segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Speedball: Culpado ou Inocente?

A batalha acabou. O destino de Speedball finalmente foi traçado na terceira edição de Guerra Civil Especial 3 como vocês bem puderam conferir no artigo anterior. De fato, Robbie Baldwin nunca mais será o mesmo depois dos últimos trágicos momentos de sua vida. Mas ele de fato é o verdadeiro culpado de tudo isso e merece estar pagando seu débito com a justiça? Confira a opinião de alguns participantes de nossa comunidade quando foi realizada a enquête – Speedball: Culpado ou Inocente – logo no começo da Guerra Civil, no segundo semestre de 2007.

Acusado

“A culpa é do Nitro por ter explodido. Parados ou não aquele era um bando de vilões perigosos e com potencial pra fazer muita merda. Os Novos Guerreiros podem até atacado pelas razões erradas, na hora, com o show da tv e tudo, mas o que aconteceu com eles poderia acontecer com qualquer outro grupo de heróis durante uma luta. A única culpa que eles podem ter tido foi a de não ter neutralizado o Nitro antes que ele pudesse fazer algo daquele tipo.
E também não da pra culpar o Speedball só porque ele foi o único que sobreviveu...”

Victoria, membro das comunidades 616 e XMB




“Apesar de discordar de como ele está sendo punido, sim, ele é culpado. Em direito (se tiver algum advogado na comuna pode complementar, por favor!) se diferencia culpa e dolo. Ele tem culpa, uma vez que suas atitudes irresponsáveis e/ou negligentes tiveram relação direta de causa com o ocorrido. Ele não teve dolo, ou seja, intenção de cometer aquele ato irregular. Sendo assim, não seria condenado a uma pena tão grande (pelo menos aqui no Brasil...)."

Igor, Membro 616




“Culpado por negligência e imperícia”
Josenildo, membro 616





“um gajo com aquele uniforme so pode ser culpado de tudo !!!”

Anderson Viegas, o membro português da XMB e 616




“Olha... como já disseram... ele tem culpa sim, mas não toda culpa... A culpa realmente é do Nitro, concordo com o que a Victoria falou, mas também não está isento de algum tipo de julgamento... sinceramente, ainda não sei como votar... dizer "ele é culpado" me parece um pouco demais e dizer "não é" me parece de menos... acho que não dá pra ser tão preto no branco..."

Cammy Rysek. Moderadora da XMB e Editora 616



“Lógico que é culpado. O cara é um idiota”.

Rafael Brizola, membro e colaborador 616



“Ele não é burro, mas imprudente. Todos os Novos Guerreiros foram imprudentes, mas nenhum teve intenção de causar dolo, e isso deveria ser considerado em um tribunal. Só que nem a um tribunal o Speedball teve direito. Ele foi preso, sem direito a fiança, sem julgamento, sem nada. Outra coisa. E a emissora de TV? É fácil enfiar um cara à beira da morte, com ferimentos múltiplos causados pela explosão, na prisão e espancá-lo diariamente. Mas e a empresa por trás do programa de que era protagonista? Não tem responsabilidade? Não se falou uma linha disso. Como é quase regra, uma grande corporação dificilmente é considerada culpada, mesmo quando sua participação é decisiva no incidente em questão."

“Culpa ele tem. Só não pode ser tratado dessa forma, sem julgamento, sem direitos civis, com tortura...”

João, Editor 616


“Não foi ele que explodiu, nem mandou o Nitro explodir. Se for assim, toda vez que um seqüestrador matar um refém porque tava cercado pela polícia, os policiais vão todos presos.Simples assim, shit happens. O Nitro era um vilão com o poder de virar uma bomba atômica. Não tivesse explodido com os NW, teria sido com qualquer um outro. E nem venham dizer que eles cometeram um erro de lutar perto de uma escola. Os Avengers lutam no meio da cidade todo dia, e é só por sorte (aka decisão editorial) que não morre um Stamford por dia".

Ana Luísa, membro da comunidade XMB, 616 e colaboradora do site.





“Deve-se lembrar também que o Speedball esta sim sofrendo vingança, uma vez que um preso que fez o que ele fez teria direito a uma cela separada dos outros para segurança própria... mas ele ser preso como qualquer outro só mostra a vontade dos editores de mostrar o lado que as pessoas sentem com relação aos heróis e ainda por cima, com um que estava presente e que, com culpa ou não, causou a tragédia. Acho sim, que por tudo isso ele deveria ter sido mandado pra uma prisão especial, ou até mesmo pra zona negativa, visto que mesmo depois da explosão, ele demonstrou um pulso de seu poder que matou duas pessoas..."

Guido, membro 616





"Puxa! Opiniões divididas!! Vou por lenha na fogueira um pouco, baseado num comentário recente. Pra mim, poderia ter acontecido com qualquer outro herói, mais ou menos imprudente, mais ou menos experiente. Foi completamente inerente ao que o Baldwin poderia fazer. Quanto a ser ou não treinado, vou questionar uma coisa. Você vê uma pessoa na rua sofrendo um ataque do coração e você não tem experiência em pronto-socorro. Você mesmo assim tentará prestar ajuda de qualquer maneira ou não?

Vamos mais além. Agora, mude o ataque cardíaco para uma pessoa com risco de cair de um prédio ou sendo atacada por marginais. E aí?"

Coveiro, Fundador e Editor 616





"Os Novos Guerreiros são culpados sim, Robbie em especial, por tê-los "incentivado", visando os índices de audiência. Assim como Vingadores, Tropa Alfa, Quarteto ou qualquer outra equipe de super heróis também o seria se a situação fosse com eles."

"Ah mas foi imprudência...."

"E quem paga pela imprudência dos Super-Bombados-do-acaso-bom-samaritanos?? É... a população... Os grupos carros-chefe da editora lutam no meio de cidades, hospitais, ou até escolas. Até aí o Capitão América tem treinamento militar e TREINA efetivamente seus subordinados pra evitar danos aos civis. X-Men treinam diariamente na Sala de Perigo e diante do povo, ganharam CREDIBILIDADE pra poder agir. Se acontecesse o fato de Stamford com estes, eu os acusaria do mesmo jeito."

"Agora e os Novos Guerreiros?? Têm um histórico cheio de cagadas. Por INEXPERIENCIA foram pegos por Gideão, Tai, o Speed sozinho já atrapalhou o Homem De Ferro de agir em missão sempre foi o 1º a ir pra lona em missões (Fanático, GIdeão, Aranha, Terrax). Tentar pegar aqueles criminosos com CONSCIÊNCIA de que eram areia demais pro caminhão deles, foi errado e eles deveriam pagar."

"Agora o MODO como o Speed pagou foi MUITO errado e INJUSTO."

"Aliás.... Os Vingadores MATARAM a Inteligência Suprema sem motivo concreto em Hala.
A notícia sequer chegou na Terra, ou foi abordada depois disso... Sentinela apagou as memórias de todos. Com consentimento de quem?? Porque o que o Robbie fez é crime e os atos ilícitos dos carros chefes ficam por isso mesmo?"

Erlan, membro 616 juntamente com seus 1000 fakes.





"Juridicamente, culpabilidade ele tem e pode ser enquadrado. Atos impensados foram cometidos? Sim. Foram imprudentes. No entanto, a "veia heroística" dos garotos os leva a "fazer o bem" cf sua consciência. Considerando-se a cultura do Mundo 616, o (s) garoto (s) está (ão) sendo usado (s) como bode (s) espiátório (s), sim. O governo maquiavélico está sendo injusto, com certeza."


Namur, membro 616




"Isso até me lembrou um fato nas próprias HQs: o Julgamento do Gambit. Na história em questão, Magneto (disfarçado de Eric Escarlate) age como promotor e coloca o Anjo como advogado de defesa. Warren defendia Remy com fervor, até descobrir que o crime era o Massacre de Mutantes, incidente onde ele foi diretamente afetado. Quando soube ele abandona a defesa. Pimenta nos olhos dos outros."

"Quanto ao Novos Guerreiros, eles são culpados. A única preocupação deles era a fama e a audiência. Durante a luta mesmo podemos notar falta de concentração, tanto que em determinado momento o Speed repete uma fala por causa do programa. Será que se eles estivessem ali unicamente pensando em deter os vilões isso teria acontecido?"

Eddie, Editor 616, Moderador da XMB e Capitão Pomba






"Por mais irresponsavel q tenha sido a ação dos NG, quem explodiu aquelas pessoas foi o nitro. Policiais invadem uma favela de maneira irresponsavel e desorganizada, os bandidos atiram a esmo e matam vários inocentes. a culpa é dos policiais? culpa é diferente de irresponsabilidade."

Anderson, membro 616




"Troque "policiais" por "vigilantes mascarados" e as coisas mudam um pouco...
Super-heróis não são oficiais de justiça. Nesse caso a culpa cairia na instituição."

Rafael Brizola, membro e colaborador 616


"Troque Novos guerreiros por Erlan e Nitro & Cia por Bin Laden. Estou eu passeando pela praça quando vejo o Bin Laden no banheiro. O que eu faço? Pego meu celular, ligo a câmera e vou atrás dele pra capturá-lo! Sim, eu fiz 2 semanas de Karate, não que seja suficiente, mas acho que pela grana que vou lucrar com o vídeo, dá pra correr o risco. Ihh lascou! Nao consigo capturá-lo e BinLaden explode uma bomba no meio da praça, matando 200 pessoas (Metade da população daqui da cidade)".

"Quem é o culpado mesmo??"

Erlan, membro 616 juntamente com seus 1000 fakes.



"Eu não concordo com o jeito que ele vem sendo tratado na prisão, apesar de tudo... Mas uma coisa é acusar ou apoiar tratamento injusto, outra bem diferente é apontar culpa. E por mais que não tenha sido intenção dele, o Speedball tem culpa no desastre de Stamford, SIM! Ele e a equipe dele agiram de forma imprudente, pelos motivos mais egoístas possíveis, e gravaram tudo pra população ver. Ele até merecia um julgamento, mas que ele merece estar preso, merece."

Fernando, membro da comunidade XMB e 616


"É claro que no mundo real eu consideraria o Speedball responsável pelo ocorrido (evidentemente de forma culposa). Mas nós estamos falando do universo Marvel. Desde sempre que vigilantes fantasiados saem pelas ruas e ninguém nunca reclamou (bem, ninguém além do J.J. Jameson). Num incidente parecido o Capitão Stacy morreu, e ninguém culpou o Homem-Aranha. Numa situação mais recente um vilão de segunda (do qual esqueci o nome) matou 300 pessoas e mais uma vez ninguém culpou o Aranha. E eu podia dar uns mil exemplos de situações parecidas com outros heróis. A justiça pode ser analisada de vários aspectos, e um deles é o histórico. Se você comete um erro ao exercitar uma prática comum na sua sociedade, isso é um atenuante muito forte. E vigilância é muito comum na marvel."

"No caso do banco eu avisaria aos seguranças, e depois sairia de lá o mais rápido possível, hehehe. Uns posts atrás o Brizola questionou se quem votou pela inocência manteria a opinião se um parente tivesse morrido em Stamford. Se fosse comigo, eu faria o possível pra que o Speedball fosse preso (mas não morto ou torturado). Mas certamente todo o meu ódio e a minha raiva estariam direcionados pro Nitro. Até porque eu simpatizo com quem tenta fazer alguma coisa pelo mundo em vez de simplesmente se esconder."

"Mas há uma imprecisão no enunciado da enquete: Speedball, culpado? Depende, culpado de quê? De extermínio certamente não. De negligência certamente sim."

André, membro 616



Speedball



E obviamente, essa foi só uma pequena amostra de toda a grande discussão que ocorreu na comunidade Universo Marvel 616. O fato é que Guerra Civil foi um excelente momentos dos quadrinhos para fazer fãs refletirem e discutirem. Nesse caso específico do Speedball, um tema bastante polêmico.

E você? O que acha? Afinal, Culpado ou Inocente?

Coveiro

comments powered by Disqus