terça-feira, 15 de agosto de 2023

Marvel concorda com a criação do sindicato de seus trabalhadores de efeitos visuais

Dias depois que os trabalhadores de efeitos visuais da Marvel Studios se reuniram e votaram internamente sobre a sindicalização, o próximo passo nessa questão já ocorreu. Na terça-feira, a International Alliance of Theatrical Stage Employees (IATSE) e a Marvel Studios concordaram com um cronograma de votação para reconhecer o sindicato. De acordo com um novo relatório (via TheWrap), a votação começa em 21 de agosto e ocorrerá nas próximas semanas antes que os resultados sejam certificados e posteriormente anunciados em 12 de setembro.

Na semana passada, uma supermaioria dos mais de 50 trabalhadores de efeitos visuais da Marvel votou para se sindicalizar com o IATSE, um passo para se tornarem trabalhadores protegidos semelhantes aos de sindicatos de roteiristas com a Writers Guild of America e de atores com a SAG-AFTRA.

“Por quase meio século, os trabalhadores da indústria de efeitos visuais não tiveram as mesmas proteções e benefícios que seus colegas de trabalho e membros da equipe contaram desde o início da indústria cinematográfica de Hollywood”, disse o organizador da IATSE VFX, Mark Patch, em um comunicado quando o sindicato foi anunciado pela primeira vez na semana passada. “Este é um primeiro passo histórico para os trabalhadores de efeitos visuais se unindo com uma voz coletiva exigindo respeito pelo trabalho que fazemos”.

"Os prazos de entrega não se aplicam a nós, as horas protegidas não se aplicam a nós e a igualdade de pagamento não se aplica a nós", acrescentou a coordenadora de efeitos visuais Bella Huffman. "Os efeitos visuais devem se tornar um departamento sustentável e seguro para todos que sofreram por muito tempo e para todos os recém-chegados que precisam saber que não serão explorados."

Exceto qualquer desenvolvimento surpresa, a próxima votação do IATSE deve ser aprovada, o que tornaria os trabalhadores de efeitos visuais da Marvel o primeiro grupo de VFX sindicalizado em toda Hollywood. Vale ressaltar que essa votação da IATSE afeta apenas os números de trabalhadores de efeitos visuais internos da Marvel e não as centenas - potencialmente milhares - de funcionários que trabalham para os fornecedores que a Marvel terceiriza em qualquer projeto.

Coveiro

comments powered by Disqus