segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Vingadores Secretos: Guerra Moderna*


 Warren Ellis foi escalado às pressas para substituir o vácuo deixado pelo criador dos Vingadores Secretos e que escreveu suas primeiras doze histórias, Ed brubaker. Após a passagem em três edições do escritor atual de X-Men Ultimate, Nick Spencer, durante A Essência do Medo, Ellis faz o que sabe de melhor: abusa da ficção científica nas cinco aventuras pelas quais foi responsável, dando destaque ao lado científico do Fera. Vejamos agora como foram essas histórias, publicadas entre Capitão América & os Vingadores Secretos 16 a 19.


Em "Império Subterrâneo", Steve Rogers escala (nas palavras do próprio Ellis) o gênio mutante Fera, a superespiã Viúva Negra e o maluco Cavaleiro da Lua, para investigar uma recém descoberta cidade subterrânea construída décadas atrás pelo grupo maligno conhecido como Império Secreto. A irradiação da energia conhecida como "radiação Von Doom" os fez chegarem à ela. O Conselho das Sombras invadiu o lugar e tenta operar uma máquina do tempo de proporções colossais para seus propósitos obscuros. Para detê-los (após muita perseguição automobilística e tiroteios), o Fera converte um 'cadillac atômico' em uma bomba de fissão, resolvendo todos os problemas. Nessa história, tivemos a arte de Jamie McKelvie (X-Men First Class).


Em "A Caixa Bestial", O Supersoldado escala sua amante Sharon Carter, o Máquina de Combate e a Valquíria para investigar o sumiço de dezenas de pessoas na região da Sérvia, um dos países que formavam a antiga Iugoslávia. Como área de refugiados e pouco investimento externo, um gigantesco caminhão de carga está abduzindo a população de vilarejos inteiros. Com a força conjunta da Valquíria e o poder de fogo do Máquina de Combate, eles conseguem subjugar o 'caminhão da morte'. O rastreamento de seus sistemas os levaram à uma velha instalação da IMA reativada que abrigava um biocomputador feitos de cérebros humanos. Terror hightec. Esta edição teve a arte de Kev Walker (Thunderbolts).


A terceira história tem a convocação de Shang Chi, o Mestre do Kung Fu, para uma missão interdimensional em uma nave que carrega um Arnim Zola defeituoso e uma tropa de soldados do Conselho das Sombras. Sendo que não poderiam usar armas, um combatente corpo-a-corpo como Shang se encaixou perfeitamente. Sharon Carter usou uma Garra de Satã (uma manopla que era usada pelo líder da Hidra, o Barão Strucker), surrupiada da sua época da Shield, e Rogers usou de força bruta mesmo. A missão mais uma vez deu certo, com a fantástica arte de David Aja (Punho de Ferro), com o auxílio de Raul Allen.


Na quarta história, o que parecia ser uma negociação de tráfico de drogas no leste europeu, acabou se transformando em um novo caso bizarro. Steve achava que um novo soro do supersoldado estava para ser vendido ao (de novo) Conselho das Sombras. Mas conforme ele, Sharon Carter, Viúva Negra e Cavaleiro da Lua se infiltravam no edifício do traficante, e derrubando seus capangas, nuvens monstruosas abandonavam seus corpos, 'como numa possessão', frisou o Cavaleiro da Lua. E era isso o que ocorria. O chefe do bando descobriu um lugar de criaturas místicas que haviam morrido na antiguidade e transformou seus ossos em drogas - bem alucinógeno, não? Um verdadeiro conto de mistério, como só os drinques que o Ellis bebe nos pubs de Londres podem proporcionar à sua viagem criacional. Arte da dupla famosa de Demolidor na Era Brubaker, Michael Lark e Stefano Gaudiano, com Brian Thies na finalização.


Na última edição, talvez para mim, a melhor história. Um conto complexo de viagem no tempo, estrelando a Viúva Negra. Tão complexo e engenhoso, que nem vou comentar muito, só afirmo que foi mais uma de suas obras primas. Com a sensacional arte do fantástico Alex Maleev (Demolidor), Natasha tem que reverter a morte de seus companheiros (Rogers, Carter e Rhodes) usando de um aparato de último recurso sem afetar o continuum temporal. O melhor da história é lê-la com calma, passando as páginas e revendo os atos de Natasha no presente, futuro e passado, e saborear. Fica a dica.

Com o seu habitual humor inglês, e a vertente sci-fi, a passagem de Warren Ellis pelo título somente o enriqueceu. Torço para que a última história da edição 21 seja ainda publicada aqui em fevereiro, porque já foi anunciada na próxima edição de Caps (a 20) que a nova fase de Vingadores Secretos pelo competente Rick Remender (Uncanny X-Force, Justiceiro) estreará. Pensem positivo!

*Título inspirado no game Call of Duty: Modern Warfare


Jeferson

comments powered by Disqus