segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Supervisor de VFX da Marvel responde às críticas sobre a atual "qualidade dos efeitos especiais" de hoje

 Stephane Ceretti, um veterano supervisor de efeitos visuais que trabalhou em 8 filmes da Marvel Studios, incluindo Guardiões da Galáxia Vol. 3 e Eternos, se levantou contra algumas recentes provocações sobre a qualidade dos efeitos especiais de grandes produções e citou "scripts ruins" como a fonte de problemas recentes. Ele então explicou como um roteiro ruim prejudica a qualidade do CGI numa obra.



Respondendo às recentes críticas do comediante Adam Conover à indústria de efeitos visuais de hoje, Ceretti - que está definido para trabalhar em Superman: Legacy de James Gunn - defendeu seus associados no Twitter, apontando que ter que "gastar nosso tempo consertando [scripts ruins] na postagem em vez de fazer as coisas legais":

"Ei, Adam Conover, as centenas de artistas que trabalham em filmes e programas de TV gostariam de falar com você sobre os péssimos roteiros que gastamos nosso tempo consertando na pós, em vez de fazer as coisas legais. Obrigado. Meu Deus, não podemos obter alguma pausa nos dias de hoje, podemos?"

Ele observou em um post na sequência dizendo que "pode ver [Conover] dizendo que é culpa das pessoas que querem mais rápido mais barato", mas com Conover sendo um escritor, ele ponderou como o roteirista se expressa tão mal no que quer dizer.

"Eu assisti a coisa toda. Mas nesta seção ele diz claramente que tudo agora parece uma merda, culpa a rotoscopia (hein???) ... Acho que posso ver que ele está dizendo que a culpa é das pessoas que querem mais rápido mais barato, mas ele é um escritor!! Como você pode se explicar tão mal?"

Conover também respondeu a seus comentários polêmicos, comentando que sua "crítica é dos chefes, por usar o VFX como uma ferramenta para cortar custos" e ele "pede desculpas por não deixar isso mais claro:"

"Meu primeiro trabalho na mídia foi como artista de VFX, e tenho um enorme respeito por eles e pelo trabalho deles. Minha crítica é aos patrões, por usarem o VFX como uma ferramenta para cortar custos, pagar mal aos artistas e forçá-los a trabalhar sob condições brutais de trabalho. Peço desculpas por não deixar isso mais claro."

Ele também respondeu às críticas de Ceretti a seus comentários, dizendo "Ei Stephane - peço desculpas; minha intenção não era degradar os trabalhadores de efeitos visuais, que eu apoio totalmente."

Ao que Ceretti agradeceu a Conover por responder, observando que a indústria está "muito inquieta agora:"

"Obrigado por entrar em contato. Foi tão mal formulado, cara. Estamos muito nervosos agora sobre tanto ataque acontecendo com ódio por CGI e artigos que negam o trabalho que tantos artistas de efeitos visuais fazem com paixão e amor. Devíamos ter uma conversa. Como todas essas coisas, é um assunto muito complicado e há mais do que frases de efeito e simplificações excessivas. Gosto de você para uma compensação e proteção adequadas para todos os trabalhadores."



Com direção e roteiro de James Gunn, Guardiões da Galáxia vol.3 terá de volta os nomes de Chris Pratt como Peter Quill, Zoe Saldana como Gamora, Karen Gillan como Nebulosa, Dave Bautista como Drax, Pom Klementieff como Mantis, Sean Gunn como Kraglin e também o stand in do Rocket, Bradley Cooper como a voz do Rocket Racoon, Vin Diesel como Groot e  Elizabeth Debicki como Ayesha. Os novos nomes que se juntam são Will Poulter como Adam Warlock, Chukwudi Iwuji como Alto Evolucionário e Maria Bakalova na voz de Cosmo.

O filme inclui também muitas outras participações especiais como Matt Fillion, Tara Strong, Nico Santos, Daniela Melchior, Sylvester Stallone, Michael Rosenbaum, Judy Greer, Jen Holland, Linda Cardellini,  Asim Chaudhry, Mikaela Hoover, Michael Hooker, Kai Zen, dentre muitos outros.

Coveiro

comments powered by Disqus