Doutor Estranho, da Marvel Studios, viu o Mago Supremo de Benedict Cumberbatch enfrentar o Kaecillius de Mads Mikkelsen, antes de finalmente enfrentar o Terrível Dormammu. Mas nenhum desses personagens foi a primeira escolha da equipe criativa para o principal antagonista do filme. Tanto o diretor Scott Derrickson quanto o roteirista C. Robert Cargill mencionaram anteriormente que queriam que Pesadelo fosse o vilão do primeiro filme e teriam insistido para que ele fosse introduzido na sequência se tivessem permanecido no projeto. Agora, Cargill elaborou sobre como o Senhor do Medo teria se encaixado na história.
"Quer dizer, especificamente, queríamos que o Pesadelo fosse o vilão do primeiro filme. E [a Marvel Studios] adorou a ideia, mas eles pensaram: 'Isso é mais um personagem de um segundo filme.'"
"Então, o que realmente queríamos fazer é... Eu e Scott [Derrickson] gostamos de brincar com realidades alternativas, lógica onírica e coisas assim. Somos grandes fãs desse tipo de espaço psiconauta, de mergulhar fundo nos próprios sonhos e coisas do tipo. E então, escrevemos algumas coisas para o primeiro filme [que] queríamos tentar incorporar no segundo filme, exatamente esse mundo dos sonhos, e o Doutor Estranho tendo que lutar com esse cara que é o mestre dos sonhos, e a realidade são os seus caprichos. E então, estávamos brincando com esse tipo de coisa."
Derrickson desistiu da sequência devido a diferenças criativas, e o filme que se tornaria Doutor Estranho no Multiverso da Loucura acabou utilizando a Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) como sua grande vilã.
"E eu não estava envolvido em Multiverso da Loucura", acrescentou Cargill. "Eu ainda não tinha sido contratado antes de Scott decidir se separar. Mas sim, Pesadelo é um personagem incrível, e espero que eles possam brincar com ele algum dia. Eu adoraria voltar e escrever um roteiro de Pesadelo para eles."
Derrickson indicou que não ficou satisfeito com a decisão do estúdio de tornar a sequência uma história mais focada no Multiverso e reduzir alguns elementos de terror, então é bem possível que teríamos visto Pesadelo se ele tivesse permanecido no projeto.
Não temos certeza se a Marvel ainda pretende apresentar o personagem em algum momento, mas há rumores de que um terceiro filme do Doutor Estranho esteja em desenvolvimento, e não ficaríamos surpresos se o estúdio quisesse retornar a uma aventura mais independente após os eventos de Vingadores: Doomsday e Guerras Secretas.
Coveiro