segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Alex Maleev homenageia Gustav Klimt

Artigo escrito por nosso colaborador Helder Camara.

Gustav Klimt Alex Maleev

No mês de janeiro que terminou, mais uma vez, a história dos Novos Vingadores, foi destaque positivo das críticas dos leitores da Marvel. Contudo, dessa vez os elogios não são apenas para os sempre competentes diálogos do roteirista Brian Michael Bendis. O que chamou a atenção dos fãs de quadrinhos foi a arte do talentoso Alex Maleev, e seu inconfundível traço realçado no Photoshop. Depois da homenagem prestada ao ator Sean Penn na figura do Doutor Estranho ser apontada aqui no 616, em uma visita ao blog de um dos sites mais conhecidos dos quadrinhos no Brasil, o Universo HQ, descobrimos que essa edição é uma homenagem a um famoso artista chamado Gustav Klimt (1862 – 1918).

Na matéria do resenhista Eduardo Nasi, a principal referência à obra do austríaco Klimt feita por Maleev, que é búlgaro, remete à sua obra mais famosa, O Beijo, de 1908, justamente na cena em que a Feiticeira Escarlate e o Gavião Arqueiro se beijam.

Alex Maleev

Gustav Klimt

Entretanto, como Nasi diz, as referências vão além. Tanto a casa do Doutor Estranho quanto a Montanha Wundagore são fiéis retratos de Viena do final do século XIX, começo do século XX.

Alex Maleev & Gustav Klimt

Voltando à Feiticeira Escarlate, assim como Klimt fez do dourado uma referência em seus quadros em um período da sua vida, o artista que durante anos ilustrou os quadros em Demolidor, faz do vermelho um espaço para expressar sua principal homenagem. É possível perceber a cada tom vermelho do vestido de Wanda os traços geométricos característicos da arte simbolista de Klimt. Uma mistura entre a realidade e a ilusão. O que se encaixa perfeitamente com a personagem.

Alex Maleev

Podemos conferir novamente nesse mês, em Guerra Civil Especial 4 (se sair), o trabalho da dupla Bendis e Maleev em uns dos grandes momentos da Guerra Civil. Olhos abertos, então, para encontrar novas referências desse grande artista.


Helder Camara

PS.: É possível acompanhar as resenhas de Eduardo Nasi, no site universohq.com.

comments powered by Disqus