quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Fabulosa X-Force: Execução Final, Ato 2 – O que você vai ser quando crescer?

A segunda parte de Execução Final, mega-arco que encerra a série Fabulosa X-Force, traz duas histórias (publicadas no Brasil em X-Men Extra 143), uma no futuro e uma no presente. Em comum, a ideia do título: “que futuro estou traçando?” Essa pergunta é encarada, de diferentes formas, por Psylocke e Gênese. E a resposta, já posso adiantar, não é o que eles gostariam de ver...



Comecemos pela ninja telepata, em história roteirizada por Rick Remender e desenhada por Julian Totino Tedesco. Descobrimos que, segundos antes da Caverna X ser explodida por Ultimaton, Betsy acessou a mente de Teleporter para fazê-lo teletransportar a Fabulosa X-Force uma última vez antes dele morrer. Em vez de simplesmente mandá-los para outro lugar, Teleporter enviou-os para trinta anos no futuro. Lá, eles reencontram Deathlok, que os apresenta às consequências de seus atos: naquela linha temporal, a Irmandade de Mutantes teve sucesso em transformar Evan em Apocalipse, na maior ameaça que o mundo já viu. Após uma batalha feroz, a X-Force mata Apocalipse, ganha a confiança do mundo todo e elimina todos os criminosos conhecidos. Com o tempo, passam a praticar extermínio preventivo, ou seja: apagar pessoas simplesmente porque um dia elas podem (ou não) se tornar ameaças.

Psylocke fica horrorizada com a ideia – ainda mais ao descobrir que quem lidera essa ideologia no futuro é ela mesma, como Magistrada Braddock. Por sua vez, Wolverine não parece achar isso uma má ideia, considerando um preço justo para proteger inocentes; essa ideia bate de frente com a de Deathlok, que defende que assassinar por qualquer motivo ainda é assassinar. O ciborgue do futuro, última resistência ao sistema da X-Force, tenta matá-los, até perceber que estava caindo em contradição e se suicidar.



A X-Force do futuro, composta por figuras como Justiceiro, Cable, Esperança e Apache, aparece para resgatar seus fundadores. Mas, enquanto Deadpool interage com sua contraparte (surpreendentemente séria) do futuro, Psylocke foge de todos e, para impedir que esse futuro venha a existir, comete seppuku com a própria espada. Numa situação inusitada, Betsy luta contra a X-Force do futuro para que eles não salvem sua vida, até que a Magistrada Braddock domina sua mente e a põe para dormir. No sonho, ela reencontra Warren e expressa seu sofrimento pelas consequências de tudo que fez, mas, em vez de condená-la, ele pede que ela pare de sofrer, perdoe-se e seja feliz.

Betsy acorda, curada, próxima à Magistrada Braddock, que garante não estar por trás do sonho em questão; porém, ela se mostra convencida que sua versão passada seguirá o caminho que a transformou nela. Antes de enviarem a Fabulosa X-Force de volta ao presente, a X-Force do futuro diz que eles precisam matar Evan e Daken. O Logan do futuro também conta um segredo para sua versão passada e, após a partida dos nossos heróis (ou anti-heróis?), descobrimos que, nesse futuro, Logan e Betsy são amantes. Terá sido esse o segredo que ele contou para Wolverine?



Enquanto tudo isso acontecia no futuro, no presente (em história roteirizada por Remender e ilustrada por Dave Williams), Evan era obrigado a viajar pelos Estados Unidos em (má) companhia de Daken, Dentes-de-Sabre e Rei das Sombras. Ao longo da viagem os vilões tentam repetidamente despertar o lado maligno do rapaz e transformá-lo no novo Apocalipse, tentando convencê-lo a matar apresentando dilemas morais: por exemplo, Daken o desafia a matar Creed antes que ele mate vários cidadãos inocentes em um posto de gasolina. Evan ataca o assassino, mas não para matar – e, ainda consciente, Creed mata uma mulher inocente por isso. Depois, Gênese é levado ao sítio onde se lembra de ter sido criado: ao chegar lá, descobre que Creed e Daken mataram seus pais. Num acesso de fúria, o clone de Apocalipse os ataca com tudo que tem – mas, no último instante, não tem coragem de se vingar. Daken então apresenta ao rapaz duas notícias. A boa: eles não mataram realmente seus pais. A má: eles não mataram seus pais porque eles não existem...



A segunda parte desse arco, assim, é marcada por revelações chocantes e duras de absorver. Tanto a Fabulosa X-Force como Evan são colocados frente a um novo desafio: serão eles fortes o suficiente para evitar se tornarem os monstros que hoje combatem? E, mesmo que sejam fortes, eles realmente querem evitar isso? Esse é o dilema que deve acompanhá-los na terceira e última parte desse arco.

comments powered by Disqus