqueo que ele costumava encarar. Esse Blake estava em trajes negros e com um olhar de fúria. Sem dar tempo para pensar, Blake ataca Loki de forma ágil e muito rápida, com ataques com uma precisão cirúrgica, derrubando facilmente do irmão de Thor. E por fim, Blake quebra o cajado, que é o canalizador usado para fazer a troca de corpos entre ele e o Odinson. 


Já na edição 10, vemos aqui que Blake procura destruir todos os documentos relacionados a sua história, dizendo que tudo não passou de uma grande mentira, e encara a armadura do Destruidor e se indaga como faz para ativá-lo. Nesse mesmo instante, Sif, Bill Raio Beta e a Guarda de Asgard chegam ao salão do trono e tentam parar a fúria de Blake. Só que o Doutor se prova muito mais rápido e ágil do que todos ali, derrubando um a um como se fosse nada. Inclusive, em um breve momento, Blake se mostrou capaz de conseguir roubar até mesmo a Força Odin que estava com o Bill, transformando-o novamente em um simples korbinita e quase o matando em seguida, se não fosse pela intromissão de Volstagg.

Enquanto isso, Thor está no lugar conhecido como Sono dos Antigos e, enquanto grita por alguém ou algum de seus corvos, ele chega a ser ouvido pelo dragão conhecido por Jormungand, que está quase morto. Antes de morrer, ele revela que esteve próximo daquele lugar por muito tempo, mas nunca conseguiu chegar até ali. Até o dia em que Thor recebeu os poderes de Odin, a magia enfraqueceu ele conseguiu chegar até a dimensão onde estava Blake. O dragão ofereceu a Blake toda a verdade e poderes a ele sobre as manipulações de Odin e, esperando que Blake se juntasse ao dragão, iriam confrontar o Pai de Todos como vingança por todas as mentiras contadas. O que o dragão não esperava era que fosse traído por Blake, depois que ele descobriu que possuía a Força Odin dentro dele, agora unido ao poder do próprio dragão, e se tornado um assassino vil e doente. E a prova disso era todo aquele lugar construído por Odin banhado a sangue e destruição. 


Voltando para a Terra, Blake após derrotar Sif e Guarda Real de Asgard, Blake os envia para um reino antigo chamado Dimensão Sangue, uma antiga área de caça de monstros chamados Vampa-Cabras (não são Chupa-Cabras... ou são, quem sabe). No dia seguinte, Blake já retorna para a Terra atrás de sua nova presa, afim de avacalhar mais ainda a vida de Thor na Terra, que é a Doutora Jane Foster, que nós a conhecemos bem também como Valquíria. 


Essa história conta com o retorno da arte de Nic Klein, que conduz muito bem a narrativa tensa de Donny Cates, que está preparando um grande desafio inesperado para Thor. Qual será a reação do Deus do Trovão ao encarar o outrora amigo e irmão de alma e coração Donald Blake? Será que Cates está preparando uma conclusão definitiva para a história entre os dois, ou algo a mais pode se revelar no final? 

Marcus Pedro

comments powered by Disqus