quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Capitão América: Vertentes



Após a denúncia feita tempos atrás pelo hacker Sussurante, todos pensavam que os tais supostos experimentos envolvendo fragmentos do Cubo Cósmico feitos pela SHIELD haviam se encerrado. Mas como vimos nas primeiras edições especiais do crossover "Vertenets", não foi bem isso que aconteceu. Sussurante - que se revelou como sendo Rick Jones de volta a ativa de seu jeito -convocou Sam Wilson para seu apartamento para revelar a verdade e logo em seguida agentes da SHIELD em pessoa estavam à sua porta. Depois de uma fuga mirabolante, Sam finalmente chega até a tal misteriosa cidade de Pleasant Hill. O lugar é calmo e pacato, mas nada lá é realmente como parece.

Assim que chegou por lá, Sam foi abordado por outro personagem que estava realizando suas próprias investigações sobre o assunto - Bucky, o Soldado Invernal. Ambos chegaram a tempo para salvar uma agente da SHIELD infiltrada na cidade e que estava sendo atacada pelos Irmãos Sangue. A moça se chamava Avril Kincaid e rapidamente colocou a par os heróis sobre tudo que ocorria em Pleasant Hill e como as coisas viraram de pernas pro ar depois da revolução criada pelo Barão Zemo. A cidade, além de ser uma superprisão, era o lugar onde a SHIELD também guardada objetos perigosos e um deles a moça achava que poderia ajudar a reverter o caos que se instaurou por lá.



Enquanto a moça seguiu sozinha para esse depósito, Sam Wilson e Bucky rumaram para outro ponto do lugar para desativar os sistemas de segurança. Ambos funcionavam muito bem em dupla, dividindo com maestria o escudo que já usaram. No meio do caminho, a dupla topou com uma imagem de Kobik, alertando que ELE - Steve Rogers - precisava de ajuda. E partiram o mais rápido possível para o tal boliche da cidade onde a menina disse que estava.

A situação estava feia para Steve por lá, apanhando sem pena de um dos seus velhos arqui-inimigos, o Ossos Cruzados. Para saber como ele chegou ali, temos algumas páginas de recapitulação feitas por Daniel Acuna. Primeiro, ele relembra de outros que já ergueram o seu escudo e de como acabou naquela situação atual, velho e sem o soro do super-soldado. Preso junto com outros agentes numa prefeitura explodida, Steve implorou para Helmult Zemo deixá-lo buscar ajuda médica para Maria Hill. E de forma surpreendente, ele deixou que Steve fosse até o médico da cidade desde que acompanhado de um padre chamado Padre Patrick. Se bem que lá fora, cheio de vilões sedentos por vingança, Rogers estaria em mais apuros que lá dentro com Zemo.

No meio do caminho, acabaram topando com construtores civis que se revelaram como sendo a Gangue da Demolição. Como Hill tinha pouco tempo, o Padre Patrick pediu para Steve Rogers seguir com a diretora para o médico enquanto ele lidava com os três vilões. E fez isso de forma arrebatadora. Steve estava ainda mais curioso para saber quem era aquele homem de verdade, mas nem Maria Hill sabia a identidade. No fim, chegaram até o médico, Erik Selvig, que lamentava ter perdido mais uma vez a Kobik de suas vistas. Selvig estabilizou a condição de Maria Hill e disse a Steve Rogers que se tivesse um lugar onde poderia estar a menina se ela quisesse fugir, era o Boliche da cidade.

Para ir atrás da garota sem ser percebido, Steve causou uma explosão surpreendente no consultório médico. Isso o colocou longe do Padre, que se revelou como sendo o Caveira Vermelha, que com os poderes telepáticos de Charles Xavier foi alguém naquela cidade que nunca foi manipulado, mas sim manipulou outros e tinha seus próprios planos ali. No fim, Rogers conseguiu achar a garotinha Kobik no boliche, estava confusa e sem saber de fato o que fazer com as pessoas que se rebelavam cada vez mais de suas ilusões. E uma delas era o Ossos Cruzados, que chegou ali de surpresa e não teve pena de bater num velho como Steve Roger. E é aí que voltamos ao ponto onde estávamos.





Depois de apanhar muito e sempre manter a perseverança mesmo assim, Steve Rogers ao invés de morrer nas mãos de seu inimigo foi agraciado com o dom de Kobik para voltar a ser jovem e com super-poderes mais uma vez. Curiosamente, o seu escudo vinha janela a fora arremessado provavelmente por Sam Wilson. Quando Ossos Cruzados o pegou, viu que o mais uma vez jovem Steve Roges estava de volta e levou a maior sova. Sam e Bucky entram minutos depois e se deparam com a grande surpresa - O velho Capitão América está novo e pronto pra guerra mais uma vez.



Depois de dar um tempo para Steve pensar na sua nova condição, os três decidiram que a prioridade ali deles era localizar Kobik e assim reverter o jogo. Zemo também estava ciente de que a garotinha era realmente o seu trunfo para vencer definitivamente e assim convocou um outro grande rastreador para localizar a menina - Kraven. Um dos mais vorazes inimigo do Homem-Aranha, Sergei Kravinoff saiu junto com o Armador e o Ardiloso e preparou uma isca digna para uma criança da idade de Kobik - uma festa de aniversário.

Já Avril Kincaid dava um jeito em outro grupo de heróis - os quinteto em patins chamado de Cinco Céleres - para chegar finalmente ao Museu onde se escondia as armas. E lá topou com o Curador do lugar. E enquanto isso, os três "Capitães América" andaram nas ruas descontroladas de Pleasant Hill e toparam com o Mach VII, Abner Jenkins, um dos super-heróis free-lancers da SHIELD usados no lugar. Ele estava sendo atacado por mais vilões despertados e um novo conflito se deu nas ruas. Depois de detonar os caras, Mach VII voou para longe para reparar o sinal de comunicação da cidade que estava danificado e o resto do trio conseguiu finalmente convocar as duas equipes de Vingadores que já estavam em Pleasant Hill.


A história não acaba aqui, é claro. Resumimos apenas as edições nacionais 4 e 6 do Capitão América. Nelas, Nick Spencer está acompanhado dos artistas Daniel Acuna e Paul Renaud. O desfecho final você confere no nosso próximo resumo do site. É quando farei mais considerações sobre a história. Até lá!

Coveiro

comments powered by Disqus