quinta-feira, 28 de setembro de 2017

As novas direções do Universo depois da edição de Marvel Legacy

* Atenção! Informações sobre revista inédita no Brasil!

Nessa última quarta-feira saiu finalmente a edição única do Marvel Legacy, que tinha como meta traçar as direções do universo Marvel nos próximos dois anos, mas não deixando de remeter ao seu rico passado. E isso começa já trazendo uma história tão antiga quanto a escrita e que pela primeira vez a dupla formada por Jason Aaron e Esaad Ribic trazem para nós. Confira um geral do que rolou na revista:





O Passado:

A edição começa na Pré-História, cerca de 1 milhão de anos atrás. Vemos o Mjolnir tentando ser erguido por uma espécie de Homo erectus - sem muito sucesso é claro. Ele pertence a Odin, que está ao lado de uma mulher possuída pela Força Fênix e que caçoa dele por não ter muito controle de sua arma ainda. Em seguida, conhecemos o restante dos Mais Poderosos Heróis da Pré-história - Agamotto, Estigma, Pantera Negra e Montador Fantasma, esses três últimos encarnações ancestrais dos nossos heróis dos dias de hoje. Eles estão juntos observando um ameaçador Celestial cavando o solo. Segundo Agamotto, aquele ser cósmico estava "infectado". Mas com o que? E o que procurava?

Celestiais são os seres que foram responsáveis por criar gerações atrás os Eternos e Deviantes segundo a cronologia oficial da Marvel. Não sabemos se este é parte deste mesmo grupo. O que sabemos é que hordas dessas criaturas omnipotentes já vieram mais três vezes a nosso planeta desde então - 25.000 anos atrás para destruir os Deviantes e de tabela afundar Atlântida, 1.000 anos atrás para acompanhar a evolução da raça humana e batalhar contra os deuses asgardianos e olimpianos e nos últimos 50 anos para julgar se a humanidade é merecedora por contra da ativação do DNA mutante devido aos aumentos de radiação. O encontro deste celestial com esses precursores de Vingadores certamente tem ligação com o que a Marvel planeja daqui por diante. No passado, Odin tenta convencer os demais a levar aquele gigante pro lado mais escuro da Lua, mas eles acabam deixando seu corpo moribundo na Terra mesmo.



O Presente:

Aparentemente ligado a esse conto pré-histórico, duas encarnações destes heróis no dia de hoje vão se topar. O Motorista Fantasma Robbie Reyes acorda de um sonho com algumas lembranças de sua versão passada bem longe dos EUA. Ele está em Cape Town, na África do Sul, e após fugir das autoridades locais, ele topa com Kevin Connor, o Estigma atual, que a todo custo quer impedir o Motorista de chegar em um campo arqueológico próximo. Esse local é o Grande Karoo e é estudado por ser o registro mais antigo de fogo por hominídeos, provavelmente herdado do contato destes com a Força Fênix ou o Montador Fantasma.

Estigma alerta que Reyes não pode avançar mais e correr o risco de acordar o "caído" e assim correr o risco de uma nova Horda retornar. Os dois inevitavelmente lutam entre si e antes de Connor usar a força letal em Reyes, essa versão do Espírito de Vingança usa um poder que não lhe era próprio - o Olhar de Penitência (lembra que a origem dele é diferente da dos demais Motoqueiros?). Estigma explode no processo e deixa a marca do seu poder luminoso cravado no solo.




Um auto-intitulado Salvador

Loki e um grupo de Gigantes do Gelo tentam roubar um caixote (4-1939, um baita easter egg do Príncipe Submarino), mas chama a atenção do grupo atual dos Vingadores que aparecem para deter o furto. Um dos Gigantes do Gelo até consegue escapar com a caixa nas mãos, mas não muito longe, ele acaba atropelado por um caminhão que estava sendo dirigido por ninguém menos que - SNIKT! - Wolverine, o primeiro e original. Dentro do caixote, descobrimos uma jóia do Infinito, a jóia da Mente.


Após falhar no roubo um artifato em particular de uma instalação secreta da SHIELD, o príncipe das mentiras Loki segue rumo a África do Sul com a intenção de... salvar o mundo. Loki aparece na frente do Celestial caído, que se ergue e "convoca a horda final". O Trapaceiro concorda que é o que seu "novo amigo" deve mesmo fazer.



Falando em Celestial, um grupo de escavadores encontra não só artes do que seriam a formação destes Vingadores pré-históricos, como também um celestial morto sem a cabeça. Seria esta a origem de Luganenhum?

Mais Retornos

Não só o Wolverine voltou nessa história. E Jason Aaron fez questão de mostrar evidentemente que estamos falando do mesmo Logan, pois a jovem Jean Grey encontrou no Canadá o casulo de adamantium em que ele estava preso, agora vazio. E nas últimas páginas, também descobrimos que numa realidade muito além, Franklin e Valeria, exploram mais um novo universo criado, mas a verdade é que a garota não vê a hora de voltar pra SEU universo.


A volta de Valéria Richards já levantou as orelhas dos mais curiosos quanto a apresentação de uma nova personagem que surge misteriosamente pra gente. como que num retcnon, a estátua clássica dos Vingadores ganha um membro extra inteiramente novo, aquela que já apareceu aqui num teaser como sendo a "Voyager". O nome se adequaria a super-interligente filha do desbravador Senhor Fantástico.

Outro ponto que vale a pena destacar aqui é o cenário que os dois garotos estão observando. É como se fosse uma mão de uma entidade cósmica espalmada, mas que de certo modo lembra também a marca do Estigma. Na Terra, Johnny Storm e Ben Grimm estão prestes a recomeçar a sua versão (pela metade) do Quarteto Fantástico e acendem também seu sinal para isso.




Pontas soltas:


E temos várias pontas de histórias soltas surgindo. Steve Rogers está EUA a fora com seu escudo e numa moto para compensar o que sua versão malvada fez. Em Asgardian, enquanto o Odinson enche a cara, um dos videntes do reino sente a vinda de Mangog e pula da ponte do Arco-íris em pleno terror. Em Nova Jersey, alguém avisa a Mary Jane que o corpo comatoso do seu chefe, Tony Stark, simplesmente sumiu. Em Nova York (mais precisamente num banheiro público), Deadpool é cercado por policiais nervosos que querem prender ele pela morte de Coulson. Em dado momento, no Espaço, conhecemos o Império Intergaláctico de Wakanda, localizado no Planet Bast, no sistema estelar Benhazin. Uma mensagem de socorro chega de Sakaar implorando a ajuda do Cicatriz Verde.






Outro ponto a destacar aqui é o Doutor Estranho e o Punho de Ferro também dividirem memórias de saus encarnações passadas logo depois que a figura de Norman Osborn tentou invadir o Sanctum Sanctorum. Com isso, temos já dois vilões - Osborn e Loki - procurando por aí objetos de incrível poder.

Não teve aquele que leu que não saiu positivamente surpreendido com tudo. De fato, parece que a Marvel conseguiu colocar de novo os holofotes sobre ela mais uma vez. Algo que andava meio trôpego, tirando uma ou outra exceção, desde o final das Guerras Secretas.

Coveiro

comments powered by Disqus