domingo, 10 de fevereiro de 2008

Prêmio Impossível 2007 - Os Piores do Ano

Piores do Ano

Como vem sendo costume em nossa comunidade, ano após ano desde que foi fundada, a Universo Marvel 616 realiza uma pesquisa entre membros sobre os destaques em várias áreas dentre histórias, personagens, revistas e os profissionais dos quadrinhos. Este ano a pesquisa foi realizada utilizando a ferramenta “enquete” do Orkut e contou com cerca de 100 votantes, sendo confirmados os votos de mais de 70% destes. Começaremos, então, a divulgação dos resultados com o Prêmio Impossível, que traz os Piores de 2007.

E assim como é tão característico do comportamento do Homem-Impossível, vamos mudar a ordem das coisas e criar um pouco do Caos para revelar os nomes que temos aqui em nossos arquivos digitais. Comecemos pelas revistas.

As edições de volume único são aquelas lançadas com arcos fechados de histórias completas, sejam originalmente minisséries ou mensais das revistas americanas. Incluímos na categoria as edições bimensais e trimensais Marvel Apresenta e Marvel Especial. Ess ano foi a vez do sempre azarão Homem-Aranha levar o prêmio com a edição “Homem Aranha: Postedade”, considerada uma má comparação com o Cavaleiro das Trevas da Distinta Concorrência.

Já em Minissérie tivemos todas aquelas edições divididas em 2, 3 ou 4 partes lançadas ainda este ano. E quem parece que não agradou muito foi “Quarteto Fantástico: o Fim”, que mesmo tendo desenhos e roteiros de Alan Davis, não sensibilizou os fãs tão repugnados com outras séries que mostram os últimos dias dos heróis Marvel.

Piores do Ano

Já no quesito de Pior capa tivemos a edição 43 da popular revista Novos Vingadores, que teve história ligada à Guerra Civil desenhada por Howard Chaykin, que não é lá conhecido por ter um traço bem trabalhado.

A pior revista mensal de 2007 ficou com Wolverine, provavelmente devido às histórias mensais do personagem título. Quando perguntando qual o pior número de edição mensal deste mesmo ano, os leitores da 616 foram praticamente unânimes e votaram na edição 33 de Wolverine.

Piores do Ano

Esta é a edição em que Wolverine volta à vida depois de ter sido carbonizado até os ossos, que venceu a categoria “Fato Impossível do Ano”. Este mesmo arco do Wolverine, que é ligado à Guerra Civil, empatou na categoria Pior Combate do Ano entre Wolverine e Nitro , dividindo com a estranha luta de J.J. Jamenson e a Mulher Hulk, nas histórias da própria em Avante, Vingadores!.

Uma outra categoria bem conhecida de nossas eleições é a “Pior Piada do Ano”, e mais uma vez foi o cabeça de teia levar. A grande verdade é que não foi culpa dele, mas sim da confusão entre roteiristas e desenhistas do arco “O outro”, que acabou fazendo com que o escritor J.M. Straczynski tivesse que criar uma piada estilo sit-com em Homem-Aranha #64. A idéia foi até razoável, mas erro de cronologia tem sido imperdoável entre os fãs.

Piores do Ano

Falando em erro de cronologia, na categoria “Pior Decisão Editorial”, os leitores da 616 apontaram o atraso na cronologia de Exilados como o candidato vencedor. Mesmo sendo um título isento de ordem cronológica com o resto do universo 616, o espaço de mais de um ano entre as histórias tem tirado o bom humor dos fãs.

Outros que não passaram boa fase foram os X-men, em especial no começo deste ano. Eles garantiram a vitória como o Pior Grupo de heróis de 2007 e em uma série de outras categorias entre os piores. A começar pelo Pior Arco referente a “O que Lorna viu?”, uma das histórias mais sem sentido que os leitores já viram. Polaris junto com o Homem de Gelo acabaram também vencendo o prêmio de Pior Casal do ano.

Piores do Ano

Os inimigos dos X-men também não ficaram para trás. Apocalipse e a Rainha Leprosa foram eleitos com boa vantagem o pior vilão e pior vilã, respectivamente. Do mesmo lote, entra como vencedor para Pior Coadjuvante o personagem “Pulso”, que praticamente se pergunta até hoje qual foi sua serventia nas histórias.

A grande verdade é que os grandes responsáveis por todas essas vitórias supracitadas acima são as equipes de produção. No caso dos X-men, que dispararam na frente, Peter Milligan é o grande culpado, e, portanto, mereceu o prêmio de Pior Escritor de 2007. Já os desenhos de Wolverine em suas histórias ligadas à Guerra Civil, feitos por Humberto Ramos, lhe concederam o justo prêmio de pior desenhista deste ano.

Piores do Ano

Uma categoria pouco valorizada é a de Arte-finalista e este ano o pior entre os leitores foi Mark Morales, que certamente não conseguiu conciliar muito bem o seu traço final com o aclamadíssimo Romita Jr, na minissérie do Sentinela.

Para terminar, ficamos aqui com uma das categorias que mais interessam aos leitores da 616, os Piores Herói e Heroína. Começando pelos homens, temos o Gambit, dos X-men, que após se aliar a Apocalipse com uma desculpa esfarrapada, garantiu seu posto de Pior Héroi do Ano. Já entre as mulheres, Miss Marvel foi a grande vencedora, certamente por seu comportamento tão questionável na Guerra Civil.

Piores do Ano


E se você se perdeu nessa bagunça, veja a lista em ordem abaixo:


CATEGORIA PRODUÇÃO:
PIOR ESCRITOR:
Peter Milligan (X-men),

PIOR DESENHISTA:
Humberto Ramos (Wolverine)

PIOR ARTE-FINALISTA:
Mark Morales (Sentinela)

PIOR DECISÃO EDITORIAL DO ANO (Panini):
Atraso na cronologia de Exilados sem perspectiva de correção

CATEGORIA PERSONAGENS:
PIOR GRUPO DE HERÓIS:
X-men (Fase Milligan)

PIOR CASAL:
Homem de Gelo e Lorna (X-men)

PIOR HERÓI:
Gambit (X-men)

PIOR HEROÍNA:
Miss Marvel (Novos Vingadores)

PIOR COADJUVANTE:
Pulso (X-men)

PIOR VILÃO:
Apocalipse (X-men)

PIOR VILÃ:
Rainha Leprosa (X-men)

CATEGORIA HISTÓRIAS:

PIOR ARCO DE HISTÓRIAS DO ANO:
O Que Lorna Viu? (X-Men)

O FATO "NÃO É POSSÍVEL" DO ANO:
Wolverine ressuscitando dos ossos (Wolverine)

PIADA SEM GRAÇA DO ANO:
Piada do Stark para explicar o erro cronológico do braço quebrado da Mary Jane (Homem Aranha)

PIOR CENA DE COMBATE:
Wolverine vs Nitro (Wolverine)
JJJ vs Mulher Hulk (Mulher-Hulk

CATEGORIA REVISTAS:
PIOR CAPA:
Novos Vingadores 43

PIOR REVISTA MENSAL DO ANO
Wolverine

PIOR EDIÇÃO MENSAL LANÇADA NO ANO
Wolverine 33

PIOR EDIÇÃO DE VOLUME ÚNICO DO ANO:
Homem Aranha Postedade

PIOR MINI-SÉRIE EM PARTES DO ANO:
Quarteto Fantástico: O Fim


Vocês concordam com o resultado final? Sim? Não? Bem, de qualquer forma fiquem atentos porque a previsão é que no final deste mesmo dia, já estejam no site os verdadeiros vencedores, os ganhadores de fato do Troféu 616! E se estiverem curiosos sobre o resultado do ano passado basta clicar aqui e conferir! Voltem e confiram!


Coveiro

comments powered by Disqus