segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Capitão América: Peças se encaixando


Captain America #24

Sharon Carter impediu que Steve Rogers fosse capturado. Por essa razão acabou sendo remanejada dentro da SHIELD, e não suspensa, graças à pressão de Dun Dun Dugan e do psiquiatra Dr. Benjamin, cuja real identidade sabemos muito bem qual é. Em outras palavras, além da amizade do velho agente, há outros interesses por trás da permanência da Agente 13. Uma série de tramas paralelas, e talvez mais importantes, vão se desenhando a partir da Guerra Civil.

Em Novos Vingadores 48, na última parte da história do Capitão América ligada à Guerra Civil, Sharon recebe de Maria Hill uma nova missão dentro da SHIELD: capturar Nick Fury. A Agente 13 volta a seu alojamento em silêncio, tentando esconder a frustração, mas acaba surpreendida. À sua frente está Nick Fury! Mas não o verdadeiro, e sim o MVA modificado pelo Soldado Invernal para ser usado como espião.

Capitão América: Guerra Civil

Nick diz para Sharon se acalmar, pois a desconfiança que Hill tem dela é a mesma sobre qualquer um que fosse próximo a Fury antes dele abandonar a SHIELD. Ainda assim, ela teme que se encontrassem-na conversando com aquele MVA, as suspeitas só aumentariam. Fury a acalma e diz que há um problema maior a ser resolvido e envolve o Capitão América.

Enquanto isso, Steve dá um tempo na resistência dos anti-registro e volta a investigar o paradeiro do Caveira Vermelha, que fizera um pronunciamento público pouco antes da Guerra Civil começar. Mas dessa vez encontrá-lo parece mais difícil do que antes. Sua única pista é uma base secreta da IMA, localizada por Nick Fury, que lhe deu a dica. Nesse momento vemos a pressão que Steve coloca sobre os próprios ombros, ao considerar que mesmo em um momento que deveria ser dedicado ao descanso, sua obrigação é ir atrás de alguém como o Caveira.

Capitão América: Guerra Civil

Chegando na base o Capitão acaba vendo alguns agentes da Hidra, os quais derrota rapidamente e utiliza as roupas para entrar desapercebido. O ataque da organização fascista, para Steve, só pode ser sinal de que ela aproveitava o caos da Guerra Civil para recuperar terreno perdido no último ano. Estranha, porém, o fato das instalações da IMA estarem vazias. Analisando os computadores do local, o Capitão acaba vendo um vídeo surpreendente, mas que não é mostrado para os leitores. Pouco depois ele é descoberto, e enfrenta uma quantidade muito maior de Homens da Hidra.

Capitão América: Guerra Civil

Mesmo habituado, o fanatismo e grande número de membros angariados por uma organização como aquela ainda espantam Steve, o que se justifica quando um deles detona uma bomba no próprio corpo para tentar atingi-lo. Rogers sobrevive, e pragueja que não havia nada ali pelo que morrer. Ainda atordoado, o Capitão América é abordado por uma tropa de assalto de mata-capas da SHIELD. Ainda assim, lembra aos agentes o que ele fez com os últimos que tentaram prendê-lo e se prepara para o confronto.

Mas não é necessário, pois Sharon aparece novamente para ajudá-lo, utilizando um dispositivo desenvolvido por Nick Fury, capaz de deter esses agentes especiais. Ela revela que sua ligação com o ex-diretor e o que ocorreu com o Golias no confronto com os pró-registro a fizeram “mudar de lado” em toda a Guerra Civil. A preocupação de Steve aumenta quando levanta a possibilidade de Stark e Richards, desde que passaram a usar vilões do nível do Duende Verde e do Mercenário em suas fileiras, poderiam estar trabalhando com a Hidra.

Capitão América: Guerra Civil

Sharon diz que isso seria impossível, apesar de ultimamente todos os heróis terem feito coisas que ela julgava impensáveis. Steve diz que as coisas em breve melhorariam, mas que agora era momento de se preocupar com o Caveira Vermelha, por causa do que ele acabara de descobrir na base da IMA.

A informação continua um mistério, quando o próprio Caveira conversa com aquele que foi salvo da base da IMA momentos antes dos agentes da Hidra chegarem lá. Arnim Zola, outro adversário clássico das histórias do Capitão América. Sem ele (apesar de um erro na tradução afirmar o contrário) os planos do Caveira Vermelha não poderiam transcorrer da forma devida.

Capitão América: Guerra Civil

Na próxima edição de Novos Vingadores, teremos um momento histórico em mãos no mais importante epílogo da Guerra Civil: a destruição do sonho começa.


« Jøåø »

comments powered by Disqus