terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Guerra Civil: Sob Fogo Cruzado


Guerra Civil Especial: O Encrustado

A história O Incrustado, mostrando a Guerra Civil através do ponto de vista do jornalismo investigativo, chega a seus momentos derradeiros em Guerra Civil Especial 3, transparecendo um lado ignorado do conflito em sua série principal já concluída no mês passado. Sally Floyd e Ben Urich vasculham a verdade por trás de estranhos acontecimentos relativos à Guerra Civil, inclusive os recentes e inexplicados ataques do Duende Verde, fruto das ações de um traidor cuja identidade os leitores ainda não têm conhecimento.

A história começa de onde terminou na edição anterior, com a revelação de Steve Rogers à surpresa repórter Sally Floyd, de que queria ser ouvido pela imprensa. Aqui me permito ser mais opinativo do que de costume, e digo que o discurso de ambos é relativamente fraco. Como já foi extensamente comentado, a opinião do Capitão América representa principalmente alguém que vê o conceito de liberdade, que é sim relativo, como um valor universal que está sendo deturpado pelo governo do país em que ele vive, sendo subvertido em nome da segurança quando, em sua concepção, haveria outras formas de se protegerem os dois. Ao mesmo tempo em que apresenta esses argumentos com fundamentos razoáveis, ele extrapola ao ler a lei de registro como algo comparável a uma medida de um governo nazista.

Sally, por outro lado, assume uma postura radicalmente oposta, especialmente por ter abandonado o apoio aos anti-registro recentemente. Mas escorrega em alguns pontos, especialmente quando ao tentar refutar o Capitão, acaba repetindo a idéia que ele tem de patriotismo, ou quando reproduz o chavão de que “a história é escrita pelos vencedores”, uma idéia simplista e equivocada, como aponta Rogers. Enfim, terminada a rápida conversa, percebemos que Sally se coloca como alguém pró-registro, incorporando muito do discurso a favor da segurança por ele proporcionada, recusando totalmente os argumentos do Capitão. Criticando-o por falar como se estivesse certo de ter a razão, a repórter acaba agindo da mesma forma, destratando o herói, mais do que discordando de sua posição.

Guerra Civil Especial: O Encrustado

Logo em seguida, Sally se encontra com o detetive Danny, fonte de informações de Urich, e que janta com a repórter por intermédio desse amigo em comum. Parecendo um tanto desajeitado com a segurança de Sally, Danny acaba se soltando um pouco e dizendo que, caso ela necessitasse de informações sobre o Duende Verde e seu estranho ataque aos Atlantes, ele teria prazer em ajudá-la. Ainda sem jeito, o detetive ensaia o pedido por um segundo encontro, o que é respondido por um beijo de Sally, indicando que talvez esse seja o começo de um relacionamento entre a repórter e o policial.

Guerra Civil Especial: O Encrustado

Longe dali, na casa de Ben Urich, o repórter do Clarim Diário recebe uma ajuda inusitada para, através da análise de dados confidenciais via-computador, chegar mais perto da confirmação de suas suspeitas de que Tony Stark tinha muito a ganhar com a Guerra Civil. É Peter Parker, o Homem-Aranha, já do lado dos anti-registro, que aproxima Urich de sua história. Depois de uma pequena gafe, Ben ouve de Peter, com surpresa, que existia de fato lucro de Stark com a guerra, e muito mais.

Guerra Civil Especial: O Encrustado

Na Torre dos Vingadores, Reed Richards investiga a razão dos nanitas de Norman Osborn terem sido manipulados, já que teoricamente só ele e Stark teriam acesso à sua programação, buscando uma forma de apaziguar as relações entre o governo dos EUA e o reino de Atlântida. Tomando as medidas cabíveis, não excluindo nem mesmo a suspeita sobre si mesmo, Reed é chamado pelo Homem de Ferro para uma conversa particular, enquanto é cuidadosamente observado por Henry Pym (que a essa altura não sabemos se já foi substituído pelo Hulkling). Preocupado com a reação de Namor, Reed é interrompido por Tony, que faz a revelação surpreendente: ele sabe quem os traiu. Sempre soube.

Guerra Civil Especial: O Encrustado

A reação dos Vingadores registrados é péssima, uma vez que Stark, depois de contar a Reed a identidade do traidor, recusa-se a fazer o mesmo para os outros. Nitidamente sentida por esse tratamento, Carol Danvers, a Ms. Marvel, paga um favor e conta tudo o que sabe a Sally, que não consegue entender qual seria o interesse de Stark em uma conspiração com Osborn. Carol deixa uma série de informações que podem ajudar na investigação e parte. Ao conferir tudo, Sally parece muito surpresa, pois acredita ter deduzido todo o mistério.

Guerra Civil Especial: O Encrustado

Sally liga para Urich, dizendo ter novidades sobre o caso Osborn. Mas o repórter afirma também ter chegado o fundo da questão. Ambos marcam um encontro para trocarem informações, mas antes ele precisa fazer algo. Indo ao Clarim Diário, Urich interrompe uma reunião editorial, agradece a tudo que JJ Jameson fez por ele, mas, reconhecendo a linha editorial do tablóide, pede demissão para poder publicar, em outro local, a história bombástica que acabou de desvendar. Surpreendentemente Jameson aceita o pedido, e é só elogios ao repórter, deixando as portas abertas caso ele queira voltar, para em seguida, após a saída de Urich, chamá-lo de doido.

Guerra Civil Especial: O Encrustado

Enquanto Stark sente todo o peso do mundo, às vésperas do confronto final com os anti-registro e com os segredos que parece manter, Sally e Urich se encontram em Times Square. Porém, não conseguem conversar, pois momentos depois estoura a batalha entre as duas facções da Guerra Civil em plena rua, como já vimos na edição número 7 da série. Aterrorizados com a violência inconseqüente de heróis e vilãos, os dois escapam por pouco e se refugiam no metrô.

Só lhes resta, então, comparar anotações, informações e conclusões a respeito do que vinham investigando, e acabam percebendo que chegaram às mesmas conclusões. Ambos sabem os verdadeiros motivos por trás de toda a Guerra Civil.

Guerra Civil Especial: O Encrustado

O que Sally e Urich descobriram? Por que Stark manteve em segredo a existência de um traidor entre o grupo registrado? Quem é esse traidor? E, mais importante, o peso dessa revelação será decisivo para determinar quem vence a guerra??? Opa.. peraí! Os pró-registro já ganharam a Guerra Civil!! Essa revista deveria ter saído dois meses atrás! Enfim, de qualquer maneira, saberemos (sabe-se lá quando) todas essas respostas na quarta e última edição de Guerra Civil Especial, quando O Encrustado chega à sua conclusão.


« Jøåø »

comments powered by Disqus