terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Novos Vingadores: Enfeitiçado


New Avengers #26

Quando a Feiticeira Escarlate saiu de controle, as primeiras vítimas de seu desequilíbrio foram seus amigos mais próximos: os Vingadores. Na Queda dos Maiores Heróis da Terra, três de seus membros morreram. Scott Lang, o Homem Formiga, o andróide Visão e Clint Barton, o Gavião Arqueiro. Quando a loucura de Wanda Maximoff foi estimulada por seu irmão Pietro, e a realidade foi alterada para o que ficou conhecido como a Dinastia M, o mundo se tornou mais mutante do que nunca. Pouco depois, com o esforço de alguns dos heróis do planeta, a alteração foi desfeita, às custas da maior parte dos mutantes do mundo. Dentre esses heróis estava Clint, ressuscitado e traumatizado por sua morte no Universo 616.

Questionando porque Wanda tinha feito isso, Clint ouve que o sentimento dele era recíproco. Ela o amava. Mas, fora de si a Feiticeira Escarlate fez o Gavião Arqueiro desaparecer da existência para, em seguida, retornar o universo a sua quase normalidade, extirpando cerca de 90% dos mutantes. E, como pudemos ver em Dinastia M 4, trazer mais uma vez Clint Barton de volta à vida.

Novos Vingadores: Enfeitiçado

Em Novos Vingadores 48 temos, portanto, a história que conta o que aconteceu com Clint desde o fim dessa saga até o momento atual, pós Guerra Civil, através da belíssima arte de Alex Maleev, reeditando a dupla feita com Brian Michael Bendis, tão bem sucedida em Demolidor.

Novos Vingadores: Enfeitiçado

Clint abandona seu uniforme na devastada Mansão dos Vingadores antes do grupo chegar ao local, atendendo ao alarme de invasão. Ele prefere bater à porta de Stephen Strange, o Dr. Estranho. O Doutor, cuja arte claramente se inspira no ator Sean Penn, fica espantado com a presença do herói. Especialmente depois que percebe que está vivo, como se nada lhe tivesse acontecido. Não pode, porém, escapar da pergunta: Onde está Wanda?

Novos Vingadores: Enfeitiçado

Strange não pode responder. Sob a desconfiança de Clint, explica que tentou de tudo, mas não consegue mais sentir a presença de Wanda. Ela pode estar escondida, protegida, ou até morta. O Gavião pede que o doutor não conte a ninguém que está vivo. Ele vai à procura da Feiticeira, tentar buscar respostas a algo que talvez não se explique. Apesar de Strange duvidar que Clint consiga algum alívio, ele parte para descobrir porque, dentro da insanidade de Wanda, acabou recebendo “atenção especial”?

Quem se lembra da última edição de Dinastia M (dê uma espiada aí no seu exemplar) não se espanta quando Clint vai até a Montanha Wundagore (onde Wanda e Pietro nasceram) e, ao ajudar uma moça roubada na feira, percebe que em sua frente está a Feiticeira Escarlate. Ele não contém o nervosismo e acaba desmaiando.

Novos Vingadores: Enfeitiçado

Clint acorda assustado, despido em uma cama, sob os olhares de uma belíssima Wanda. Seu medo é aparente, e só aumenta quando ela o alerta que fale baixo, ou sua tia Agatha (recentemente encontrada morta) poderia acordar. Ela lhe pergunta o que fazia tão longe de casa, ao que ele responde que procurava uma amiga. Quando ela se apresenta como Wanda Maximoff, Clint lhe diz seu nome, o que é recebido como uma novidade.

Novos Vingadores: Enfeitiçado

Ao mesmo tempo em que tenta entender o que está acontecendo, olha aterrorizado para a porta, provavelmente imaginando se atrás dela está o “mundo de verdade” ou voltou a ficar preso em algo criado pela Feiticeira. Aos poucos percebe que, propositalmente ou não, Wanda não parece se lembrar de nada de sua vida. Como se tivesse vivido sempre no isolamento da Trânsia, insistindo em ajudá-lo a encontrar sua amiga. Mas ele diz que ela não está ali... e não está mesmo! Clint entra quase em choque ao perceber o exílio auto-imposto pela Feiticeira, e que Strange estava certo. Ir até ali não compensou tudo o que perdeu.

Consolado por ela, acabamos percebendo um pouco o motivo de Clint ter sofrido tanto com a loucura de Wanda. Sofreu porque ela estava sofrendo. Em sua loucura, a Feiticeira Escarlate acabou ferindo aquele a quem talvez mais amasse naquele momento. Quase conscientemente pedindo que ele esquecesse o que passou, o acolhe em seus braços, consumando a paixão talvez nutrida há muito tempo.

Novos Vingadores: Enfeitiçado

Acordando no dia seguinte, Clint perde o medo – ou talvez o enfrenta – e caminha para abrir a porta. Pensando em como poderia aumentar o estrago caso lembrasse a Wanda quem ela é e o que fez, receoso, gira a maçaneta. Ao ver que tudo lá fora parece normal, toma sua decisão. Qualquer coisa que fizesse só pioraria as coisas, partindo dali deixando Wanda ainda adormecida.

Novos Vingadores: Enfeitiçado

Essa verdadeira obra de arte por Maleev e Bendis serve como um interlúdio para o que está por vir. Na próxima edição começa uma Revolução. E não falamos apenas no que concerne aos Vingadores.


« Jøåø »

PS.: Quer saber mais sobre a arte dessa edição? Veja aqui.

comments powered by Disqus