terça-feira, 10 de junho de 2014

Vingadores Secretos: Nem tudo o que reluz...


A nova fase de Vingadores Secretos encontrou o seu nêmesis, que antagoniza o primeiro arco do título. Andrew Forson, o novo Cientista Supremo da IMA e chefe de estado da ilha-nação de Barbuda, mais conhecida agora como Ilha IMA, usa de astúcia e prepotência para incomodar a Shield e à ONU.

Tendo assumido o cargo mais elevado na hierarquia da Shield, Daisy Johnson torna Nick Fury Jr no seu principal agente. Maria Hill continua como comandante, e também como diretora em exercício, enquanto Daisy não é aprovada em definitivo pela ONU. A mistura de teor político com espionagem, aliados com os agentes mais versáteis dos Vingadores, faz o texto de Nick Spencer ficar empolgante e despertar mistério para o que vai acontecer a seguir.


Na abertura da edição três, vemos Daisy e Nick numa feira de armamento militar até que se encontram com um antigo amigo do Nick Fury pai, que agora é senador. As coisas ficam estranhas quando uma armadura do Patriota de Ferro é colocada em exposição à venda, dando início à produção de armadura em série. E também com a presença de uma comitiva da IMA, com o Dr. Forson em pessoa, escoltado por soldados armados e sua guarda-costas pessoal, Yelena Belova.

Achando tudo aquilo um disparate, Daisy se desentende com a IMA, e no confronto, Yelena acaba assassinando o senador Robert Ralson. Nesse interím, Maria Hill já coordenava o agente Phil Coulson, Harpia, Viúva Negra e Gavião Arqueiro para investigar a explosão da base anterior da IMA no Ártico antes deles tomarem posse de Barbuda. No meio dos escombros, eles encontram a ex-vingadora andróide Jocasta.


Já na edição quatro, vemos que um dos novos associados à IMA, Mentallo, foi escalado para controlar com seus poderes as armaduras construídas em série do Patriota de Ferro. Atacando alvos terroristas pré-escolhidos pela Shield, mas sem se importar com baixas civis, e para tentar evitar que a imagem da Shield seja destruída logo após a sua reestruturação, a Shield resolve assumir os ataques. Mas para resolver o problema, o novo agente de Maria Hill, que vem trabalhando para ela nos últimos meses (veja as histórias do Indestrutível Hulk por Mark Waid), o Dr. Bruce Banner é convocado pela Diretora Daisy para ajudar. E o seu alter-ego ajuda também, destruindo todas as armaduras rebeldes.


Nick, Natasha e Clint se infiltram na Ilha IMA, com o objetivo de eliminar Andrew Forson. Mas na edição cinco, vemos que as coisas não deram muito certo, pois vemos flashs do futuro, o interrogatório do relato dos agente enviados sobre o que de fato eles lembram sobre o que aconteceu durante o "devaneio" (de novo, veja o primeiro texto). Até então, o que sabíamos era o seguinte: A Viúva Negra daria o tiro fatal, e Gavião e Nick fariam a cobertura, servindo de distração. Mas vários fatores intervém nesses planos - Yelena confronta-se com a Viúva, Clint desperdiça sua chance para salvar Natasha, e acaba Nick realizando a tarefa...

Mas algo deu errado, porque a ONU destituiu Daisy do seu cargo, promoveu Maria Hill como Diretora Interina, e Andrew Forson, que devia estar morto, é nomeado como novo integrante permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, vivo da silva!

Estas três histórias foram publicadas no Brasil em Capitão América & Gavião Arqueiro 3, 5 e 6, e graças ao atraso na distribuição da Panini ainda não temos o desfecho desse arco, que estava previsto para o mês de maio... Só resta apreciar bem a arte de Luke Ross, que vem arrebentando nesse título.

Jeferson

comments powered by Disqus