quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Cem vezes Hulk


Incredible Hulk #100

Chegando em Universo Marvel 31 a centésima edição do terceiro volume da revista Incredbile Hulk, o gigante esmeralda, atualmente mais conhecido pelo nome Cicatriz Verde, torna-se cada vez mais uma lenda viva no planeta Sakaar. Sua curta mas vitoriosa história longe de casa ganha ares de legenda mitológica, contada por um de seus companheiros de batalhas, a Sem-nome da Ninhada. Dessa forma se inicia o terceiro arco da saga Planeta Hulk, em uma edição especial. Em Lealdade, as ações do Hulk saem da defesa e resistência aos ataques do Rei Vermelho para o ataque, tornando-o, e a seu grupo, a principal esperança de liberdade do jugo do tirano.

Aconselhado por Cairea, agora parte de seu grupo, o Hulk discute mais uma vez com Miek, que tenta preservar a última rainha de sua espécie, pois eles precisavam sair de onde estavam e evitar o ataque das tropas imperiais. Mas não há tempo, utilizando os espinhos, e ignorando o fato da nova aliada do Cicatriz Verde ter sido sua mais alta comandante, os inimigos atacam. Porém, frente ao grande poder do Hulk, hesitam, comparando o monstro verde àquele que quebra a montanha com suas próprias mãos, quando ele usa a lava do terreno vulcânico para destruir espinhos.

Planeta Hulk: Lealdade

Animados com a investida de seu líder, os unidos pela guerra avançam sobre as tropas adversárias, com destaque para o rancor e espírito vingativo de Miek. Hulk e Caiera acabam caindo na lava, o que não os afeta graças à sua invulnerabilidade. Encontram uma criatura similar a que foi enfrentada pelo Cicatriz Verde na Goela. Mas como só defendia seu território, ele não vê motivo para atacá-la. Ao mesmo tempo, um misto de admiração e identificação entre Caiera e Hulk vai se desenhando. Korg nota a relação que aos poucos se estabelece, que passa desapercebida por Miek.

Planeta Hulk: Lealdade

Após a batalha, o grupo se reúne para receber as péssimas notícias de que o avanço das múltiplas tropas imperiais continua, matando tudo que vêem pela sua frente por causa dos espinhos. Irritado, o Hulk diz que vai atrás do imperador e resolver sozinho o problema. Korg reconhece que a cada dia que passa o Cicatriz Verde fica mais forte – obviamente se recuperando da viagem espacial e dos maus tratos quando chegou a Sakaar –, mas diz que nem ele é capaz de conseguir isso sozinho. O Hulk tenta explicar que sua força é proporcional a sua fúria, mas todos são interrompidos abruptamente. A rainha-inseto, que momentos antes agradecera a coragem de Miek, chamando-o de rei, reage à infecção dos espinhos, assimilando alguns dos filhotes, transformando-se em um monstro descontrolado.

Planeta Hulk: Lealdade

A reação do Hulk é imediata, atacando a ameaça repentina. Miek o impede, dizendo que aquela é sua rainha. O hulk se irrita com o que considera mais um ato de burrice do inseto, mas se surpreende. O problema de Miek não era que a rainha fosse morta, mas que alguém, que não ele próprio, acabasse com sua vida. E é assim, incinerando a última esperança de perpetuação de sua raça, que ele a incinera sob os olhares embasbacados dos outros.

Planeta Hulk: Lealdade

Hiroim vê a urgência da situação, e convoca Caiera a visitar aqueles que renegaram ambos: os Anciões-Sombra. Sua esperança é de que eles creiam que o Hulk seja de fato o Filho de Sakaar presente em suas profecias, vendo nisso um motivo para ajudá-los. Ao mesmo tempo, um dos poucos irmãos de Miek balbucia que o inseto é o verdadeiro messias da profecia, pois ao mesmo tempo que os gerou, os destruiu para sempre ao matar a última rainha.

Furioso, Miek renega tal possibilidade, mas com uma fúria vingativa ainda maior que antes, promete honrar sua lealdade, lutando por seus amigos e destruindo os espinhos e todos os que obedecem ao imperador. A participação dos insetos perturba Korg, que só vê ódio em seus olhos, clamando por uma vitória que lhes dê esperança. Depois de partirem, sob uma tempestade de areia, um ancião aponta sinais de que a profecia de fato se cumpria, o que é rechaçado por Hiroim. O sacerdote renegado diz que a história é apenas uma parábola religiosa, destinada a ser um guia de conduta para as pessoas.

Planeta Hulk: Lealdade

Ele conta que também interpretou erradamente a profecia, ao crer que ele mesmo poderia ser o filho de Sakaar, quando na verdade ele deveria ser procurado dentro de todos os habitantes do planeta. Dessa forma ele ganhou seu apelido, “o Humilhado”, por ter tido tal pretensão. E amaldiçoa a si mesmo por, naquele momento, criar a esperança de que o “Hulko” poderia ser o messias capaz de salvar Sakaar.


« Jøåø »


PS.: A capa utilizada em Universo Marvel 31 é a variante de Michael Turner, já a usada como capa deste artigo é a do capista "oficial" de Planeta Hulk, de José Ladrönn.

comments powered by Disqus