segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Guardiões da Galáxia - Grandes encontros: Parcerias Improváveis


Os membros do grupo cósmico favorito da Marvel seguem tendo aventuras com alguns dos maiores heróis da Terra. As histórias que abordaremos aqui foram publicadas originalmente em Guardians Team-Up #5 a #7 e publicadas aqui, respectivamente, em Universo Marvel #7 a #9 pela Panini. Elas reúnem diversas equipes criativas.

A primeira delas foi escrita por Andy Lanning e Andy Schmidt e desenhada pelo brasileiro Gustavo Duarte. Ela começa com Rocky Racum em Luganenhum, lugar situado na cabeça de um Celestial decepado à beira do universo conhecido. Ele está acompanhado de Cosmo, o cachorro telepata e responsável por tudo no local, na sala de monitoramento. Contudo, Cosmo dá um "perdido" em Rocky, que não admite ser deixado para trás e descobre que seu amigo está na Terra, em uma mesa de pôquer constituída por outros animais especiais como ele: Asa Vermelha, Zabu, Dentinho, Pocinha, entre outros.  



A reunião é interrompida por Abutre Von Doom e as Mascotes do Terror, que sequestram os outros animais (mais a cerveja de Rocky), mas deixam o roedor e Cosmo para trás, que partem para resgatá-los. Um pela cerveja, o outro, pelos amigos. 

Como não poderia deixar de sê-lo, o rastro leva à Latveria. Rocky ameaça o vilão com uma arma, mas é obrigado a atirar na sua preciosa e volátil cerveja para conseguir libertar os prisioneiros. Assim, o vilão é derrotado e aprisionado pelos Destinobôs. Em seguida, Rocky e seus aliados derrotam um invasor que quase se aproveitou da ausência de alguém na sala de monitoramento para atacar nosso universo.



A segunda história, escrita por Bill Willingham e desenhado por Diogo Saito, reúne Gamora com Noturno, dos X-Men. Eles se encontram em um asteroide inóspito, disputando um torneio mortal de lutas com lâminas. A dupla consegue superar seus oponentes uma luta de cada vez. Gamora, de maneira letal. Noturno, nem tanto assim. 

O evento tem uma forte estrutura midiática e seu grande campeão, o kree Haracon, aguarda o resultado das lutas preliminares para enfrentar o outro finalista. Haracon tem um passado controverso e é acusado de ter cometido crimes de guerra no comando de uma unidade kree. 



As lutas se sucedem e Gamora e Noturno são os últimos vencedores de todos os combates anteriores. Eles se  alinham para enfrentarem um ao outro antes do desafio final contra Haracon, que acompanha tudo de perto. É a deixa para Noturno utilizar seus poderes de teleporte pela primeira vez no torneio e trazer Haracon para a arena de combate. De maneira surpreendente, Gamora e Noturno se tornam aliados contra o poderoso guerreiro. 

O combate é feroz e Haracon se mostra um oponente formidável, capaz de subjugar os outros dois combatentes. Antes que o pior aconteça, Noturno consegue teleportar a todos "em escalas" para uma nave em órbita e Haracon é aprisionado em uma cela. Ele não entende o que está acontecendo e Noturno explica que isso tudo foi um arrojado estratagema para aprisioná-lo e, assim, fazê-lo  responder pelos seus crimes de guerra (além de propiciar uma grande recompensa que Gamora receberá pela sua captura). 




A última história que abordaremos aqu, escrita por Nick Giovannetti e Paul Scheer e desenhada por Shawn Crystal mostra uma inusitada parceria entre Drax, o Destruidor e Scott Lang, o Homem-Formiga.

No planeta Ru d'as, os Guardiões procuram por um criminoso chamado Dannko antes que ele adquira algum armamento desconhecido. Este é encontrado em uma sauna, acompanhado de seus capangas. Os dois grupos lutam entre si, mas Dannko escapa em uma nave. Drax não está disposto a facilitar as coisas para seu inimigo e se joga em direção à nave dele. 




Enquanto isso, na Terra, em Miami, o Homem-Formiga sofre os efeitos de uma enorme ressaca após uma noite de muita bebedeira e sai à procura de uma aspirina. Ele encontra Drax diante de um grupo de policiais e consegue contornar a situação. Drax pede ajuda a Scott para encontrar Dannko, que chegou à Terra, senão ele "devastará toda a cidade para achá-lo". Scott acha melhor atender ao pedido do Destruidor. 

Em outra parte da cidade, Dannko chega na boate daquele que procura, o Rei do Mambo, De alguma maneira absolutamente inexplicável, ele está de posse do Nulificador Total, a única arma em todo o universo capaz de assustar Galactus.

Scott e Drax chegam à boate graças à dica de um antigo informante do Vingador. E bem a tempo de evitar que o criminoso local seja assassinado por Dannko, mas ele é nocauteado pelo próprio sobrinho, que apenas queria tocar "maracas" numa "grande banda" e só fazia parte da gangue porque a sua mãe assim o obrigou. Já sobre Dannko, Drax lidou com ele da maneira que lhe é peculiar. 




O Destruidor encontra uma aspirina no meio da confusão e a repassa para Scott, que finalmente encontra um alívio para a enorme dor de cabeça que sentia. Logo em seguida, Drax parte sem se despedir e devolve o Nulificador a quem de direito. Logo após, ele se reúne a seus colegas de equipe, que ainda desfrutam de uma bela e revigorante sauna. 

As histórias mostradas acima são divertidas e oferecem uma leitura agradável. As parcerias entre os personagens funcionaram bem, na minha opinião. 



O estilo anárquico da história de Rocky combinou muito bem com os desenhos de Gustavo Duarte. 

A história de Gamora e Noturno, escrita pelo respeitado Bill Willingham, da série Fábulas (Vertigo), oferece uma leitura interessante e uma reviravolta inesperada no final, mas muito bem construída até chegar nela e ainda podemos observar, no todo, uma crítica à espetacularização da violência como espetáculo midiático. 

Achei muito engraçada a história do Drax com o Homem-Formiga. Os escritores Nick Giovannetti e Paul Scheer souberam explorar muito bem o contraste entre o comportamento irascível de um e inconsequente do outro, mas achei muito fraco o trabalho do desenhista Shawn Crystal. 

C@rlos

comments powered by Disqus