domingo, 24 de fevereiro de 2008

T-Bolts: Fim da Era Nicieza

T-Bolts

Kurt Busiek pode ter sido o pai da idéia, mas quem cuidou mesmo de Thunderbolts ao longo da maior parte de sua vida foi Fabian Nicieza, que assumiu o título desde o primeiro volume a partir do número 35, criou a minissérie deles com os Vingadores e recauchutou tudo numa nova versão em 2004 sob o título de Novos T-Bolts. Agora, após todo esse tempo com esses vilões que almejam ser heróis sob sua tutela, sua passagem pelo título chega ao fim.


O último arco certamente foi o mais ousado de toda a vida de Zemo, um descendente de Nazista que almejava provar que era um ser superior sendo alguém melhor. E para isso salvou a Terra tendo posse de um poder que poderia trazer um bem maior. Mas esse poder foi tomado e o custo disso foi vincular psiquicamente duas outroras rivais – Melissa Gold, a Soprano e a Karla Sofen, a Rocha Lunar.


TBOLTS - FIM DA ERA NICIEZA


O fato é que Karla não pode emergir de seu estado catatônico sem que Soprano liberte o incosciente dela das rochas lunares, presos em seu corpo desde que enfrentou Zemo. Já Melissa decididamente se mostra incapaz de controlar esses fragmentos sem que Karla lhe instrua como.

As duas que já tiveram a liderança dos T-bolts nas mãos, mas com diretrizes completamente opostas terão que se acertar dentro de suas mentes unidas para poderem sobreviver e sair dali. Para isso, terão que sobreviver uma a outra, as manifestações subconscientes de outros líderes passados do grupo como Zemo e Gavião Arqueiro e confiar reciprocamente.

Os demais integrantes do grupo não estão em um estado muito melhor. Abe perdeu sua armadura de Mach IV e nem mesmo o Consertador pode dar um jeito completo nela. Além disso, o custo de um novo modelo desta vez está muito maior do que ele pode abarcar. Isso pode decretar sua aposentadoria como herói, mas não a falta de novas oportunidades.


TBOLTS - FIM DA ERA NICIEZA


Dallas Riordan, que juntamente com Henry Peter Gyrich, coordenava o vínculo dos T-bolts com o governo oferece a Abe e Nobert lhes oferecem um novo tipo de emprego, desenvolvendo equipamentos. Riordan, por sinal, voltou a andar normalmente. Isso graças ao sacrifício do Atlas para salvar seus companheiros na última edição.

Agora, Erik Josten encontra-se em coma na Alemanha e com um tamanho impossível de ser remanejado de lá. Os operativos da SHIELD estão fazendo de tudo para reverter o processo, mas sem sucesso. Contudo, o tempo é o maior inimigo de Josten que começa a ter dificuldades para respirar, além de beber e comer.

Conrad Josten lamenta o estado de Erik e não sai ao seu lado. Além de perder os poderes do traje de Contrabandista, provavelmente será mais um outro que não poderá mais atuar como um Thunderbolt.


TBOLTS - FIM DA ERA NICIEZA


Outro Thunderbolt que certamente ficará fora de serviço é o Nevasca, que sem o seu traje, torna-se apenas Donald Gill. Além de todas essas perdas, Corisco se afastou do grupo por motivos óbvios depois de todo o seu jogo duplo e a traidora Joystik certamente ficará presa por longo tempo.
Desta maneira, quando finalmente o Dr. Chen consegue ajudar Karla e Melissa a se separarem psiquicamente, parece não ter sobrado nada de uma equipe. Mais de metade do grupo está fora e esse é um momento de despedida, principalmente para Abe e Melissa, outrora amantes que se tornaram amigos e aprenderam a ser verdadeiros heróis juntos.


TBOLTS - FIM DA ERA NICIEZA


Os quatro ex-vilões que sobraram são Soprano, Rocha Lunar, Dr Chen que atende pelo nome de Homem-radioativo e o novo espadachim, que é vivido por um dos irmãos Fenris. Serão oficiais registrados agora, comandados por um departamento escuso e especial do governo. E o que será deles, somente Warren Ellis e o brasileiro Marcos Deodato podem dizer, assim que assumirem o título na próxima edição.

Coveiro

comments powered by Disqus