quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

X-Men Legado: Encontros e Despedidas


Abandonada em um  mundo alienígena por Magia durante a guerra dos Vingadores contra os X-Men, Vampira se vê no confronto final entre os nativos do lugar: os Vray, de forma humanóide e rosto animalesco e a raça do Enxame, de aparência insectóide. Ela descobre que os dirigentes de ambas as raças confabularam entre si para promoverem uma carnificina deliberadamente para que os sobreviventes possam aproveitar os parcos recursos naturais deste planeta, que sofreu um grande cataclisma.Vampira, então, parte com o firme propósito de evitar isso a qualquer preço. Seu único aliado no momento é o ex-comandante Tritt, do Enxame, destituído do cargo pela sua rainha e alijado da mente coletiva de seu povo ao descobrir toda a verdade sobre a batalha prestes a ocorrer. Além disso, Vampira precisa retornar imediatamente à Terra pois ela tem a sua própria guerra para travar e resolver uma pendência pessoal que já se arrasta há muito tempo. Como tal irá ocorrer é o que nos contará o escritor Christos Gage e os desenhistas Rafa Sandoval e David Baldeon nas edições de X-Men Legacy #273 e #274, publicadas aqui em X-Men Extra #143 pela Panini.

Quando Vampira e Tritt finalmente chegam ao campo de batalha, ambos percebem que é tarde demais e a heroína resolve se interpor no conflito assim mesmo, roubando uma gigantesca montaria aracnídea do Enxame e arrastando o seu aliado insectóide consigo. Eles conseguem alcançar a rainha do Enxame e Vampira tenta trazer todos à razão. O resultado é inútil e ela está prestes a sucumbir na batalha. Desesperada, ela pede a Tritt que force o seu retorno à mente coletiva de sua raça para que todos conheçam a verdade. Relutantemente, ele faz isso é bem sucedido no seu intento: a rainha é desmascarada e é expulsa da mente coletiva pelos seus ex-súditos. Resta, ainda, convencer os Vray do mesmo e o rei deles não perde tempo em aproveitar o momento de hesitação do Enxame para insuflar os seus soldados a continuarem atacando.

Vampira consegue falar com o Comandante Chahr, que se tornou seu amigo logo após chegar a este mundo e pede que ele confie nela e participe de maneira voluntária da mente coletiva para que ele também tome ciência da verdade. Assim é feito e ele é convencido de maneira definitiva. Ele ordena que seus irmãos cessem o ataque. O rei dos Vray parte furioso brandindo sua espada em direção a Vampira, culpando-a pela resolução dos acontecimentos totalmente contrária a seus planos. Ela consegue se defender e , utilizando-se das lições de esgrima que aprendeu com Kurt Wagner, o Noturno, consegue derrotar o seu oponente.



Vampira poupa a vida dele mas Chahr pensa bem diferente e executa o seu ex-soberano por traição. A batalha foi interrompida mas falta convencer os dois lados a se entenderem. Vampira pede que Tritt e Chahr unam suas mentes com a mediação dela e outra verdade é descoberta: que a raça dos Vray e do Enxame antigamente partilhavam uma existência próspera e colaborativa, em que a magia e capacidade de viajar entre dimensões do primeiro era complementada pela criatividade do segundo. A similaridade das histórias que foram contadas anteriormente a Vampira era muito mais do que mera coincidência, afinal: "essa é a escolha certa pro futuro. Cooperem e sobrevivam lado a lado... ou afastem-se e morram separados", ela diz, praticamente decretando o final das hostilidades.

Resta ainda para Vampira encontrar uma maneira de voltar a seu mundo natal. Com a ajuda de Tritt e Chahr, os novos líderes do planeta, um artefato místico dos Vray é combinado com a capacidade de navegação da mente coletiva do Enxame e um portal para a Terra é aberto. Ela se despede de ambos e se vai.

Quando a encontramos novamente, ela está em Washington tentando minorar os danos decorrentes do conflito decisivo envolvendo os Vingadores e os X-Men, que finalmente se uniram contra um inimigo em comum, Ciclope, enlouquecido ao absorver toda a Força Fênix anteriormente dividida entre outros partidários da sua causa.

Ela tenta acalmar a população ao mesmo tempo que pede para auxiliar as vítimas de um desabamento numa estação de metrô. A situação fica ainda mais tensa e um policial saca uma arma em sua direção e, antes que ele atire, surge Magneto, o mestre do magnetismo.


Ele oferece auxílio, mas assume abertamente que o principal objetivo é vê-la. Ela aceita de maneira relutante mas, de maneira surpreendente, ele oferece também uma proposta de casamento: "eu quero nós dois juntos. Venha comigo, Vampira. Para onde quer que a gente vá depois daqui... que seja juntos". Ela fica totalmente desconcertada e tenta ganhar tempo se concentrando na missão de resgate. Um vagão soterrado por escombros se apresenta à frente e eles entram em seu interior com cuidado. Alguns sobreviventes são encontrados e colocados a salvo mais ainda resta um, mortalmente ferido, que se chama Richard. Moribundo, ele resolve contar a sua história para o casal: ele trabalhava como redator de discursos em Washington mas nunca se sentiu perfeitamente à vontade com o que escrevia ou com suas escolhas de vida, pois sentia que eram imposições de outras pessoas e, além disso, uma das poucas coisas com que se importava era o seu relacionamento com Dale mas, mesmo assim, era algo conduzido de maneira dissimulada há mais de dez anos, pois temia a exposição. Dale se cansou da situação e terminou com tudo. Richard, então, se dirigia para a casa de Dale para conversar quando o desabamento ocorreu. Richard pede que os heróis o abandonem mas eles se recusam a fazê-lo. Vampira tenta estancar o ferimento mas o teto do trem ameaça desabar em cima deles. Magneto remove o ferido de maneira brusca e  todos saem rapidamente para fora. Assim que conseguem escapar, Richard recebe atendimento médico mas sua condição era muito crítica e morre. Vampira e Magneto resolvem, então, finalmente conversar.

Vampira diz que é muito grata por tudo que Magnus fez mas, influenciada pela história de Richard, não quer mais que ninguém tome decisões por ela como aconteceu anteriormente com Mística e Sina, suas mães de criação e depois com Charles Xavier e Ciclope. Ela reconhece que a personalidade de Magneto é muito forte e teme que isso a faça permitir que ele decida tudo por ela, o que ela não quer. "Acho que já entendi o que quero, mas só vou ter certeza se passar um tempo sozinha". Eles se despedem de maneira dolorida e cada um segue o seu caminho. Em seguida, com posse das memórias de Richard, Vampira consegue chegar à casa de Dale e transmite as últimas palavras de seu companheiro para ele.



As duas edicoes de Legacy abordadas nessa resenha fazem parte da reta final da fase escrita pelo Christos Gage e também da própria revista, que foi descontinuada para ser relançada  pela "Marvel Now" nos Estados Unidos. Na primeira temos o final de um "tie in" de Vingadores vs. X-Men que já estava mais do que na hora de ser encerrado pela Panini. Achei bem sacada a ideia de que a prosperidade anterior do mundo dividido pelos Vray e o Enxame se devia à antiga colaboração entre as raças, que se perdeu devido ao cataclisma que atingiu esse planeta. Infelizmente, acho que o escritor forçou a barra ao atribuir à Vampira uma insuspeitada habilidade de empunhar uma espada e derrotar um soberano de todo um povo com enorme facilidade. Se ela "roubasse" essa habilidade de alguem faria mais sentido. 

A segunda historia, um "aftermatch" de "V vs. X", traz o encerramento de um plot que permeou toda essa fase, a definição do atual "status de relacionamento" entre Vampira e Magneto. Como não poderia ser diferente, a conversa se deu em meio a uma trágica circunstancia. Convenhamos que o Gage não é nenhum Bendis para segurar uma historia apenas na base do diálogo, mas achei interessante o desenvolvimento da historia, em que Vampira se espelhou na história de vida de um personagem secundario que teve um trágico destino antes que tivesse coragem de conduzir sua vida nos seus próprios termos. Apesar disso, confesso que não fiquei surpreso com o resultado da conversa entre ela e Magneto  

Os desenhos e narrativas de Rafa Sandoval e David Baldeon estavam corretos como sempre mas achei os do segundo bem melhores que os do primeiro. 

Acho que a Panini atrasou demais a cronologia das histórias que compõe o mix de X-Men Extra e Legado não foi exceção. Repito o que já disse em outras resenhas: é muito chato ler o "tie in" de um evento que se encerrou há três meses atrás. Não apareceu nenhuma nota de rodapé pra situar cronologicamente a história, que ainda apresenta o Magneto em seu visual pré "Nova Marvel".  De qualquer forma, a próxima edição de X-Men Extra irá trazer a edição 275 de Legacy, que marcou o encerramento deste título lá fora.

Carlos André
Colaborador do site, Marvel616

comments powered by Disqus