Sabe qual a maneira mais fácil de evitar que a Autoridade de Variância de Tempo e as linhas do tempo implodam sobre si mesmos? Ora, deslizamentos temporais repetidamente no mesmo cenário centenas, senão milhares, ou talvez milhões de vezes até acertar. Ao menos é assim que tenta Loki quando vê uma vantagem no seu problema que surge no começo da série e volta nos dois episódios finais com um baita 'plot twist'.
O início do episódio 6 de Loki da Marvel Studios é essencialmente Loki revivendo um dia ruim e muito ruim de novo, e de novo, e de novo, na esperança de, pelo menos uma vez, fazer com que o Tear Temporal pare de se sobrecarregar. Loki literalmente passa séculos tentando descobrir isso, o que significa que todos na tela da TVA estão revivendo o mesmo cenário de novo e de novo… e de novo. E de novo.
Nos bastidores, isso significava que o elenco teve que filmar cenas do episódio 4 novamente (e de novo e de novo) para se encaixar na busca de Loki no episódio 6. Embora Loki possa estar frustrado por ter que repetir isso várias vezes, o resto do elenco saiu ainda mais desnorteado – quase que emulando o que vemos na tela para os personagens da TVA.
“Acho que a parte mais engraçada de tudo isso, porém, foi que enquanto estávamos filmando, você está essencialmente repetindo aquele episódio 4 indefinidamente, como artistas, como atores, eles simplesmente começam a perder a noção dos dias, e onde estamos na história e o que realmente está acontecendo”, explica o produtor executivo Kevin Wright ao site Marvel.com. Mas levando tudo um passo adiante, o astro Tom Hiddleston ficou sabendo de antemão o que estava acontecendo na segunda metade da temporada com esta repetição constante do episódio 4. O resto de seus amigos da TVA? Não muito.
“Eu diria que a forma como o episódio 4 terminou, a forma como foi filmado, nosso elenco, fora Tom, pensou que algo muito diferente estava acontecendo”, acrescenta Wright rindo. “Nós meio que mentimos para eles sobre o que estava acontecendo para vender uma performance realmente insana. Até eu acho que todos eles que tinham visto os episódios, eles pensavam que algo muito diferente iria acontecer no final do episódio 4. Acho que houve todo esse nível extra de confusão para eles, pois estamos repetindo esse momento indefinidamente. E de novo, tentando descobrir por que isso está acontecendo e o que está acontecendo.”
E o elenco certamente sentiu essa confusão. A 1ª temporada da série foi filmada em ordem, enquanto a 2ª temporada foi filmada fora de ordem, então ninguém questionou por que uma cena estava sendo filmada repetidas vezes (e novamente durante séculos).
“Às vezes, chegamos ao fim antes de filmarmos o início, antes de filmarmos o meio, antes de filmarmos o início do meio e depois o fim do meio e depois o fim do começo” brincou a estrela Sophia Di Martinho. “Já é uma loucura tentar entender esta série e o tempo todo escorregar e ir e vir entre os universos, mas depois atirar fora da sequência é como um chapéu em um chapéu e o chapéu é realmente confuso.”
Mas Di Martino não se importou com quantas vezes eles tiveram que filmar, porque isso significava apenas que ela podia ver seus amigos todos os dias no set.
“Passamos muitos dias na sala do [Núcleo Temporal], repetidas vezes. Houve alguns momentos muito divertidos em que estávamos todos um pouco loucos, com a febre da cabine no limite, mas foi realmente adorável saber que eu iria trabalhar todos os dias e ver todos aqueles caras todos os dias”.
Para surpresa de ninguém, Tom Hiddleston manteve o ânimo de todos, porque, como observa Wunmi Mosaku: “Ele tem todo o roteiro em sua cabeça a cada momento e pode dizer exatamente de onde você veio e para onde está indo.”
“Ele está sempre nos lembrando, esta é a primeira vez, embora já tenhamos filmado isso mil vezes, esta é a primeira vez que fazemos isso. A repetição das cenas foi muito, muito difícil de manter a intensidade igual também porque é uma cena repetida. Honestamente, algumas pessoas são apenas mágicos, e eu diria que Tom Hiddleston é um desses, não sei como ele se mantém feliz e alegre, ele não sonha em [filmar] isso a noite toda. Ele mantém a alegria na sala.”
Hiddleston também estava trabalhando duro para manter um ar de mistério na cena, continuando a filmar enquanto outros iam embora.
“Muitas vezes, muito disso com Tom foi filmado especificamente quando o elenco estava no intervalo para o almoço”, acrescenta Wright. “Todos eles iriam embora, e Tom ficaria com nossos diretores e nosso operador de câmera e todo mundo e meio que passaria por tantas versões diferentes deles. Foi estranhamente algo que acho que todos nós tínhamos a mesma ideia do que seria, mas apenas Tom tinha na cabeça como isso iria acabar.
Não se preocupe, Hiddleston sempre almoçava também, como observa Wright, “ele só fazia isso mais tarde”.
Kevin Feige, Stephen Broussard, Louis D'Esposito, Victoria Alonso, Brad Winderbaum, Kevin R. Wright, Tom Hiddleston, Justin Benson e Aaron Moorhead, Eric Martin e Michael Waldron são os produtores executivos, com Trevor Waterson atuando como co-produtor executivo.
Coveiro