Howard, o Pato, foi uma adição surpresa ao Universo Cinematográfico Marvel nos filmes Guardiões da Galáxia, mas os fãs não devem esperar que o personagem seja a atração principal de seu próprio projeto tão cedo. Em uma entrevista com a ComicBook para promover Robot Chicken, Seth Green, que dubla Howard no UCM, discutiu seu tempo interpretando o personagem e confirmou que nunca houve planos de dar a Howard um papel maior. Ele sente que Howard é um personagem que se encaixa bem fazendo breves aparições em títulos como Guardiões da Galáxia e não precisa necessariamente ser o foco principal para ser uma figura amada entre os fãs.
“Howard se encaixou bem no universo dos Guardiões”, disse Green. “Essa foi a oportunidade perfeita para checá-lo. E então fizemos um punhado de What If…? também… conseguimos fazer algumas coisas legais nisso. Howard é um personagem engraçado, certo? Existem alguns personagens que são estrelas sem precisar ser a atração principal de seu próprio projeto. Ele é engraçado, tipo, onde isso pode funcionar para o público em massa ainda está para ser visto.”
Howard, o Pato, estreou na Marvel Comics em 1973, e o personagem deu o salto para a tela grande em 1986. Esse filme, produzido por ninguém menos que George Lucas, é uma das adaptações de histórias em quadrinhos mais infames já feitas. Amplamente criticado em seu lançamento, Howard, o Pato, arrecadou apenas US$ 38 milhões em todo o mundo contra um orçamento de produção que estava entre US$ 30-37 milhões. Ele também ganhou vários prêmios Razzie, incluindo o de Pior Filme. Howard, o Pato, não estrelou um filme ou programa de TV desde então.
A primeira aparição de Howard no UCM foi em uma cena pós-créditos de Guardiões da Galáxia, onde ele foi mostrado como parte do museu do Colecionador. O personagem mais tarde faria participações especiais nos próximos dois filmes dos Guardiões da Galáxia, bem como em Vingadores: Ultimato (ele é um dos muitos que vêm em auxílio dos Vingadores na cena dos Portais). Seu mais recente momento foi na terceira temporada de What if...?, onde é revelado que numa realidade alternativa ele tem uma filha com ninguém menos que Darcy Lewis.
Coveiro