segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Marvel NOW! traz a mais bela equipe mutante

Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA!

Na semana passada, um novo e misterioso teaser foi divulgado para uma nova revista na fase Marvel Now!. Em vez de uma palavra, apenas duas letras: "XX". Seria mais uma revista para os X-Men (daí o "X")? Seria uma equipe de super-heroínas (daí o "XX", representando o cromossomo feminino)? Hoje, a Casa das Ideias deu a resposta.


E a resposta é: a nova revista é tudo isso - e mais. E não é exatamente uma nova revista: trata-se do relançamento de X-Men (também conhecida como "X-Men volume 3" - agora, "X-Men volume 4"...). Para quem não lembra, X-Men havia sido lançada em 2010 com o objetivo de ser a série mais "acessível" para os novos leitores, com histórias menos presas à continuidade geral mutante e com participações constantes de outros heróis do universo Marvel. Após o "Cisma mutante", a revista passou a mostrar uma equipe de segurança e contraespionagem a serviço de Utopia, liderada por Tempestade. Pouco depois dessa mudança de direção, Brian Wood entrou como roteirista na série, tendo uma boa aceitação por parte dos leitores.

Mas chega de falar do passado, falemos agora do futuro: como será a nova fase de X-Men? Bem, Brian Wood retorna como roteirista, agora acompanhado pela fantástica arte de Olivier Coipel. Quanto à escalação da equipe de heróis, digamos que a capa abaixo dá a dica...


Sim, X-Men bem poderia se chamar "X-Women", já que seu elenco será composto pelas mulheres da equipe (isto é, aquelas que não são procuradas pela lei nem estão viajando multiverso afora). Tempestade, Vampira, Psylocke, Kitty Pryde e Rachel Grey serão acompanhadas por Jubileu, que andava sumida desde que se juntou a um grupo de vampiros pacifistas. E será Jubileu quem começará a trama, ao trazer para a mansão um bebê órfão que pode ser a chave para a sobrevivência da humanidade. Por sinal, a jovem vampira será uma figura central na série, embora Wood garanta que todas as seis heroínas terão grande destaque na revista - e a liderança, a julgar pela entrevista do roteirista para o site oficial da Marvel, será de Ororo.

Wood define sua nova revista como uma série clássica dos X-Men, prometendo elementos e vilões clássicos da equipe, como os robôs Sentinelas e a bactéria sentiente Sublime, e buscando inspiração tanto no trabalho de Chris Claremont em Uncanny X-Men nas décadas de 1970 e 1980 como na série New X-Men de Grant Morrison no começo da década de 2000. Participações especiais também estão garantidas; na primeira edição, por exemplo, haverá as presenças de Fada e Bling!.

E se alguém acha que uma equipe só de mulheres não tem nada de clássico nos X-Men, Wood discorda, observando que embora Ciclope e Wolverine costumem ficar no centro das atenções, são as mulheres nos X-Men que realmente dominam as histórias e movem o enredo adiante. Falando nas mulheres, Wood pretende quebrar os conceitos machistas que dominam os quadrinhos, como a visão de que heróis podem dormir com várias mulheres sem serem julgados enquanto uma heroína que durma com mais de um homem é vista como promíscua. O roteirista garante que haverá relacionamentos, amor e mesmo sexo nesta nova série - mas o foco central é a caracterização destas heroínas e como elas interagem entre si.

X-Men terá sua primeira edição lançada em abril de 2013.


Fernando Saker

comments powered by Disqus