terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Agentes da SHIELD: Quem é o Clarividente?

 

Com o retorno da segunda parte da primeira temporada em Janeiro, deu pra perceber que a série tomou uma nova guinada daqui pra frente. Se os dois últimos episódios mostraram-se focados no cerne dos misterioes criados na primeira parte, o que dizer do anúncio de novos agentes na trama, participação especial de Stan Lee e de Jamie Alexander voltando ao papel de Sif? Bem, tudo isso é só um recheio pra grande questão que permeia os últimos episódio - Quem é o clarividente?

Bem, antes de mais nada, vale ressaltar que os produtores da série já deixaram claro que esse mistério será revelado até o final desta temporada, da qual resta cerca de sete episódios inéditos. Até mesmo no twitter da Marvel fizeram questão de deixar claro que a identidade do grande vilão está perto de ser revelada. Mas o que podemos já presumir sobre ele?


Bom, a verdade é que tudo leva a crer que a trama tenha uma ligação direta com o filme do Capitão America: O Soldado Invernal, como foi sugerido no começo. Muita gente já imagina que o clarividente tenha relação ou até mesmo seja o mesmo vilão do filme do Capitão (aparentemente seria o papel de Robert Redford segundo algumas teorias que já falamos aqui). Todavia, há uma nova corrente que caminha para outro lado... e resgata um outro vilão que ficou em aberto no universo cinemático da Marvel até hoje.

Primeiro, vamos resgatar alguns pontos que sabemos sobre o Clarividente e que vem sendo alertados por alguns foruns e sites nos EUA:

-É um personagem que prefere manter sua identidade desconhecida. Tratou com subalternos sempre de forma indireta e poucos parecem ter já o visto pessoalmente. Dentre os seus que fazem parte do jogo estão Raina, o falecido Edison Po e Ian Quinn.


-É alguém interessado e tem acesso a diferentes e inovadoras tecnologias, como podemos ver em muitos dos episódios no qual ele é no fim referido como o grande articulador.

-É alguém interessado e muito na criação de novos supersoldados, sendo este o ponto chave de seu envolvimento aqui. Para tal, como informado pela série, ele chegou já a usar variante da formula do supersoldado, extremis e radiação gama.

-O clarividente provavelmente não tem poderes psíquicos. Dois pontos são claros aqui que foram deixados claro na série. A SHIELD não tem registro de casos de pessoas com dons telepaticos ou afins. O Clarividente não sabe de tudo, como por exemplo, como Coulson voltou dos mortos (um dos mais bem guardados segredos da SHIELD).

-É provavel que o Clarividente saiba como funcionam as coisas ou até mesmo prever o que vai acontecer simplesmente por dedução lógica, provavelmente calculando um algoritmo que o faça prever futuros acontecimentos de forma mais precisa. Isso fica claro quando em conversa com o Coulson a personagem Raina diz que "O clarividente nos dá orientação, formulas [...] Para um mundo em mudança, um mundo que sua organização nos trouxe. Somos os novos nesse negócio que sua organização vem fazendo por décadas.

-Mediante o último diálogo, dá pra saber que o personagem é alguem que recentemente tomou essa posição e interesse. É também alguém que de alguma forma parece não só ter conhecimento, como algum interesse na SHIELD.

Mediante tudo isso, o que corre nos foruns e foi levantado pelo site Comic Book Movie é que o nosso clarividente é ninguém menos que Samuel Sterns ou...



...o Líder!

Vamos explicar com mais detalhes isso, mas primeiro vale ressaltar aqui que o personagem já apareceu anteriormente no filme do Hulk, vivido por Tim Blake Nelson. Depois do filme, o personagem teve um destino ignorado. Só sabemos que foi levado sob custódia pela SHIELD e o vimos brevemente numa HQ que serve de prelúdio pro filme dos Vingadores que ele continuava sendo estudado pela organização. Depois disso, nada mais é falado sobre o personagem e seu destino continua em aberto.


Nos quadrinhos, o personagem atende praticamente todos os tópicos curiosos que levantamos acima. Sempre foi um personagem que agia nas sombras, movendo seus esquemas por meio de terceiros até chegar ao clímax de seu plano final. É um gênio inventivo, que sempre percorreu facilmente o mundo da tecnologia como da biologia. Neste último, temos como exemplos os vários monstros que ele criou em sua carreira com os experimentos a base de radiação gama afim de reproduzir o que já foi feito com seu maior rival, o Hulk.

Por fim, na própria descrição oficial de poderes do personagem, coloca-se que sua mente brilhante é capaz de prever infinitos cenários estrategicos e táticos o que lhe concede um dom que permeia o que conhecemos como "Clarividência". Isso mesmo! Exatamente a mesma palavra do vilão da série.

Bem, isso realmente foi informação demais e como ninguém aqui tem o cabeção do Líder, cuidado para não explodir sua cabeça. É obvio que estamos aqui sobrevoando o campo da dedução. E estamos indo sem prova alguma a não ser nossa intuição (Clarividência?) no mundo Marvel para saber que a teoria acima é bem provável de acontecer. E seria muito boa, não?

É claro que tem aí muita coisa pra ser explicada, mas isso teria uma segunda temporada inteira ainda por ser renovada pra explicar tudo isso caso se mostre verdade. Enquanto isso, vamos aguardar as novas pistas e ver que fim leva a série.

Coveiro

comments powered by Disqus