terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Novíssimos X-Men: Encarando o passado


Nos eventos da saga Vingadores VS X-Men, Scott Summers tornou-se o hospedeiro da Força Fenix e assassinou Charles Xavier, seu mentor. Boa parte de seus aliados e amigos o abandonaram e uma grande luta teve início. Vingadores e X-Men unidos contra Ciclope. Ao final, Esperança Summers absorveu a entidade para si e com a ajuda da Feiticeira Escarlate ambas reativaram o gene x, que estava bloqueado desde a saga Dinastia M. Quando a poeira baixou, Scott e Emma Frost, dois dos grandes envolvidos na confusão envolvendo a ave cósmica, foram presos pela SHIELD. Mas o primeiro líder dos X-Men acabou sendo resgatado pelo Magneto, Magia e Perigo e é neste ponto que começa os Novíssimos X-Men.

Perigo seguiu seu próprio rumo. Mas Ciclope, Magia e Magneto optaram por resgatar Emma Frost, a Rainha Branca. Foi durante o resgate da mutante que Scott e Eric descobriram que seus poderes estavam "bugados", danificados, fora de controle. Magneto estava incapaz de realizar movimentos simples com seu magnetismo, já Scott perdeu todo o controle das suas rajadas ópticas. Em um jogo de sorte conseguem salvar a telepata, mas ela trouxe mais más notícias, também estava tendo problemas com seus dons naturais. Não mais podia ler com clareza a mente dos outros, porém a habilidade de se transformar em diamante estava ok. Magia, a única com os poderes em plenas condições, teletransportou todos para o mais longe possível da confusão.

Assim que a situação se acalmou um pouco, o grupo deduziu que a dificuldade no uso dos poderes devia-se a influencia da entidade Fenix em todos. Eric então foi tirar satisfações com Summers. Jogou na sua cara que ele matou o seu melhor amigo e arruinou os seus poderes. Fez Scott prometer, sob ameaças, que iria reverter este cenário. Como todos os quatro estavam sendo perseguidos pela polícia e a SHIELD, careciam de algum lugar para ficar. Uma base secreta onde não seriam encontrados. E este local acabou sendo a abandonada base secreta do Programa Arma X, que agora seria também o novo Instituto Xavier.

Com a base do novo Instituto montada e com os professores a disposição, agora seria a vez de arranjar estudantes, uma vez que a maioria dos jovens mutantes encontra-se no Instituto Jean Grey, chefiado pela Tempestade, Kitty Pryde, Wolverine e o Fera. A primeira candidata é Eva Bell, uma australiana com o dom de criar pequenas bolhas/redomas que congelam o tempo. O segundo é Christopher Muse, um garoto negro e americano. O seu dom é o da cura. Após salvar um amigo que estava dado como morto, ele foi preso sob a "acusação" de ser um mutante. Foi resgatado pelo Ciclope enquanto estava dando depoimento na delegacia.


Para resgatar estes dois mutantes, Scott acabou tendo de peitar diversos policiais e com isso conseguiu adquirir uma imagem rebelde para si. Mas ao mesmo tempo em que criava uma identidade que ia contra o sistema, imagem essa que caiu nas graças do povo jovem, também contribuía para a imagem negativa dos mutantes. De nenhuma forma estava colaborando com o sonho da coexistencia pacífica de Xavier. Dois de seus mais antigos amigos, Fera e o Homem de Gelo, não o reconheciam mais. Wolverine, Tempestade e Kitty não estavam gostando nada do que o outrora líder mutante estava fazendo. Foi em uma conversa sobre as recentes ações de Scott, que Bobby Drake deixou claro que o amigo mudou tão radicalmente, que se a sua versão mais jovem o visse hoje, iria lhe encher de porrada. Essa frase funcionou como um momento de Eureka! para Hank McCoy. O mais inteligente dos mutantes estava passando por problemas de saúde e viu na frase pronunciada pelo colega a oportunidade de matar dois coelhos com uma machadada só.

Sem consultar ninguém, sem nem avisar algum professor da escola, Fera usou sua máquina do tempo e viajou para o passado. Lá, no primórdio dos X-Men, topou com a formação original do grupo. Lhes contou que o futuro é um desastre, que Scott mataria o Xavier e que ele próprio se tornaria m monstro peludo e azul. Após muito papo, conseguir convencer os jovens a seguirem com ele para o futuro. Assim, quem sabe o Scott do passado poderia colocar juízo no do presente e a sua própria contra-parte poderia ajudar a tratar a sua saúde.


Porém, assim que chegaram ao Instituto Jean Grey, foram recebidos por um feroz Wolverine e alguns bizarros encontros aconteceram. Os Homens de Gelo, por exemplo, surtaram. E para ajudar, quem poderia explicar toda essa zorra, o Fera do presente, estava caído desmaiado no gramado. Outros acontecimentos interessantes aconteceram com Jean Grey, neste período do tempo, ela apenas possuía a telecinese, sua telepatia só deveria surgir daqui a alguns anos, entretanto este poder surgiu assim que chegou ao presente.

Ororo, Logan e Kitty conversaram um pouco sobre a situação dos originais, mas quando foram tomar uma decisão, eles já haviam pego o jato Pássaro Negro e partido para encontrar o Ciclope do presente. A viagem os levou até o campus de uma Universidade. Scott, Emma e Eric haviam ido recrutar Benjamin Deeds, um mutante transmorfo. Mas a "muvuca" rolou no momento em que o Ciclope topou com sua versão mais jovem e a Jean Grey novinha e viva.

Todo mundo estava com as emoções a flor da pele, o que sobrecarregou a recém adquirida telepatia da ruiva mutante. Ela atacou o trio do presente, que revidou e uma grande luta começou na universidade. Sem entender o que estava acontecendo, Scott chamou a Magia para teleportá-los. No Instituto Xavier, eles tentaram entender o que havia acontecido. E no Instituto Jean Grey, os cinco originais voltaram a tempo de ver Hank McCoy sofrer um colapso.


Pois é gente fina, muita coisa acontecendo. O roteirista Brian Michael Bendis chegou com tudo na franquia mutante, não? A arte de Stuart Immonen é outra coisa que impressiona também. Porém, infelizmente preciso destacar aqui que a editora Panini comeu bola e publicou erroneamente as histórias dos Fabulosos X-Men junto dos Novíssimos X-Men. Cronologicamente Fabulosos X-Men 1 se encaixa apenas após Novíssimos X-Men 6.

As histórias aqui resenhadas foram publicadas originalmente em All New X-Men 1 á 4 e aqui no Brasil saíram em X-Men 1 e 2.


Kinhu Heck

comments powered by Disqus