terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Quarteto Fantástico: O velho e o novo

Se você comprou a Biblioteca Histórica Marvel do Quarteto Fantástico no ano passado, podia não estar informado, mas estava adquirindo as primeiras histórias que justamente faziam sucesso a 45 anos atrás prenunciando o nascimento de um grande universo. Em 2007, nos EUA a revista do Quarteto Fantástico comemorava esta data e essa história chega até você justamente um ano depois.

Quarteto Fantástico 45 anos

A família que consistia do casal de amantes Reed e Sue acompanhados do irmão adolescente Johnny e do melhor amigo Benjamin, cresceu. Os Richards tiveram filhos, Franklin e Valeria, além de muitos outros agregados terem passado uma temporada no time. E se contarmos os inimigos, o número de personagens triplicará. Já as histórias deles, chegam as centenas. São mais de 540 edições, sem contar as anuais, especiais e extras.

Nada mais justo após um período tão conturbado de guerra, que uma homenagem seja feita a esses quatro heróis. E é justamente o que está para ser exibido na TV, uma retrospectiva da vida do Quarteto Fantástico.

Numa série de depoimentos, acabamos revendo de uma forma bem curiosa criada por Dwayne McDuffie a origem e melhores passagens do grupo. A começar pela invasão da base espacial onde roubaram o foguete que os levariam ao espaço e lhes reservariam os poderes. O segurança do lugar, James Kreig, confessa que acabou deixando Reed passar porque já estava acostumado com o doutor entrando na surdina para continuar seus projetos. Aquele seu deslize custou seu emprego, mas mudou o destino da Terra.


Quarteto Fantástico 45 anos

A explicação para a falha que gerou o acidente é ainda um tanto que inexplicável, mas o fato é que o acidente acabou expondo-os a uma tempestade de raios cósmicos, alterou a estrutura genética de cada um deles e tornou-os capazes de salvar o planeta inúmeras vezes com seus dons. O documentário chega até mesmo exaltar sua parcialidade política lembrando que mesmo sendo “aberrações” únicas naquela época, eles nunca se esconderam, nunca usaram máscaras, nunca mentiram o que são.

Um documentário desta magnitude não podia deixar de fora o pior inimigo do grupo. Em depoimento dado pelo Pantera Negra e o Namor, tenta-se explicar o que motiva o ódio tão intenso do latveriano por Reed. Namor classifica tudo como simples e doentia inveja do vilão, já Tchalla comenta que Doom nunca derrotou o grupo pois nunca entendeu a verdadeira natureza deles, a de uma família.


Quarteto Fantástico 45 anos


O próprio Destino aparece no documentário relatando como as aventuras impensadas de Reed fazem mal ao mundo como um todo. Acusa-o por interferir em questões internacionais que não lhe são condizentes, critica o atual comportamento do mesmo durante a Guerra Civil e termina profetizando que chegara o dia em que o mundo implorará a ele para salvá-los do mal que é o Sr. Fantástico.

Um dos depoimentos mais curiosos é do personagem Willie Lumpkin que ficou conhecido bastante tempo por ser o carteiro da família fantástica. Willie sumiu das histórias, talvez tenha até se aposentado, mas relembra com perfeição o dia em que o time derrotou Galactus.


Quarteto Fantástico 45 anos


Declarações mais curtas de ex-membros ou quase membros complementam a história e relembram bastante coisa do passado. Wyatt Wingfoot foi colega de faculdade do Tocha Humana e considerado membro não-oficial. O homem-aranha chegou a pedir para entrar no grupo, mas desistiu quando soube que não tinham salário. Luke Cage substituiu Bem por um tempo e até houve um tempo em que havia uma Mulher-Coisa, a Sharon Ventura. Contudo, a mais conhecida substituta da equipe ainda é a bela Mulher-Hulk.


Quarteto Fantástico 45 anos


O Documentário termina com uma curta entrevista dos participantes fundadores. A que merece maior destaque é a de Susan, definida ali como o coração e alma da equipe e a bússola que guia o Reed. Modestamente, Susan tira esse foco de atenção, mas a pergunta mais inquietante foi sobre se ela amava o marido. Uma questão que certamente não teria quaisquer dúvidas no passado, mas recentemente foi abalada.


Quarteto Fantástico 45 anos


Como todos bem sabem, durante a Guerra Civil, Reed e Sue se separaram devido à divergência de ideais. Susan se juntou ao Capitão e Reed a Stark. Inclusive, mais uma vez, vemos propaganda do registro na figura do próprio Tony ao defender o amigo.

Com o fim da Guerra, eles voltaram a se unir, mas será que as coisas continuaram as mesmas? A verdade é que os dois precisam de um tempo juntos, como casal, e nada mais justo neste caso do que uma segunda Lua de Mel... ou seria primeira?


Quarteto Fantástico 45 anos

A grande questão que fica então é... o que será do grupo na ausência de dois membros? A resposta chega pelo hall principal, Pantera Negra e Tempestade, o mais novo casal da Marvel. É um novo começo para um novo tempo!


Quarteto Fantástico 45 anos


Coveiro

comments powered by Disqus