domingo, 24 de setembro de 2017

Império Secreto: A saga que precisamos, mas não merecemos

Atenção! Informações Inéditas no Brasil!


Chegou ao fim a mais polêmica história da Marvel na última década, a saga Império Secreto. A trama apresentou a ascensão e queda do Capitão América da Hidra, que nos últimos dois anos esteve manipulando todo o Universo Marvel.

Antes de mais nada é preciso deixar bastante claro um ponto que gerou uma onda de hate absurda na internet. O Capitão América da Hidra é o vilão, mas ele não é nazista. Como foi mostrado claramente nas 19 edições da sua HQ, desde o início ele foi criado por uma facção dissidente da Hidra, um grupo que se opôs ao que o Caveira Vermelha (esse sim nazista) fez com a organização. Então já partimos disso: ele é vilão, mas não é nazista.

O Capitão América da Hidra tomou o controle dos Estados Unidos de forma legal, manipulando o governo e a SHIELD para que em um momento de crise, que ele mesmo criou, recebesse o controle pleno do país. A partir dai, colocou em prática uma série de ações que permitiram um desenvolvimento bem completo de todo o Universo Marvel.

Os heróis urbanos


Os heróis que atuam em Manhatan, principalmente que são "do nível de rua" ficaram presos sobre uma redoma sombria que cobriu quase a cidade inteira. Dr. Estranho, Luke Cage, Jessica Jones, Punho de Ferro, Demolidor, Manto e Adaga foram alguns dos nomes que se responsabilizaram para ajudar a controlar essa região que foi dominada pelas trevas. A grande surpresa foi o Rei do Crime, auxiliando os heróis e a comunidade (claro que ele fez tudo isso visando futuramente se lançar candidato a prefeito de NY).

Os heróis do cosmo


Carol Danvers e Maria Hill estavam desenvolvendo o ESCUDO, uma arma que geraria um escudo de energia em torno do Planet Terra e que impediria a invasão de qualquer espécie alienígena. Nada poderia chegar até a Terra. Só que quando todos os heróis espaciais saíram do planeta para enfrentar uma onda alienígena Chitauri, Steve Rogers da Hidra ativou o escudo e prendeu todos esses heróis fora do planeta e a mercê das tropas inimigas.

Os mutantes


Em qualquer cenário, os X-Men são um fator que pode desequilibrar o jogo. Para isso, Steve Rogers acertou com os líderes mutantes que eles receberiam uma parte de terra na Costa Oeste que poderiam usar como um país próprio, chamado Nova Tian. Estando lá, ficariam livres da Hidra e não iriam interferir nas questões dos Estados Unidos.

Os inumanos


Os Inumanos por sua vez não tiveram tanta sorte. A Família Real está viajando pelo espaço em busca de conhecimento e de uma forma de produzir novamente a terrígene. Acabou que Nova Attilan se tornou uma prisão para inumanos, que passaram a viver basicamente em um campo de concentração.

A resistência


Bom, e quem não estavam em Manhatan, no espaço e nem era mutante ou inumano, acabou por formar a resistência, que era composta basicamente por: Gavião Arqueiro, os Campeões, Coração de Ferro, a IA do Tony Stark, o Coisa, Tocha Humana, Sam Wilson, Tigresa, Resgate, Hércules, Homem Formiga, Gigante, Mercúrio, Harpia e a Viúva Negra

Este foi o cenário construído por Nick Spencer para desenvolver o seu conto épico sobre um Capitão América da Hidra. 

O que de fato aconteceu com Steve

A partir dai a resistência descobriu o que aconteceu com o Steve Rogers e o motivo dele estar "vilanizado". O Caveira Vermelha usou o Cubo Cósmico, como vimos no crossover "Vertentes". Porém tratava-se de Kobik, o Cubo Cósmico senciente. Ela obedeceu o desejo do Caveira, transformou o Capitão América em um soldado leal a Hidra, só que ao mesmo tempo transformou todo o contexto do seu passado, o que criou esse Steve Rogers que acompanhamos nos últimos anos.

A resistência entendeu que se juntassem os fragmentos do Cubo que estavam espalhados pelo mundo inteiro, poderiam desfazer tudo o que foi feito. Trazer de volta todas as pessoas que morreram no caminho e salvar o Capitão América.

Acontece que Steve foi mais esperto e reuniu o Cubo primeiro e por um breve segundo ele completou a sua missão e quase transformou o mundo todo em um planeta dominado pela Hidra, mas Sam Wilson, Bucky e o Homem Formiga salvaram o dia. Bucky tocou o Cubo antes de Steve, na forma diminuída graças ao Scott Lang e praticamente entrou dentro do Cubo.

Dentro do Cubo ele encontrou não apenas Kobik, mas Steve Rogers, o original. Ou seja, desde o crossover Vertentes, quando Rogers deixou de ser velho e voltou a juventude, era a versão da Hidra que estava no controle. O nosso bom e velho Steve Rogers ainda existia, preso no Cubo, sem fazer ideia do que estava acontecendo.

Kobik então assume o poder e restaura o nosso Steve bem na frente do Stevil (apelido do Capitão Hidra). Ele tenta erguer o martelo de Thor, como fez no início da saga, mas descobrimos que foi um truque de mágica da Madame Hidra e que nem o próprio Stevil sabia disso. O nosso Steve Rogers, por outro lado, ergue o Mjlonir sem nenhuma dificuldade e o usa para derrotar o inimigo. E como era de se esperar o bem vence o mau.


A saga ganhou um epílogo muito interessante, basicamente mostrando um diálogo entre Steve e o Stevil. Dentre os pontos altos da conversa destaca-se quando ele afirma que não cometeu nenhum crime, ele não pode ser julgado. Ele recebeu o controle do país legitimamente e o ESCUDO foi algo que Maria Hill e Carol Danvers desenvolveram, ele apenas ativou.

Nick Spencer dá um show de roteiro nessa edição final, trago aqui uma tradução liberal de um pequeno trecho do que os personagens conversaram:

Steve: Passei anos dizendo às pessoas para não confiar em uma única pessoa, para não seguir cegamente, mas para questionar a autoridade. Agora mais pessoas vão entender o porquê disso.

Stevil: No momento há euforia, você está dizendo às pessoas que as coisas serão diferentes de agora em diante ... mas não serão. As pessoas lembraram de como é a sensação de pertencer a ago maior do que elas mesmas. De permanecerem unidas e lutando por algo que as oprime. De assumirem o controle de suas comunidades. De conhecerem a força real. E então de quem você acha que elas estarão ao lado da próxima vez? De quem você acha que eles gostam mais? De você? Eu os vi mais de perto do que você está disposto a admitir. As pessoas ficaram orgulhosas de se chamarem de Hidra.


O diálogo em questão aponta os acontecimentos do início da saga, quando após assumir o controle do país, a Hidra resolveu problemas como saúde, educação e as finanças. Em contra-partida, por serem questionados, prenderam jornalistas e destruíram Las Vegas inteira, matando milhares de pessoas. Fora que Inumanos foram presos em campos de concentração, para evitar rebeldias. 

Império Secreto foi uma saga que fez os leitores refletirem sobre muitos temas de uma forma que não se via desde a Guerra Civil original. Não se trata de escolher um lado, mas de pensar e mastigar tudo o que o escritor nos apresentou e então, tirar suas próprias conclusões.

Como consequência, temos as mortes de personagens importantes como Rick Jones e Viúva Negra. Temos também a consolidação do Stevil como um grande vilão, que segue vivo no UM, podendo voltar a aparecer quando a gente menos esperar.

Kinhu Heck

OBS: Eu já estou quase cansando de repetir isso, mas falarei uma vez mais porque é muito pertinente. As histórias em quadrinhos da Marvel (e da DC também), são cíclicas. Isso significa que temos regularmente mudanças bombásticas que cedo ou tarde são desfeitas para que um status quo padrão retorne. Foi assim quando o Steve deixou de ser o Capitão América e virou o Nômade, foi assim também quando o John Walker se tornou Capitão América. Isso se repetiu quando tivemos o Bucky assumindo o manto e mais recentemente quando Sam Wilson aceitou se tornar o Capitão América.

Qual a relação de todas essas fases? Independente de serem boas ou ruins, de você gostar ou não, após todas elas, Steve Rogers voltou a ser o Capitão América. E isso SEMPRE vai acontecer. Assim como já tivemos James Rhodes, Riri Williams, Norman Osborn, Arno Stark e Pepper Pots, por exemplo, usando as armaduras do Homem de Ferro. Mas no final tudo sempre se resume a Tony Stark. A mesma coisa vale para o Thor, Hulk, Homem-Aranha, Wolverine e afins.

A questão é: não importa a mudança, cedo ou tarde a gente vai voltar para o básico. Sendo assim, porque não curtimos esses 3 ou 4 anos em que a Marvel está nos oportunizando ler algo diferente? Logo depois tudo volta ao normal, então vamos nos dar o direito de ler algo diferente, mesmo que seja por pouco tempo. Não ache que a Marvel vá jogar seu herói para escanteio. As propriedades intelectuais de Bruce Banner, Tony Stark, Steve Rogers e Peter Parker são fortes demais para serem jogadas no lixo. Eles voltarão, foi assim que a Marvel se sustentou nos últimos 50/60 anos e assim que ela fará pelas próximas décadas. Aprenda a curtir o que você está lendo. Se não gostou da mudança, calma, cedo ou tarde tudo voltará ao normal. E isso não é algo ruim, pelo contrário, é ótimo, permite uma leitura gostosa pra quem quer ler novidade e pra quem curte ler sempre a mesma coisa.

comments powered by Disqus