terça-feira, 1 de julho de 2008

Excalibur: A história de Albion

*Artigo escrito por nosso colaborador Bruno Bello


ALBION

Depois de um período de histórias centradas em um único personagem, finalmente o Novo Excalibur volta a ter uma história verdadeiramente em grupo. E quem volta também nessa história é um vilão já conhecido: Albion. Não, não façam cara de interrogação. Ele apareceu a um tempinho atrás e sumiu tão rapidamente que sua passagem parecia ter sido ignorada pelos roteiristas. Agora, após algum tempo, esse vilão tem sua história revelada.

Tudo começa numa sessão de treinamento entre Albion e sua mais nova aliada, Coração de Leão, quando ela pergunta se ele tem alguma ligação com o Capitão Britânia. Ele, então, resolve contar sua história para ela.

Ele é de uma dimensão onde a primeira guerra mundial persistiu por cerca de cem anos e se disseminou por todo o globo. Albion era capitão do exército e foi atingido por uma explosão, onde pensou ser o seu fim. Mas era apenas o começo. Roma e Merlin apareceram para Albion, que estava inteiro após a explosão, e lhe propuseram um desafio: Escolher o Amuleto da Retidão ou a Espada do Poder.


ALBION

Essa escolha é a que todo Capitão Britânia tem que fazer. Se escolher a espada, significa que prefere usar a força antes de qualquer outra coisa. O amuleto é o oposto: a luta torna-se o último recurso. Um é a destruição e o outro é a razão. Até então, toda a tropa de capitães escolheram o amuleto. Mas, para surpresa de Roma, Albion escolheu a espada.

Surpresa, Roma pediu que Albion devolvesse os poderes, mas ele não aceitou. Ele disse que uma vez com esses dons, pretendia usá-los para acabar com a guerra em seu planeta. Merlin resolveu deixar ele com os poderes e partiu com sua filha. COntudo, Albion jurou vingança a Roma, pois, segundo ele, seria uma vingança “Não só pelo meu mundo, mas por todos os inocentes que vocês abandonaram diante de um destino cruel!”.


ALBION

Então, Albion usou os poderes que recebeu de Merlin e conseguiu acabar com a guerra em seu mundo, mesmo que não de imediato. Contudo, as cidades já estavam em ruínas e a comida era pouca. Os mares estavam envenenados e as epidemias matavam as pessoas, que não tinham médicos decentes para tratarem delas.

Ele vasculhou por todo o mundo atrás do que havia sobrado de seus inimigos. Enquanto enfrentava um inimigo mais poderoso, encontrou um dos capitães britânia, que apareceu lá para prender um grupo de criaturas que eram procurada em várias dimensões. Durante o combae, esse Capitão viu Albion prestes a matar um inimigo que pedia clemência e gritou para que Albion não o matasse. Albion se negou a baixar sua espada, degolando o inimigo. Isso foi o suficiente para que o capitão britânia o confrontasse.

Durante o combate, o Capitão Britânia tirou a máscara de Albion e o confundiu com Brian Braddock. Essa hesitação de um segundo fez com que Albion virasse a luta e vencesse. Antes de matar o Capitão, Albion viu em seu pescoço o amuleto. Ele perguntou quem havia lhe dado e descobriu assim tudo sobre a tropa de Capitães Britânia. Para se vingar de Roma, Albion matou aquele Capitão,prometeu acabar com toda a frota e, por fim, matar Brian Braddock, o campeão dos Capitães Britânia.


ALBION

Depois de contar sua história, Albion vai atender a porta de sua residência, onde ele encontra os X-Men sombrios dispostos a uma parceria. Eles querem libertar seu mentor, que está aprisionado, e se vingar do Capitão Britânia e de Peter Wisdom.

Enquanto esses novos aliados conversavam, a Jean Grey sombria tentou dominar a mente da Coração de Leão, que conseguiu resistir ao ataque psíquico e contra-acatou graças a um aparelho dado a ela pelo Albion. Os X-Men sombrios vão embora e Albion confessa a Coração-de-Leão seu plano de usar esses X-Men para que briguem contra o Excalibur. Assim, quando todos descobrirem seus planos verdadeiros, será tarde demais e o mundo será de Albion.


ALBION

Em outra parte da cidade, Cain se encontrou com um velho amigo dos tempos que era um fora-da-lei para obter informações. Esse amigo descobriu que Albion está recrutando mutantes que perderam os poderes depois do dia M, oferecendo a eles uma chance de recomeçar. E paralelamente, no QG do Excalibur, Sábia monta um plano para se infiltrar na vida de Albion. Para isso, ela inventa um novo disfarce e fica loira.


ALBION

Já ao anoitecer, os X-Men sombrios invadiram junto com Coração de Leão a prisão de segurança máxima onde está seu mestre, com o objetivo de libertá-lo. Logo que conseguem entrar na cela que ele está, eles rendem Coração de Leão para que o Rei das Sombras passe a usar o corpo dela. O que eles não imaginavam é que Albion pensou que isso podia acontecer e preparou uma coleira que prende o Rei das Sombras em seu corpo atual. Coração de Leão escapa dos X-Men sombrios e mata o professor Xavier sombrio, matando assim Rei das Sombras, que estava preso naquele corpo.


ALBION

Quando Coração de Leão se prepara para enfrentar os X-Men restantes, o Excalibur aparece na porta da cela, prontos para acabar com tudo. Mas isso só veremos nas próxims edições.

Essa foi mais uma das inúmeras histórias do Novo Excalibur que não merecem nenhum tipo de elogio. Mas pelo menos dessa vez as coisas parecem ir para algum lugar. E eu espero que seja um lugar melhor (ou um lugar bem longe de todos nós). Pelo menos o que Excalibur não tem de história, tem de arte.

Bruno Bello

comments powered by Disqus